7 dicas de como se comportar na entrevista de emprego

Esse artigo é um guest post do Ryan Freitas, especialista em Recursos Humanos. Quer outras dicas como essa? Acesse clicando aqui.

O momento da entrevista de emprego é muito importante para o candidato, pois o mercado de trabalho é muito competitivo e essa oportunidade que foi alcançada é motivo para comemorar sim, você conseguiu através de seu currículo atrair o olhar do entrevistador, mas deixando a euforia de lado se preocupe com as etapas do processo de seleção porque agora continua sua longa jornada até conseguir a sua grande oportunidade de mostrar e compartilhar seus conhecimentos.

É claro que muitos temem essa hora, estar de frente com um psicólogo ou responsável pelo recrutamento, uma conversa, uma dinâmica de grupo ou outros tipos de testes estão intermediando sua entrada na empresa, mas procure ficar calmo, pois afinal em qualquer empresa essas etapas são fundamentais.

7 dicas de como se comportar na entrevista de emprego

Pense e reflita muito nesse momento, pois a primeira impressão realmente é a que fica, portanto seguir alguns passos é fundamental para você obter sucesso no processo de seleção e ser contratado:

1- Pontualidade

Ser pontual é uma questão de responsabilidade e comprometimento, se programe e saia de casa com antecedência para que você não tenha surpresas com imprevistos, leve em consideração que alguma coisa pode acontecer e talvez você não possa chegar a tempo ou nem mesmo comparecer na entrevista, caso isso ocorra avise ao responsável do recrutamento, mas lembre-se que sua justificava tem que ser plausível.

2- Roupas

O seu visual fala muito sobre você e o estilo de roupa que você vai usar na entrevista revela como você poderá se vestir para ir ao trabalho no dia-a-dia, portanto ao se vestir procure usar o bom senso, não use camisas com estampas extravagantes, não use chinelos ou sandálias abertas (no caso de mulheres), no caso de mulheres se for usar uma saia não use saias curtas ou com decotes grandes, roupas transparentes estão totalmente descartadas, não utilize de forma alguma a sensualidade a seu favor na entrevista de emprego.

3- Higiene Pessoal

Quando falamos nesse assunto pensamos logo no banho diário, mas na realidade a higiene pessoal não se baseia somente no tomar banho, e sim no cuidado diário do seu corpo, é fundamental sim tomar banho e escovar os dentes todos os dias, mas precisamos ir além, precisamos sempre lavar as mãos, mantermos o cuidado com a barba (no caso dos homens), cabelos bem penteados, nunca usar maquiagem forte (no caso das mulheres), manter a assepsia é fundamental, é necessário o uso diário do desodorante corporal, é claro que não devemos abusar do desodorante / perfume, o cheiro do perfume muito forte pode constranger o entrevistador, também manter as unhas cortadas e sempre limpas é um ponto a ser visto.

4- Estilo próprio

Caso você goste ou usa de um visual despojado (cabelo, unhas pintadas de cores fortes, tatuagem, piercing ou até mesmo a maneira de vestir), lembre-se que muitas empresas são tradicionalistas e conservadoras e isso pode afetar sua imagem como profissional, caso você curta este estilo o melhor é usar o bom senso;

5- Cuidados com a mente

Como podemos cuidar de nossa mente? Pequenas atitudes que nos permitam estar em equilíbrio com a sociedade como: prática de esportes, passeios, jogos educativos, leitura de livros dentre outras pequenas atividades, manter a mente em perfeito funcionamento é fundamental, se a nossa mente está bem o nosso corpo também;

6- Comunicação

Tente manter uma comunicação clara, preste atenção no ouvir e no falar tente ser simples e claro, nunca use gírias e expressões íntimas (meu bem, meu amor), espere sua vez para falar, nunca interrompa o entrevistador, aguarde sua vez e pense no que vai falar;

7- Educado e cordial

Faça uso do bom dia, boa tarde, obrigado, foi um prazer… (caso você esteja esperando para ser entrevistado, nunca fale mal do atraso para os outros candidatos);

Dica bônus…

Outra dica é demonstrar atitude, flexibilidade e dinamismo durante a entrevista. E, claro, uma dica ainda mais legal para você é conhecer meu e-book Entrevista de Emprego: Segredos Revelados. Nesse e-book eu revelo toda a minha experiência no tempo em que trabalhei entrevista pessoas para emprego. O e-book custa apenas R$ 17,00 e você tem mais detalhes no link abaixo.

Com essas dicas certamente você irá se dar bem nessa jornada pela busca de emprego e satisfação profissional.

Deixe uma resposta