7 dúvidas mais comuns sobre o seguro desemprego

      30 comentários em 7 dúvidas mais comuns sobre o seguro desemprego

Dúvidas sobre seguro desemprego – O seguro desemprego é um dos benefícios mais interessantes e diferenciados que o trabalhador brasileiro tem direto. Um benefício que te protege de ficar totalmente desamparado no caso de uma demissão sem justa causa e te oferece uma segurança para retornar ao mercado.

Só que muitas pessoas acabam tendo uma série de dúvidas sobre o seguro desemprego, e como nem todas as informações estão fácies e em um único lugar, oferecemos a você as 7 dúvidas mais comuns em relação ao seguro desemprego, especialmente relacionadas aos prazos, quantidades e validade do benefício.

Veja também

O Seguro desemprego cai antes da data prevista?

Não. A primeira parcela do seu seguro desemprego vai cair 30 dias depois da sua requisição e sempre no mesmo dia nos meses seguintes. Ele não vai cair antes do esperado, então é importante dar entrada o quanto antes e se programar.

O seguro desemprego cai no sábado, domingo ou feriado?

Caso você esteja recebendo seu seguro desemprego por meio de crédito na conta da Caixa, ele é feito automaticamente. Senão, você terá de aguardar o próximo dia útil e sacá-lo na Caixa ou nas lotéricas.

O Seguro desempregado é cancelado automaticamente? Quando ele é cancelado?

Sim, mas ainda pode acontecer de uma parcela ser depositada de forma incorreta. O seguro desemprego é cancelado quando o trabalhador recusa uma oferta de trabalho adequada ou quando é comprovada uma fraude, ou ainda em caso de morte Pode acontecer de uma parcela do seguro desemprego ser depositada por engano um pouco depois de você estar empregado.

Dúvidas sobre seguro desemprego

Se for o caso de você receber uma parcela indevida, não saque-a, ou você pode ser obrigado a devolver os valores. Além disso, se você for demitido sem justa causa antes do tempo de requisição de um novo seguro desemprego, você terá direito às parcelas restantes dessa primeira requisição, bastando levar a guia ao posto de atendimento do ministério do trabalho e explicando a situação.

Quando o seguro Desemprego é suspenso?

O Seguro desemprego é suspenso toda a vez que você consegue um novo emprego, quando termina o período de defeso e quando o trabalhador começa a receber outro benefício do INSS (excetuando pensão por morte e auxílio acidente, que podem ser acumulados).

Como já foi citado, você pode continuar recebendo seu seguro desemprego se você for demitido novamente, sem justa causa.

O Seguro desemprego cai em conta corrente, poupança ou conta fácil?

Sim! Qualquer uma das contas da Caixa pode receber seu seguro desemprego sem nenhum tipo de dificuldade. Cadastre a sua conta quando for requerer seu seguro desemprego para mais praticidade no recebimento do seu benefício.

O Seguro desemprego conta como tempo de contribuição para a aposentadoria?

Apenas se você fizer como uma contribuição facultativa do código 1406. Esse tipo de contribuição precisa ser feita separadamente ou pode não contar para seu tempo de aposentadoria por tempo de serviço.

Quando posso solicitar o seguro desemprego de novo?

De acordo com as novas regras do Seguro desemprego, você precisa ter recebido ao menos 12 meses dos últimos 18 posteriores à sua última requisição do Seguro desemprego.

Se você tiver mais qualquer outra dúvida, coloque-a nos comentários e tentaremos responde-la o quanto antes!

7 dúvidas mais comuns sobre o seguro desemprego
3 (60%) 1 vote

30 thoughts on “7 dúvidas mais comuns sobre o seguro desemprego

  1. AYRTHON PINHEIRO

    Boa tarde , Fui demitido em março de 2014 , dei entrda/agendei o Seguro Desemprego mas perdi , pois segundo o Funcionário do Ministério do Trabalho meu horário era )9:00 hs da manhã e cheguei a tarde ;após isso trabalhei 3 meses novamente com careteira assinada , mas pedi demissão pois estou acometido de uma doença e não posso trabalhar , pergunta :

    Tenho direito a receber o Seguro ao qual agendei e não recebi nada , isso de um trabalho onde fiquei por 15 anos , alguém pode me ajudar ?

    Reply
      1. Max

        fui demitido sem justa causa com 8 meses trabalhados e nunca peguei seguro desemprego. tenho direito de receber o beneficio ?

        Reply
  2. REINALDO VASQUES

    olá fiquei desemprego em março de 2015, recebi o seguro desemprego 4 parcelas no total, terminei de receber a ultima parcela no mês de julho de 2015. em setembro de 2015 eu voltei a trabalhar e agora em outubro fiquei desempregado novamente, tenho direito ao seguro??

    Reply
    1. Redação Post author

      Tem direito ao seguro:

      Para o primeiro pedido do seguro desemprego são necessários 12 meses trabalhados nos últimos 18 meses;
      Para o segundo pedido são necessários 9 meses trabalhados nos últimos 12 meses;
      Para o terceiro pedido são necessários 6 meses trabalhados.

      Reply
  3. Rogerio

    Prezados.
    Trabalhei 6 meses numa empresa e pedi demissão em 01/10/2015. Em 02/01/2016 comecei a trabalhar em outra empresa e fui demitido em 01/11/2016. Vou ter direito ao seguro desemprego ? Se sim, de quantas parcelas.

    Reply
  4. Luiz Fernando

    Boa noite.
    A última vez que recebi o seguro desemprego foi no mês de Julho do ano passado.
    E comecei a trabalhar no mês de Setembro. Fui demitido esse mês.
    Gostaria de saber se tenho algum direito ao seguro.

    Reply
  5. elio barros filho

    quem recebeu o seguro desemprego pela primeira vez antes da lei, precisa que a segunda vez tenha de 9 a 12 meses de contrato ou basta os 6 meses?

    Reply
    1. Redação Post author

      Para o primeiro pedido do seguro desemprego são necessários 12 meses trabalhados nos últimos 18 meses;
      Para o segundo pedido são necessários 9 meses trabalhados nos últimos 12 meses;
      Para o terceiro pedido são necessários 6 meses trabalhados.

      Reply
  6. jefferson

    olá dei entrada no meu seguro dia 2 de dezembro (2016). me pediram pra aguardar o prazo de 60 a 185 dias. a primeira parcela pode cair com sessenta dias. sendo que fica dentro do recesso deles, implica no tempo. ???????

    Reply
  7. Darlan de Matos soares

    Minha carteira foi dado baixa ja tem quase um ano .e eu não dei entrada no meu seguro
    Eu ainda tenho direito de dar entrada pra eu receber

    Reply
  8. Sergio reges

    Trabalhei numa empresa por 2.anos em seguida entrei em outra fiquei mais 2 anos depois troquei pra outra e fiquei mais 8 meses nesse periodo nao peguei seguro desemprego tenho direito a pega o seguro desemprego

    Reply
  9. Daniel

    Olá pode atrasar o seguro desemprego… Faz 3 dias já que não foi liberado e já é a minha terceira parcela….. A mulher do caixa disse que o governo atraso com a liberação.. E no meu aplicativo da caixa diz que vai tá liberado daqui uma semana devo co fia nisso?

    Reply
  10. Samya Maria Ruivo Ribeiro

    Minha primeira parcela do seguro foi dia 04/02, a próxima será tbm dia 04/03, pq eu vi no site e falou q liberava somente dia 06/03?

    Reply
    1. JOELMA LIMA DOS SANTOS

      OLÁ BOM DIA, FUI DEMITIDA EM OUTUBRO DE 2015 E DEI ENTRADA NO SEGURO DESEMPREGO EM NOVEMBRO. RECEBI 5 PARCELAS SENDO A ÚLTIMA EM MARÇO DE 2016. COMECEI A TRABALHAR EM MARÇO DE 2016 E FUI DEMITIDA EM FEVEREIRO DE 2017 ( 11 MESES) .TENHO DIREITO AO SEGURO DESEMPREGO?

      Reply
  11. Rodrigo

    Trabalhei 36 meses numa empresa. Eu fui mandado embora. Sem justa causa. Ai passou cinco dias eu já arrumei outro e fiquei só 3 meses fui madado embora. Queria saber que posso dar entrada no meu Seguro depois de ter assinado carteira de trabalho.

    Reply
  12. Larissa

    Me mandaram embora dia 20 fazia 11 meses q estava lá aí quando me mandaram embora falaram que não precisava cumprir os 30 dias de avisos q eles iam me pagar alguém sabe me dizer se então tenho direito ao seguro desemprego ???? Eu nunca peguei

    Reply
  13. heloisa

    Oi fui demitida dia 28.02 encaminhei o seguro… Porem vou assinar a carteira dia 1.04… A primeira parcela ficou p 12.04 eu recebo ela ou nao ? Mais uma duvida este novo emprego é temporário por 90 dias…eu consigo reaver as parcelas qdo sair?

    Reply

Deixe uma resposta