7 dúvidas mais comuns sobre o seguro desemprego

Dúvidas sobre seguro desemprego – O seguro desemprego é um dos benefícios mais interessantes e diferenciados que o trabalhador brasileiro tem direto. Um benefício que te protege de ficar totalmente desamparado no caso de uma demissão sem justa causa e te oferece uma segurança para retornar ao mercado.

Só que muitas pessoas acabam tendo uma série de dúvidas sobre o seguro desemprego, e como nem todas as informações estão fácies e em um único lugar, oferecemos a você as 7 dúvidas mais comuns em relação ao seguro desemprego, especialmente relacionadas aos prazos, quantidades e validade do benefício.

Veja também

Índice do Artigo

O Seguro desemprego cai antes da data prevista?

Não. A primeira parcela do seu seguro desemprego vai cair 30 dias depois da sua requisição e sempre no mesmo dia nos meses seguintes. Ele não vai cair antes do esperado, então é importante dar entrada o quanto antes e se programar.

O seguro desemprego cai no sábado, domingo ou feriado?

Caso você esteja recebendo seu seguro desemprego por meio de crédito na conta da Caixa, ele é feito automaticamente. Senão, você terá de aguardar o próximo dia útil e sacá-lo na Caixa ou nas lotéricas.

O Seguro desempregado é cancelado automaticamente? Quando ele é cancelado?

Sim, mas ainda pode acontecer de uma parcela ser depositada de forma incorreta. O seguro desemprego é cancelado quando o trabalhador recusa uma oferta de trabalho adequada ou quando é comprovada uma fraude, ou ainda em caso de morte Pode acontecer de uma parcela do seguro desemprego ser depositada por engano um pouco depois de você estar empregado.

Dúvidas sobre seguro desemprego

Se for o caso de você receber uma parcela indevida, não saque-a, ou você pode ser obrigado a devolver os valores. Além disso, se você for demitido sem justa causa antes do tempo de requisição de um novo seguro desemprego, você terá direito às parcelas restantes dessa primeira requisição, bastando levar a guia ao posto de atendimento do ministério do trabalho e explicando a situação.

Quando o seguro Desemprego é suspenso?

O Seguro desemprego é suspenso toda a vez que você consegue um novo emprego, quando termina o período de defeso e quando o trabalhador começa a receber outro benefício do INSS (excetuando pensão por morte e auxílio acidente, que podem ser acumulados).

Como já foi citado, você pode continuar recebendo seu seguro desemprego se você for demitido novamente, sem justa causa.

O Seguro desemprego cai em conta corrente, poupança ou conta fácil?

Sim! Qualquer uma das contas da Caixa pode receber seu seguro desemprego sem nenhum tipo de dificuldade. Cadastre a sua conta quando for requerer seu seguro desemprego para mais praticidade no recebimento do seu benefício.

O Seguro desemprego conta como tempo de contribuição para a aposentadoria?

Apenas se você fizer como uma contribuição facultativa do código 1406. Esse tipo de contribuição precisa ser feita separadamente ou pode não contar para seu tempo de aposentadoria por tempo de serviço.

Quando posso solicitar o benefício de novo?

De acordo com as novas regras do Seguro desemprego, você precisa ter recebido ao menos 12 meses dos últimos 18 posteriores à sua última requisição do Seguro desemprego.

Para receber um novo seguro desemprego precisa cumprir o período aquisitivo, que é de 16 meses!

Se você tiver mais qualquer outra dúvida, coloque-a nos comentários e tentaremos responde-la o quanto antes!