Como pedir o seguro desemprego?

Como pedir o seguro desemprego?

Foi demitido sem justa causa e não sabe como pedir o seguro desemprego? Então leia atentamente o artigo.

O seguro desemprego é um benefício temporário concedido pela Previdência Social para as pessoas demitidas do trabalho sem justa causa.

Ao ser demitido sem justa causa, o trabalhador receberá do empregador o formulário próprio “Requerimento do Seguro-Desemprego”, em duas vias, devidamente preenchido e deverá se dirigir a um Posto de atendimento do SINE (Sistema Nacional de Emprego), ou Gerencia Regional do Trabalho e Emprego, ou Superintendência Regional do Trabalho e Emprego (SRTE) ou a qualquer posto ou sindicato conveniado ao Ministério do Trabalho e Emprego (MTE).

como pedir o seguro desemprego

Para pedir o seguro desemprego é necessário conhecer quem tem direito e como pedir:
Veja quem tem direito a receber e como requerer.

Quem tem direito

Tem direito trabalhador formal que:
• Foi demitido sem justa causa;
• Recebeu salários consecutivos no período de 6 meses anteriores à data de demissão;
• Foi empregado de pessoa jurídica pelo menos 6 meses nos últimos 36 meses;
• Não estar recebendo benefício de prestação continuada da previdência social, exceto pensão por morte ou auxílio-acidente;
• o trabalhador deve estar desempregado para requerer o benefício. Quem pede demissão não tem direito ao seguro desemprego.

Quando requerer?

O trabalhador tem do 7º ao 120º dia após a data da demissão do emprego para fazer o requerimento.

Como requerer?

Ao ser dispensado sem justa causa, o trabalhador receberá do empregador o formulário próprio Requerimento do Seguro-Desemprego, em duas vias, devidamente preenchido. Deverá, então, dirigir-se a um dos locais de entrega com os seguintes documentos:
• Carteira profissional (CTPS)
• Cartão do PIS/PASEP ou extrato atualizado;
• Termo de Rescisão do Contrato de Trabalho – TRCT – devidamente quitado;
• Comprovante de recebimento do FGTS;
• 2 (dois) últimos holerites;
• Sentença judicial ou homologação de acordo (para trabalhadores com reclamatória trabalhista);
• Carteira de identidade

Valor do seguro desemprego

O valor do beneficio varia entre varia entre um salário mínimo, de R$ 678 até no máximo R$ 1.235,91

Confira também:

Se gostou do post, vote!

13 thoughts on “Como pedir o seguro desemprego?

  1. BS

    Bom dia! Eu fui demitida sem justa causa no dia 02/01/14, somente depois de 20 dias pude sacar o FGTS só que já estava novamente empregada. Se eu sair do meu atual emprego, posso requerer o seguro desemprego dessa minha demissão ou não?

    Reply
  2. sandra mara guimaraes da silva souza

    Trabalhei no ano de 2009 a 2010 e quando entrei com pedido de auxilio foi negado.Achei um absurdo pois a explicação que me deram e que eu recebia uma pensão do inss,sendo que a pensão e das minhas filhas,estava no meu nome pr elas serem de menor.Gostaria de uma explicação mais detalhada.

    Reply
  3. creusa leandra da silva glória

    Boa tarde ,,,,,,,,,trabalhae 3 anos e 8 meses ,,, aínda não conseguí receber meu seguro desemprego , o que faço ???me mandaram prá casa ,,,, e até neste exato momento não recebí ,,,,, é meus eis patrões que não me passou o formulário próprio requerimento do seguro desemprego em duas vias …. Falha deles …… não é mesmo ?

    Reply
  4. Sérgio ricardo

    Trabalhei em um empresa 6 meses quando meu contrato acabou pedir meu seguro desemprego uma pessoa do Rh mim falou que eu não tinha direito de sacar o seguro desemprego por que tinha sido termino de contrato legal, isso está certo. Tenho ou não tenho direito de sacar meu seguro. Obrigado

    Reply
  5. Johnny Júnio

    Olá, fui demitido nesse mês, porém não me deram nenhuma folha pra requerer o seguro desemprego. Como faço, agora, pra requerer esse formulário, uma vez que trabalhei 6 meses na empesa?
    Favor, mandar email: johnnyjunio@ovi.com

    Reply
  6. tays

    Trabalhei um ano e sete messes numa empresa sai e agora trabalhei 4 messes e 23 dias to cumprindo aviso eu posso pegar o seguro desemprego.

    Reply
  7. luaci mendes da silva

    trabalhei 4 anos e 2 meses numa firma fui mandada em bora agora em fevereiro dei entrada no seguro desemprego em março e ainda nao pequei a primeira parcela vai fazer dois meses e ate agora nada….falaram pra mim que e de 30 a 120 dias pra pegar a primeira parcela iso e verdade sera que eu vou receber por favor alguem me responda pois estou preucupada preciso do dinheira

    Reply
    1. Madson Expedito

      Quanto tempo você trabalhou?
      como foi a sua saída da empresa?
      tudo isso são fatores que são relevantes para receber o seguro desemprego

      Reply
  8. AYRTHON PINHEIRO

    Trabalhei numa Multi Nacional durante 14 anos , fui demitido em março de 2014 , porém tinha vindo de Licença Médica do INSS 11/2013 , tenho direitos pela Lei que fui demitido indevidamente , sobre o Seguro Desemprego , dei entrada agendando pela Internet , como cheguei 6 horas depois da hora marcada o Funcionário do Posto do Ministério do Trabalho em São Gonçalo disse-me que perdi o direito ao mesmo ; assinei minha carteira em 05/05/2014 e trabalhei numa outra Empresa até 04/07/204 , pedindo demissão pois não tinha condições físicas de continuar e estou doente até hoje .Pergunto para onde foram meus direitos de quase 15 anos somando-se os 2 Empregos , alguém pode me responder ???

    Reply

Deixe uma resposta