Como receber seguro desemprego

Como receber seguro desemprego.

Quando você da entrada no beneficio sem bate as dúvidas de como receber o seguro desemprego, neste artigo vamos esclarecer como fazer isto.

O seguro desemprego é umas das grandes conquistas do trabalhador brasileiro. Foi instituído em 1990 é um direito garantido na Constituição Federal e tem por finalidade
prover assistência financeira temporária ao trabalhador dispensado involuntariamente.

Se o trabalhador foi demitido sem justa causa ele deve saber se tem direito a receber o seguro, para isto ele deve estar enquadrado nos requisitos exigidos pelo Ministério do Trabalho.

Saiba também:

Como receber seguro desemprego

A assistência financeira temporária será prestada ao trabalhador que:

  • Tiver sido dispensado sem justa causa;
  • Estiver desempregado, quando do requerimento do benefício;
  • Tiver recebido salários consecutivos, no período de 6 meses anteriores à data de demissão;
  • Tiver sido empregado de pessoa jurídica, por pelo menos 6 meses nos últimos 36 meses;
  • Não possuir renda própria para o seu sustento e de sua família;
  • Não estiver recebendo benefício de prestação continuada da Previdência Social, exceto pensão por morte ou auxílio-acidente.

Caso tenha direito, o trabalhador ao ser demitido deve pegar com o empregador o formulário próprio de “Requerimento do Seguro-Desemprego”, em duas vias, devidamente preenchido e deverá se dirigir a um Posto de atendimento do SINE (Sistema Nacional de Emprego), ou Gerencia Regional do Trabalho e Emprego, ou Superintendência Regional do Trabalho e Emprego (SRTE) ou a qualquer posto ou sindicato conveniado ao Ministério do Trabalho e Emprego (MTE).

O trabalhador demitido tem o prazo de 7 a 120 dias para dar entrada no seguro-desemprego, caso contrário perde o beneficio.

Para receber o seguro desemprego o trabalhador deve dirigir-se a qualquer Agência da Caixa, ou Casa Lotérica ou Correspondente Caixa Aqui ou Autoatendimento (Caixa Azul 24 Horas).

O pagamento nas Lotéricas, nos Correspondente Caixa Aqui ou no Autoatendimento somente é realizado mediante o uso do Cartão do Cidadão.

O trabalhador desempregado tem direito de 3 a 5 parcelas que varia entre um salario mínimo até R$ 1.235,91.

Curta também nossa fan page para mais informações.

Confira:

5 comentários sobre “Como receber seguro desemprego

  1. jacqueline de lima souza
    20 de novembro de 2013 em 21:17

    ola boa noite…. pedi as contas do meu trabalho, e logo em seguida comecei a trabalhar em outra loja, se eu for demitida tenho direito ao seguro desemprego, lembrando que no meu antigo trabalho fiquei 11 meses…

  2. 26 de junho de 2014 em 17:26

    estou com dificuldade para agendar meu seguro desemprego em niterói não tem data prevista, o que faça?

  3. airtonluis8@gmail.com
    1 de julho de 2014 em 8:23

    Tenho 5 meses e 11 dias fui demitido e recebi o aviso brevio indenizado pela empresa tenho direito no seguro desemprego.

  4. Ligia
    27 de agosto de 2014 em 14:25

    Olá….Trabalhei durante 2 anos em uma empresa no qual fui mandada embora e dei entrada no seguro desemprego, mas uma semana depois de ter dado entrada arrumei outro serviço. Faz três dias que estou nessa nova empresa mas não estou gostando. Se eu pedir as contas pode resgatar o seguro desemprego que eu havia dado entrada da empresa anterior?

  5. 7 de setembro de 2014 em 8:12

    trabalhei 3 meses em uma empresa e 4 na outra tenho direito ao seguro

Deixe uma resposta