Como Solicitar Seguro Desemprego pela internet: Passo a Passo

Veja aqui um passo a passo de Como Solicitar Seguro Desemprego pela internet de uma maneira bem explicativa e simples. Ainda bem que o tempo de ir até a uma agencia do Ministério do Trabalho ou de algum órgão responsável pelo seguro desemprego acabou.

Com a informatização e o mundo digital, praticamento todas as consultas e requerimentos de benefícios sociais, trabalhistas e previdenciários já são feitos pela internet e muitos já podem ser feitos pelo celular, através de aplicativos.

Essa nova possibilidade de Solicitar Seguro Desemprego pela internet e feito pelo portal emprega Brasil.

solicitar seguro desemprego pela internet

O que é Emprega Brasil

É um portal especifico, com o objetivo de diminuir a ida do trabalhador a um posto do SINE, no Emprega Brasil o cidadão tem acesso a vários serviços do Ministério do Trabalho. E com isso dará mais celeridade as solicitações, pois tudo será feito no ambiente web.

É também uma maneira de de modernizar a administração publica. O cidadão para ter acesso as consulta pela internet tem que fazer o cadastro e assim ter direito a fazer consultas sobre o seguro desemprego e o programa do abono salarial.

A nova funcionalidade do site é que agora o trabalhador poderá Solicitar Seguro Desemprego pela internet, algo muito bom que só tará mais eficiência aos erviço publico e facilidade para o beneficiário.

Como Solicitar Seguro Desemprego pela internet: Passo a passo

Antes de mais nada deve se cadastrar no Portal Emprega Brasil. E para isso precisa ter a senha de acesso. Veja como:

Senha de acesso ao Emprega Brasil

Para ter a senha do Emprega Brasil, clique em “Cadastrar“.

Depois coloquei os dados exigidos: CPF, Nome, Data de Nascimento, Nome da Mãe, Estado de Nascimento; Se for nascido no exterior, selecione “Não sou brasileiro”.

Estas informações serão validadas no Cadastro Nacional de Informações Sociais (CNIS). Estando corretas as informações, será redirecionado para responder um questionário com cinco perguntas sobre seu histórico laboral.

emprega brasil cadastro

Você precisa acertar pelo menos quatro das cinco perguntas. Após isso, receberá uma senha provisória que deverá ser trocada no primeiro acesso. Caso tenha dificuldade em responder as perguntas, aguarde 24 horas para uma nova tentativa ou entre em contato com a central 135 para auxílio.

Com este código de acesso, você acessará o Portal Emprega Brasil e poderá solicitar seguro desemprego pela internet.

Consulta ao ultimo requerimento do Seguro Desemprego

Com a senha do portal poderá também consultar o requerimento da ultima solicitação do seguro desemprego e ver algumas informações, como:

  • Vínculo empregatício que originou o requerimento para a solicitação ao benefício;
  • Situação do benefício;
  • Notificações e Pareceres de Recursos;
  • Número de parcelas, valor, situação e data prevista para pagamento.

Esta opção será meramente para você se lembrar do que aconteceu em sua ultima solicitação.

Agora que já tem o acesso, veja os passos de como Solicitar Seguro Desemprego pela internet

Consulte também:

Passo 1

Ao Solicitar Seguro Desemprego pela internet deverá ter o requerimento do seguro desemprego e em seguida clique em “Solicitar”. Saiba que este requerimento só estrá disponível para fazer a solicitação após sete dias, a partir da data de demissão.

Informe o numero do número do requerimento que encontra-se na parte de cima do documento. como na imagem abaixo:numero requerimento seguro desemprego

Informe este numero do requerimento no local demonstrado na imagem abaixo:

Passo 2 – Conferencia da dados do Requerimento

Analise e preste bastaste atenção ao preencher a solicitação, confira se todos dados batem com os dados do requerimento, se houver alguma divergência, mesmo assim poderá dar continuidade ao processo de solicitação do seguro desemprego, uma vez que, as correções serão feitas na confirmação da solicitação numa unidade física do Ministério do Trabalho

Para dar continuidade na solicitação é necessário clicar em “Concordo com as regras e condições para solicitação/recebimento do benefício” e “Avançar”.

 

Passo 3 Dados do Requerente

dados-requerenteNesta  etapa deve fazer as atualizações necessárias de contato pessoal, como: e-mail, telefone e endereço residencial.

Informe até 3 (três) números de telefones.

O campo “Raça/Cor” é de preenchimento obrigatório, conforme estabelecido na Lei n. 12.288, de 20 de julho de 2010.

Se não souber o CEP de sua residência, clique em “NÃO SEI O CEP” e faça a pesquisa.

Caso o endereço residencial informado em seu cadastro estiver diferente do requerimento do Seguro Desemprego, selecione o atual endereço ou preencha os campos referentes para a atualização.

Passo 4 – Formação

Este é a etapa para informar sua formação, como cursos acadêmicos, cursos profissionalizantes e qualificação profissional que já tenha cursado ou formacaoesteja cursando, lembre-se de informar tudo que considerar como  formação, quando mais completa a solicitação, melhor! Já que é este passo que vai te possibilitar encontrar uma vaga de emprego com mais possibilidades e conforme seu perfil profissional.

Passo 5 – Experiência Profissional

Neste passo Informe as experiências profissionais que você considera as mais relevantes, isso vai te ajudar na busca de novo emprego.

Preencha os campos: Cargo (ocupação) que exerceu; Empresa contratante; data de admissão e data de demissão. Se ainda estiver trabalhando na empresa, selecione o campo “emprego atual”.

Em Experiência Comprovada, selecione sim se tiver algum documento que comprove a experiência profissional (registro na CTPS, Contrato de Trabalho, Declaração da Empresa, etc)

No campo “Descreva as atividades que você desenvolvia” faça uma breve descrição das atividades relevantes exercidas. Não deixe de preenchê-lo. Essas informações serão visualizadas pelas empresas contratantes e poderá agilizar o seu retorno ao mercado de trabalho.

Se possuir experiências profissionais que não estejam registradas na sua CTPS ou que possui documento que a comprove, informe o cargo (ocupação) exercido e a quantidade de meses trabalhados.

experiencia_profissional

Passo 6 – Pretensão Profissional

Esta etapa é importante, preencha com os dados de cargos que pensa em procurar novas vagas de emprego, no máximo poderá incluir até 6.

Seu último cargo em que exerceu atividade será incluído automaticamente, e sua exclusão só poderá ocorrer após o recebimento do benefício.

Se você for estudante, informe se deseja ser encaminhado para vagas de estágio.

pretensao-profissional

Passo 7 – Vagas de Emprego

Conforme seu perfil profissional aparecem vagas de emprego de acordo com ele, as vagas que aparecerão serão no mesmo município onde reside ou em cidades bem próximas.

Selecione a vaga que melhor esteja de acordo com seu perfil para participar do processo seletivo, a Carta de Apresentação que deverá entregar na entrevista chegará no e-mail informado.

Ela estará disponível para impressão no momento em que realizar sua candidatura e ao Confirmar a Solicitação do SD.

vagas de emprego

Passo 8 – Cursos de Qualificação

cursos pronatecO Pronatec oferece os cursos de qualificação

Para garantir sua pré matrícula é necessário confirmar a solicitação do benefício Seguro Desemprego e imprimir a carta de encaminhamento para o curso.

Para realizar a matrícula você deve comparecer ao endereço informado na Carta de Encaminhamento com a documentação já informada nesta carta, caso deixe de levar algum dos documentos listados na carta perderá a vaga no curso escolhido.

Caso também não compareça ao local informado dentro do prazo e horário estabelecido também perderá a vaga do curso.

Passo 9 – Confirmar Solicitação do Benefício

Este é o ultimo passo, tenha certeza de que foi fornecido todas as informações corretamente, caso haja duvidas quando elas, volte os passos e faça as devidas conferências.confirmar solicitação de sd

Se tem certeza que todos os dados foi fornecidos, clique em “concluir” e confirmar a solicitação.

Depois solicitar Seguro Desemprego pela internet, obterá as seguintes informações:

  1. Efetivação da  pre-matricula no curso de qualificação, mas lembre-se que a vaga só ficará disponível até a data estabelecida na carta que recebeu por e-mail.
  2. O requerimento não será aprovado automaticamente, ele constará como”Aguardando Confirmação no Posto de Atendimento, para a apresentação dos documentos necessários para a habilitação do Seguro Desemprego.
  3. Após solicitar Seguro Desemprego pela internet, a partir desta data de confirmação é que é contado como como base para liberação das parcelas do benefício.
  4. Caso haja algo que impeça a habilitação você deverá seguir as orientações referente ao impendimento.
  5. Os impendimentos estão previsto na Lei 7998/1990 ou na Resulução do CODEFAT 467/2005, que poderão ser consultados em caso de dúvidas.
  6. Os impedimentos poderão ser tratados por você, no Ministério do Trabalho, sem a necessidade de recorrer à justiça.

Conclusão: Solicitar Seguro Desemprego pela internet

Felizmente coma era digital inúmeros serviços são feito online e a partir de agora é possível também Solicitar Seguro Desemprego pela internet. Espero que tenha gostado do passo a passo de como solicitar Seguro Desemprego pela internet e que as informações tenham ajudado.

Qualquer dúvida, pode pergunta nos comentários.

Nosso papel aqui é mostrar ao nosso leitor o que há de mais novo no que se refere aos direitos trabalhistas.

Se gostou e achou interessante, não esqueça de compartilhar a informação!

Como Solicitar Seguro Desemprego pela internet: Passo a Passo
5 (100%) 2 votes

Deixe uma resposta