Como tirar 2 Via da Carteira de Trabalho

      Nenhum comentário em Como tirar 2 Via da Carteira de Trabalho

Como tirar 2 Via da Carteira de Trabalho – Vamos aqui fazer um passo explicando como solicitar a segunda via da carteira de trabalho, que é um dos documentos mais importantes que temos, pois é através dele que garantimos nossos direitos trabalhistas.

Quem está a procura de emprego deve possuir a carteira de trabalho, caso tenha perdido, roubado ou esteja velha é necessário ir tirar a 2 via da carteira de trabalho e assim não perder seus direitos já garantidos na primeira carteira de trabalho.

2 via da carteira de trabalho

Quem pode tirar a Carteira de Trabalho – CTPS

Todo cidadão a partir de 14 anos já pode solicitar a carteira de trabalho. Pode solicitar a carteira de trabalho os brasileiros natos, os brasileiros naturalizados e os estrangeiros.

O que é Carteira de Trabalho – CTPS

Conforme diz o Ministério do Trabalho:

A Carteira de Trabalho e Previdência Social é hoje, por suas anotações, um dos únicos documentos a reproduzir com tempestividade a vida funcional do trabalhador. Assim, garante o acesso a alguns dos principais direitos trabalhistas, como seguro-desemprego, benefícios previdenciários e FGTS.
Em seus 74 anos de existência, a carteira de trabalho sofreu várias modificações. No início surgiu como carteira profissional em 1932, sucedendo a carteira de trabalhador agrícola, instituída por decretos assinados nos anos de 1904 a 1906. Já a Carteira de Trabalho e Previdência Social – CTPS, que substituiu a carteira profissional, foi criada pelo decreto-lei n.º 926, de 10 de outubro de 1969. A CTPS contém informações sobre a qualificação e a vida profissional do trabalhador e anotações sobre sua filiação ao Instituto Nacional de Seguridade Social – INSS.  (Ministério do Trabalho).

Como tirar 2 Via da Carteira de Trabalho

Para tirar a 2  via da Carteira de Trabalho CTPS o cidadão deve se dirigir a qualquer Superintendências Regionais do Trabalho (SRTs), Subdelegacias Regionais do Trabalho, Poste de Atendimento ao Cidadão (PAT), SAC na Bahia, no Poupatempo em São Paulo, Rio Poupa Tempo no Rio. Agora é bem mais fácil tirar segunda via de qualquer coisa, seja segunda via de contas ou de documentos.

Emissão 2ª via Carteira de Trabalho

Esclarecemos que em casos de perda, furto, roubo ou extravio de CTPS, o fato deve ser informado a autoridade competente que emitirá um boletim de ocorrência.

Saiba como tirar segunda via do RG

Na solicitação de 2ª via da CTPS nos casos de perda, furto, roubo, continuação, danificação e extravio são necessários os seguintes documentos:

  • Carteira de identidade
  • Cadastro de Pessoa Física (CPF);Comprovante de residência com CEP;
  • Certidão de Nascimento (se solteiro) ou Casamento (se casado). – com averbação, se for o caso (se separado, divorciado ou viúvo).
  • Documento que comprove o número da via anterior;
  • Extrato do FGTS
  • Boletim de ocorrência (nos casos de 2ª via por furto, roubo, perda ou extravio);
  • CTPS inutilizada/danificada (nos casos de 2ª via por inutilização);

 

Deixe uma resposta