CTPS Digital – Carteira de Trabalho Digital

CTPS Digital – Carteira de Trabalho Digital – Você sabia que é possível emitir uma Carteira de Trabalho Digital? Agora, com as mudanças na tecnologia, o Governo Federal disponibilizou mais esse tipo de serviço aos cidadãos. Uma mudança que evita filas, fraudes, irregularidades e ainda permite mais facilidade para o cidadão emitir seu documento.

O que é a Carteira de Trabalho?

A Carteira de Trabalho é um importante documento para garantir os direitos trabalhistas dos cidadãos. É nela que ficam registrados o histórico empregatício e outras informações necessárias. Se você precisa emitir a sua, saiba que existe a carteira convencional (com agendamento online e retirada depois de 30 dias) ou a Carteira de Trabalho Digital.

O que é a Carteira de Trabalho Digital?

Com a tecnologia que só avança, alguns serviços do Governo Federal também estão se modernizando. Agora, todas as informações e dados, tanto trabalhistas quanto previdenciários, são cruzados pelo sistema e podem ser encontradas tranquilamente. Todo esse processo, além de facilitar a vida do cidadão, protege contra fraudes ou qualquer outra irregularidade que o contribuinte possua.

Dessa forma, é possível agendar e requerer a Carteira de Trabalho de forma eletrônica, pela internet. Esse sistema permite que os cidadãos validem documentos ou benefícios que recebe. Esse processo é muito útil e prático, já que não você não vai precisar ficar indo atrás de outras empresas para adquirir históricos ou documentos similares, já que o sistema agrupa todos eles.

CTPS Digital - Carteira de Trabalho Digital

Todo esse processo é feito de forma gratuita, sem nenhum tipo de taxa. Se você tem dúvidas se precisa solicitar uma nova e digital mesmo tento a antiga, pode ficar tranquilo. Você só solicita a nova se quiser. A antiga ainda é válida e será utilizada normalmente.

Benefícios da Carteira Digital

Um dos principais benefícios da carteira digital é a rapidez na emissão do documento. Ele é emitido em 20 minutos, de maneira eletrônica e sem pegar filas. Além disso, é totalmente gratuito, permite que você não se preocupe em correr atrás de informações, pois o sistema já guarda tudo, e ainda garante mais segurança a todos os cidadãos.

Como emitir a Carteira de Trabalho Digital?

Ter a Carteira de Trabalho Digital permite que você tenha em mãos, a qualquer hora, informações importantes que podem necessitar de uma consulta. Para emitir a sua, você precisa fazer o download de um aplicativo na loja do seu smartphone. É só abrir ela e digitar na barra de pesquisa “Carteira de Trabalho Digital”. Aí é só você clicar no aplicativo e colocar para baixar.

Depois de pronto, você vai abrir o aplicativo e terá uma tela que vai oferecer quatro opções: entrar, solicitar primeira via, solicitar segunda via ou perguntas frequentes. Se você já tem uma senha cadastrada no cidadão.br ou Sine Fácil, é só colocar a mesma e clicar em “Entrar”. Caso ainda não tenha, é só fazer um cadastro rápido. Leia a política de privacidade, concorde e continue.

A seguir, você vai digitar seu CPF e clicar mais uma vez para entrar. Então você vai precisar colocar alguns dados pessoais com CPF, nome da mãe, data de nascimento, estado de nascimento, etc. Se tudo estiver certo, você vai precisar ainda responder um pequeno questionário, formado por 5 perguntas, sobre seu histórico trabalhista. Por isso, lembre-se de ter em mãos a Carteira de Trabalho física na hora de instalar o aplicativo e fazer esse processo.

Ter a Carteira de Trabalho sempre a mão facilita quando você precisa tirar alguma dúvida ou acessar algum serviço trabalhista pela internet e a física não está por perto. Faça logo a sua e garanta essa facilidade.

CTPS Digital – Carteira de Trabalho Digital
Se gostou do post, vote!

Deixe uma resposta