Documentos necessários para seguro desemprego

Documentos necessários para seguro desemprego.

Quer saber quais os documentos necessários para seguro desemprego? Então vamos lá.

Documentos necessários para seguro desemprego

Para solicitar o seguro desemprego, são necessários os seguintes documentos:

  • Requerimento do Seguro-Desemprego SD/CD (02 (duas) vias – verde e marrom);
  • Cartão do PIS-PASEP, extrato atualizado ou Cartão do Cidadão;
  • Carteira de Trabalho e Previdência Social- CTPS (verificar todas que o requerente possuir);
  • Termo de Rescisão do Contrato de Trabalho – TRCT devidamente quitado;
  • Documentos de Identificação – carteira de identidade ou certidão de nascimento/ certidão de casamento com o protocolo de requerimento da identidade (somente para recepção) ou carteira nacional de habilitação (modelo novo) ou carteira de trabalho (modelo novo) ou passaporte ou certificado de reservista;
  • 03 (três) últimos contracheques, dos 3 (três) meses anteriores ao mês de demissão; e,
  • Documento de levantamento dos depósitos do FGTS (CPFGTS) ou extrato comprobatório dos depósitos ou relatório da fiscalização ou documento judicial (Certidão das Comissões de Conciliação Prévia / Núcleos Intersindicais / Sentença / Certidão da Justiça).
  • Comprovante de residência.
  • Comprovante de escolaridade.

De posse desses documentos, basta comparecer ao posto de atendimento do Ministério do Trabalho e Emprego mais próximo de sua casa.

Confira também:

89 thoughts on “Documentos necessários para seguro desemprego

  1. fabio lima

    Bom dia! Meu número do PIS foi alterado e estou sem o cartao cidadão novo, posso da entrada seguro desemprego só mostrando o número novo do PIS?

    Reply
  2. bruno1986

    Como fazer o cadastro seguro desemprego? Eu estou desempregado foi demissão 02/janeiro não paga sindicato trabalhador eu medo chore morre desempregado não tem dinheiro comprar e aluguel.

    Reply
  3. Danielle Monteiro

    Boa noite! trabalhei numa empresa durante 2 anos, a empresa estava mal financeiramente e começou a demitir em massa, eu já tinha feito entrevista e tudo em outra empresa. A empresa que me demitiu só depositou minha rescisão, e até a presente data não me pagou o fgts. A outra empresa que eu tinha feito a entrevista me chamou p trabalhar, fiquei lá durante 8 meses e pouco e sai recentemente. A minha pergunta é, se terá problema em dar entrada no meu seguro desemprego???? e terei direito a 5 meses de seguro???

    Reply
    1. Edyane Mayara

      Boa tarde! Você pode solicitar o seguro sim e receberá os 5 meses, pois os dois anos que você trabalhou na outra empresa ficaram retido, porém você tem até no máximo 120 dias para solicitar o seguro contados após a data da última dispensa.

      Reply
  4. luciene santos

    bom dia gostaria de saber como posso dar entrada no seguro do meu marido,ele se encontra enternado e vai fazer uma cirurgia,tenho que ter procuraçao quais documentos vou precisar desde ja agradeço.

    Reply
  5. everton

    é o seguinte no caso , minha carteira nao era assinada dai procurei a justiça o perante o juiz fiz um acordo e ele teve que assinar minha carteira , mais nao tive acesso ao numero do PIS e nao tenho cartão cidadão so to com a carteira em mãos e a ata da audiençia , quais passos preciso pra dar entrada no seguro-desemprego …pfv min ajudem ?

    Reply
  6. ademir laurentino rosa

    nao tenhocontra cheque pois as empresas do senhor sergio lavoura nao da comtra
    chegue parece mentira mas nao o contra cheque e o sague do caixa eletronico
    tem como dar entrada sem os contra chegue ou e obrigatorio me ajudem

    Reply
  7. Andrea Bauer

    O formulário do seguro desemprego diz no cabeçalho “Ministério do Trabalho e Emprego Comunicação de Dispensa – CD”. É um formulário vendido na livraria, são 2 vias vias a 1ª verde e a 2ª marrom.

    Reply
  8. Adailton Cunha

    Aplicativo é obrigatório para preencher requerimento de Seguro-Desemprego

    Desde 10 de outubro de 2014, os empregadores que dispensarem empregados involuntariamente devem utilizar, obrigatoriamente, o aplicativo “Empregador Web” para a comunicação e requerimento de concessão de Seguro-Desemprego. É o que determina a Resolução n. 736 de 8 de outubro de 2014, do Conselho Deliberativo do Fundo de Amparo ao Trabalhador – CODEFAT.

    obs – O Sine de região não está aceitando o preenchimento neste aplicativo. solicitando a entrega das folhas verde e marrom.

    Reply
  9. bianca

    Pessoal, eu acabei de perde minha carteira andando de moto , dentro dela estava meu RG, CPF, e titulo de eleitor, já fi o boletim de ocorrencia .. Só que eu fiz uma intrevista e eu pasei . só que agora eles vão me pedi os documentos e eu não tenho , porque perdi a carteira hoje , e agora coro risco de perde a vaga de emprego ??? .. Amanha mesmo vou tirar a 2 via dos documentos , mais ISO demora uns dias

    Reply
  10. Alessandra Marques

    Nao tenho o compravante de saque do fgts e nao tenho os contra chegues. oque eu posso fazer me ajudei por favor

    Reply
  11. erica

    fui asaltada e na minha bolsa estava minha indentidade e tenho q dar entrada no meu seguro posso dar entrada sem a indentidade.

    Reply
  12. francisco antonio de sousa

    eu não tenho comprovante de escolaridade, pois só estudei até a 5ª série do colegial , e fui dar entrada no meu seguro desemprego e me pediram esse tal documento, isso significa que eu não vou poder dar entrada no meu seguro?

    Reply
  13. Evanilda Barbosa Torres

    eu sou divorciada minha carteira de trabalho esta com o nome de solteira .meu RG tambem e na caixa tambem ta com o nome de solteira .mais o papel do fgts veio com o nome de casada .sera que eu consigo sacar o meu fundo de garantia assim mesmo ? pfvr me ajudem.desde ja agradeço

    Reply
  14. Fernando

    FUI DISPENSADO DE UMA EMPRESA E EM LOGO SEGUIDA ARRUMEI OUTRO EMPREGO ONDE EU PEDI DEMISSÃO. TENHO TODOS OS PAPEIS PARA DAR ENTRADA NO AUXILIO DA PRIMEIRA. EU POSSO?

    Reply
  15. Nathália

    Boa noite, Eu casei e mudei meu nome para casado da algum problema para dar entrada no seguro desemprego se a Carteira de Trabalho ainda estiver com o nome de solteiro?

    Reply
  16. Joni Marcos

    Precisa de tudo isso, amigo?
    Comprovante de residencia e de escolaridade?
    Acabei de ser demitido, trabalhei 30 meses, mas as folhas que eu recebi
    para dar entrada no seguro desemprego foram duas folhas brancas. Tem algum problemas, as folhas mudaram de cor?

    Reply
  17. gabriel

    tive minha carteira assinada por 5 chefes diferentes e tenho um total de 1 ano e 6 meses de experiencia , posso fazer o pedido de seguro desemprego normal pela primeira vez?

    Reply
  18. Kerolen

    Declaração de matrícula vale como comprovante escolar ? To terminando o 3° ano ensino medio porem colocaram completo no meu requerimento tem algum problemas sera?

    Reply
  19. VERONICA

    Boa tarde,
    Com a greve da caixa, posso apenas levar o extrato do FGTS para dar entrada no seguro, ou tem alguma outra forma de sacar, vale salientar que é mais de R$1.000,00.
    Muito obrigada.

    Reply
  20. Lea C.t.Olveira

    BOA TARDE TEM QUE LEVAR OS 3 ULTIMOS CONTRACHEQUES? REBECI 2 FOLHAS BRANCAS[NAO VERDE E MARROM ] ESSAS SERVE?TUDOS ESSES DOCUMENTO TEM QUE LEVAR XEROX? E QUE DEPOIS DE UM LONGO TEMPO EU CONSEGUI MARCAR P RECEBER O SEGURO!!!!!!!!! ,, DESDE JA OBGD

    Reply
  21. Andreza

    Olá nao tenho comprovante de residência no meu nome, moro com minha irmã e está no nome dela. Isso faz com que eu não consiga dar entrada no meu seguro desemprego?

    Reply
  22. Gleybson

    Olá, fui demito no dia 6 de novembro iria completar 12 meses no dia 24, tenho uma amiga que teve direito ao seguro com 11 meses que é o meu caso, ele nuca trabalhou antes era seu primeiro emprego. A empresa deu a ela os papéis para dar entrada no seguro e a minha não. Ela já vai receber a por Meira parcela o que devi fazer?

    Reply
  23. cloures

    leia nas pesquisas que informa que o trabalhador pode sim dar entrada no seguro desemprego antes mesmo de sacar o FGTS.

    Reply
  24. Eliane

    Ola Boa noite!
    Gostaria de saber se tem como eu dar entrata no auxilio desemprego sem os tres contra chegues, pois tenho so a xerox que a empresa colocou.

    Reply
    1. lucilene

      oiii tem uma duvida tenho todos os documentos necessario ,,,,mas nao tenho a declaração da escoloridade e que posso fazzer estudei a 2 serie no interior o colegio nao existe mais

      Reply
  25. Kariny

    Tenho 7 meses em uma empresa + 7 em outro e + 1ano e 4 meses em outra com todos esses meses em empresas diferentes eu consigo tira o seguro desemprego?

    Reply
    1. Madson Expedito

      para o primeiro pedido são necessários 12 meses trabalhados nos últimos 18 meses
      para o segundo pedido são necessários 9 meses trabalhados nos últimos 12 meses
      para o terceiro em diante, são necessários 6 meses trabalhados
      lembrando que se recebeu seguro desemprego nos últimos 16 meses não poderá receber o seguro

      Reply
  26. Gabriel

    Eu perdi minha rescisão será que eu consigo dar entrada no Seguro e não tenho cartão cidadão como eu faço para sacar o meu dinheiro

    Reply
    1. Madson Expedito

      Olá, você pode solicitar um novo Cartão na Caixa Econômica.
      Veja também as listas de documentos necessários no nosso artigo

      Reply
  27. leiliane andrade dos santos

    oi boa noite , nao tenho os ultimos 3 contra – xeques, a empresa nao dava , so viamos pelo site , posso dar entrada sem esses contra – xeques ?

    Reply
  28. Emerson dos santos

    minha carteira foi asinanda em 2 de janeiro de 2015 já tou com 1ano ”.. idois meses ija peguei ferias eu tenho direito ao seguro desemprego si eu

    Reply
    1. Madson Expedito

      para o primeiro pedido são necessários 12 meses trabalhados nos últimos 18 meses
      para o segundo pedido são necessários 9 meses trabalhados nos últimos 12 meses
      para o terceiro em diante, são necessários 6 meses trabalhados
      lembrando que se recebeu seguro desemprego nos últimos 16 meses não poderá receber o seguro

      Reply
  29. Marcelina

    Oi boa noite eu perdir o meu contrato de recisao mas tenho todos os outros documentos será que tem como eu dar entrada no seguro desemprego.

    Reply
  30. Anderson alves

    Gente me tirem uma dúvida urgente não terminei meus estudos e tenho que dar entrada no meu seguro mais a escola que eu trabalhava fechou será que eu consigo dar entrada sem o certificado?

    Reply

Deixe uma resposta