É possível juntar vínculo empregatício para pedir o Seguro Desemprego

Saiba se é possível juntar vínculo empregatício para pedir o Seguro Desemprego.

A legislação está em constante mudança e o trabalhador deve ficar atento a isso para não perder os seus direitos ou tomar ações que acredite que vão lhe trazer benefícios financeiros quando na verdade lhe tiram o direito a receber os seus direitos do Seguro Desemprego.

Com as novas mudanças quem trabalhar no mínimo 12 meses com registro em carteira tem o direito a receber o Seguro Desemprego na primeira solicitação, mas existem dúvidas quanto ao direito de poder receber o benefício juntando mais de um emprego unificando os mesmos para receber o benefício por mais tempo.

Leia também –> Conheça as novas regras do seguro desemprego

juntar vínculo empregatício para pedir o Seguro Desemprego

Regras para É possível juntar vínculo empregatício para pedir o Seguro Desemprego

Segundo o PAT (Posto de Atendimento do Trabalhador) é possível sim juntar dois ou mais empregos para receber o benefício do Seguro Desemprego e muitos trabalhadores não sabem disso e acabam perdendo este benefício e quando percebem já passou o prazo para dar entrada e recebê-lo, estas dúvidas aparecem principalmente para aqueles que estão trabalhando há muito tempo e requisitaram o benefício poucas vezes ou mesmo nenhuma.

O recebimento do benefício do Seguro Desemprego somente é possível quando o trabalhador comprovar que os empregos foram seguidos, ou seja, quando conseguiu outro em um curto espaço de tempo, isso comprova que o trabalhador não está pretendendo agir de má fé com o Ministério do Trabalho, aproveitando-se do direito de receber o benefício.

É possível juntar vínculo empregatício para pedir o Seguro Desemprego e o Mercado de Trabalho

Agora quando o trabalhador for solicitar o Seguro Desemprego ele é encaminhado imediatamente ao mercado de trabalho, havendo vagas compatíveis com a sua função, e isso faz com que diminuam os gastos com o Seguro Desemprego, isso faz com que os cofres fiquem mais preparados para a população que só tende a aumentar com o passar dos anos.

O trabalhador conta também com o benefício de cursos que pode fazer para qualificar-se mais ao mercado de trabalho, afinal existem diversos casos em que o trabalhador entra em uma rotina no trabalho em que as atividades que executa acabam não sendo mais compatíveis com as suas funções, o que dificulta a sua recolocação no mercado de trabalho, já com os cursos oferecidos ele fica mais preparado para novas vagas que vão surgindo.

É possível juntar vínculo empregatício para pedir o Seguro Desemprego e as convocações

Outro problema que costuma ocorrer é o fato do trabalhador ser convocado para novas vagas de emprego e não comparecer nas entrevistas, caso isso aconteça por mais de 3 vezes ele perde o direito de receber o Seguro Desemprego, a não ser que o motivo seja plausível, porém se o trabalhador aceitar a vaga e for novamente dispensado, desde que não seja por justa causa, ele tem novamente o direito de receber o benefício.

Casos como a mulher que precisa parar de trabalhar para cuidar dos filhos por falta de outra opção ou quando existe algum caso de doença em que é necessária a presença do trabalhador, estes são alguns dos casos em que é aceito o pedido de saída do emprego, continuando com o recebimento do seguro Desemprego.

Curta também nossa fan page para mais informações.

Conclusão sobre é possível juntar vínculo empregatício para pedir o Seguro Desemprego

Você percebeu que é possível sim juntar empregos para receber o benefício do Seguro Desemprego, mas é importante que não se quebre as regras para não perder este direito e também se deve ficar atento com as constantes mudanças nas leis e com os prazos de requerimento do benefício.

Como receber seguro desemprego

65 thoughts on “É possível juntar vínculo empregatício para pedir o Seguro Desemprego

  1. sarah Silva

    Tenho uma dúvida trabalhei em uma empresa na qual assinaram minha carteira do dia 01/04/2013 mas não me adptei ao jeito do dono e consegui um novo e no di 18/04/13 pedi demissão no dia 19/04/13 comecei no outro e no dia 13/09/13 fui demitida sem justa causa me deram todos os documentos necessários pra que eu desse entrada no meu seguro, pois meu ex chefe que é advogado entendeu que tenho direito, porem quando fui da entrada apareceram erros no sistema e tenho que entrar com recurso sera que voi conseguir o seguro?

    Reply
  2. José Carlos Pereira Silva

    Trabalhei em uma empresa por 12 meses e pedi demissão e não tive o direito de receber o seguro desemprego, fiquei 10 meses desempregado e voltei a trabalhar em outra empresa por um período de 5 meses e 17 dias, onde fui dispensado sem justa causa. Deixo a minha pergunta:
    Tenho direito de solicitar o seguro desemprego tendo trabalhado 5 meses e 17 dias? Pode juntar este período com o anterior para solicitar o seguro desemprego?

    Reply
  3. Fernanda Carvalho

    Minha duvida e se junta período de trabalho de empresas diferentes pra solicitar o seguro desemprego pela segunda vez?
    Pode juntar?

    Reply
  4. Mario Augusto

    Tive uma funcionária de 04/2010 a 11/2013, a mesma foi viajar e não deu entrada no seu Seguro Desemprego passando o prazo de 180 dias. Em Fevereiro/2014 a mesma foi convidada a fazer parte da equipe novamente, mas devido a oscilação do mercado vamos ter que dispensa-la novamente. Ela tem direito e recebera o Seguro Desemprego???????

    Reply
  5. antonio

    me ajudem por favor trabalhei em uma empresa durante 1 ano mas o contador nao repassou para o INSS e agora não posso receber o seguro desemprego.
    e a empresa fechou e o contador sumiu com todos os documentos da empresa.
    alguem pode me ajudar.

    Reply
  6. MITREY

    DEI ENTRADA NO MEU SEGURO DESEMPREGO DEPOIS DO PRAZO DOS 120 DIAS POR CONTA DA JUSTIÇA TRABALHISTA EM FEVEREIRO DESTE ANO DE 2014, CHEGANDO LÁ A MOÇA PEDIU PARA IR NA CAIXA ECONÔMICA PARA SOLICITAR UM NOVO PIS NÃO ENTENDI NADA, RESUMINDO ATÉ AGORA NÃO RECEBI NADA! CONSULTEI E VI QUE FOI INDEFERIDO POR DUPLICAÇÃO DE PIS COMO ASSIM??? O QUE EU FAÇO PARA RECEBER POR FAVOR ALGUÉM…

    Reply
  7. Ronaldo

    Estou com uma dúvida!!!
    Fui demitido por justa causa porém a justiça trabalhista fez a conversão para dispensa imotivada. Na sentença ficou designada a secretaria do fórum para fornecer as guias do seguro desemprego, ocorre que depois de seis meses desempregado, arrumei outro emprego e agora estou registrado, será que tenho direito a receber o seguro desemprego mesmo assim?
    Obrigado!!!

    Reply
  8. GILBERTO ELIAS BARBOSA

    tenho uma duvida, trabalhei em uma empresa a dois anos e meio e fui demitido sem justa causa. Porém solicitei o seguro desemprego. No primeiro mes de seguro desemprego, recebi uma proposta de trabalho, sendo que assinaram minha carteira, mas não gostei desse emprego e resolvi sair após uma semana. O que acontece com o seguro desemprego, sera que irei perder…..

    Reply
  9. thamires ap ghiotti bressan

    trabalhei 1 ano e 8 meses em uma empresa pedi demissão para entrar em outra e fui demitida sem justa causa com 2 meses de trabalho eu consigo juntar e dar entrada no seguro

    Reply
  10. Jefferson

    Por favor alguem pode me ajudar ?
    Vou resumir.
    Meu primeiro emprego com carteira assinada teve inicio dia 20 de maio de 2013 e pedi demissão dia 29 de maio de 2014, logo dia 1 de junho de 2014 minha carteira foi assinada em um outro emprego e fui demitido sem justa causa dia 3 de outubro de 2014 e estou cumprindo aviso.

    Minha duvida é pelo fato de eu ter pedido demissão o emprego anterior, alguem sabe me dizer se os 12 meses trabalhados de quando eu pedia demissão são somados aos 5 ultimos meses trabalhados na qual eu fui demitido sem justa causa ?

    Desde já agradeço a ajuda

    Reply
  11. Deborah Oliveira

    Sai de um emprego em 11/09/14 e não dei entrada no seguro desemprego pois consegui outro em 24/09/14. A homologação foi em 10/10, portanto já empregada, não dei entrada no seguro desemprego. Descobri ontem que não serei aprovada na experiência, que terminará em 22/11. Posso dar entrada no seguro desemprego ainda depois do término do contrato de experiência da nova empresa?

    Reply
  12. Carlos Souza

    Tenho 16 meses de firma. Se eu for mandado embora eu tenho direito ao seguro desemprego ou nao. Ou o tempo de trabalho 18 meses so serve para a nova forma ou a lei é retroativa? E qual seria o valor a receber. Meu salario é de 1.200 reais. Obrigado pelas respostas.

    Reply
  13. isaac.

    Deveria as novas regras valer somente para quem se empregar a partir dete ano de 1° de janeiro de 2015. Porque não é justo quem ja vem do ano passado ja tem um ano de carteira assinada. e é demitido não ter direito ao benefício. Não concordo.

    Reply
  14. damazio

    Eu trabalhei 10 anos em uma empresa e quando sai não dei entrada e fiquei dois meses desempregado. período de 12/08/2003 a 30/11/2013
    Entrei em outra empresa e fiquei 1 ano e 3 meses. quero saber se eu tenho direito a receber o seguro -desemprego. Sendo que eu nunca peguei seguro-desemprego e fui dispensado depois da regra aplicada.no período de 14/01/2014 a 19/03/2015.
    obs; Esta é a primeira vez que dou entrada.

    Reply
  15. Joice Gomes

    Gente estou com uma dúvida!! Eu trabalhei 1 e 11 meses em uma empresa e agora estou com 11 meses em outra empresa e eles vão me mandar embora pq a empresa está fechando eu posso ajuntar o meses trabalhados das 2 empresas para pegar seguro pq não vou poder trabalhar pqeu tenho um BB de 3 meses será q eu consigo pegar o seguro??? me ajudem por favor!

    Reply
  16. gleice

    Trabalhei 1 ano 2 meses numa empresa não me adaptei e pedi as contas e trabalhei por mais 6 meses em outra tbm pedi as contas será k e
    u tenho direito ao seguro desemprego?

    Reply
  17. ugo garcia

    ola boa tarde comecei a trabalhar na empresa alimenticia em 02 de janeiro de 2015 pedi minha demissao dia 17 abril cumpri o aviso previo ate dia 17 maio assim que esta na minha carteira profissional data da saida 17 de maio e entrei em outra empresa dia 22 de maio e ja se os 3 meses de experiencia nesse ultimo trabalho juntando os dois ja se passaram mais de 7 meses como e a minha terceira vez que passarei receber o seguro eu tenho direito de recebero seguro mesmo passando 5 dias de uma empresa para outra? agradeço antecipadamente

    Reply
  18. Dayane

    Gostaria de saber bom nunca peguei seguro em uma empresa trabalhei 8 meses nao mi adapitei pedi minha demissão no MSM mês comecei em outro serviço que trabalhei 1 ano e 5 meses tbm pedi demissão pq recebi uma proposta de uma nova empresa pedi demissão e comecei a trabalhar nessa empresa já faz 6 meses e mi mandarão embora to comprindo aviso será que tenho direito ao seguro,pelos cálculos Obrigada deis se já

    Reply
  19. sueli marinho

    gostaria de saber o seguinte trabelhei 11 meses na empresa ele me mandarão embora agora eu estou em outra todas as duas foi de carteira assinada eu posso ajunta uma com a outa pra da entrada no auxilio desemprego.eu entrei no dia01/10/2014 e sair no dia 08/09/2015 e entrei na outra 08/10/2015 e vou sair 04/01/2016 eu posso ajunta os dois e da entra no seguro desemprego.ai eu posso fazer isso

    Reply
    1. Madson Expedito

      Para o primeiro pedido do seguro são necessários 12 meses trabalhados nos últimos 18 meses.
      Para o segundo, 9 meses trabalhados nos últimos 12 meses
      Para o terceiro em diante, são necessários 6 meses trabalhados nos últimos 9 meses.
      Se você tiver dentro dos requisitos,poderá solicitar.

      Reply
  20. Iris Carolina da Silva Alencar

    Bom, trabalhei 11 mesês em uma empresa e tive direito ao seguro desemprego, só que, dois dias após consegui um emprego de carteira assinada, 9 mesês depois pedi demissão, e passei 90 dias sem trabalhar, e em abril de 2014 minha carteira foi assinada novamente, irei ser demitida agora em janeiro, e não sei se terei direito ao seguro.

    Reply
    1. Madson Expedito

      Para o segundo pedido, são necessários 9 meses trabalhados nos últimos 12 meses. se você estiver enquadrada nessa norma, poderá receber o seguro novamente.

      Reply
  21. pinoquio15

    Trabalhei 09 meses em uma empresa e sai para entrar em outra, me um intervalo de 3 dias. Ja fazem 4 meses que estou trabalhando, mas acho que vão me demitir. Nunca solicitei seguro desemprego. Tenho direito?

    Reply
    1. Madson Expedito

      para o primeiro pedido, são necessários 12 meses trabalhados nos últimos 18
      segundo pedido, 9 meses nos últimos 12 meses
      e seis meses para o 3 pedido em diante.

      Reply
  22. erivanilsom

    Tenho un ano e cinco meses
    fui demitido tenho direito a seguro
    e tbm ja trabalhei na msn empresa por 3 neses posso junta os tepos de servisos

    Reply
  23. franciele paiva

    Bom dia!
    trabalhei por 10 meses registrada em uma empresa, pedi contas para e com 10 dias fui registrada em outra empresa agora já tenho 9 meses nela, caso me mandem embora sem justa causa, posso receber o seguro desemprego? juntando o tempo das duas empresas?

    Reply
  24. Isabela

    Bom dia, gostaria de saber se o estágio conta para o seguro desemprego, trabalhei em uma empresa em 17/11/2012, e pedi demissão 16/10/2013 e comecei no dia 17/10/2013 o estágio que foi informado na carteira, no dia 17/04/2014 acabou o contrato que era de 6 meses, porém voltei a trabalhar no dia 02/05/2014 com carteira assinada, agora estou cumprindo aviso que termina dia 20/01/2016 gostaria de saber se tenho direito as 5 parcelas, sendo que está é a primeira vez que solicito o seguro.

    Reply
    1. Madson Expedito

      Se for dentro do período para cada solicitação, sim.

      para o primeiro pedido são necessários 12 meses trabalhados nos últimos 18 meses
      para o segundo pedido são necessários 9 meses trabalhados nos últimos 12 meses
      para o terceiro em diante, são necessários 6 meses trabalhados
      lembrando que se recebeu seguro desemprego nos últimos 16 meses não poderá receber o seguro

      Reply
  25. Anderson silva

    Trabalhei em uma o empresa 8 meses pedi demissão depois de 5 dias entrei em outra e depois de 9 meses fui demitido, tenho direito de receber o seguro desemprego?

    Reply
    1. Madson Expedito

      para o primeiro pedido são necessários 12 meses trabalhados nos últimos 18 meses
      para o segundo pedido são necessários 9 meses trabalhados nos últimos 12 meses
      para o terceiro em diante, são necessários 6 meses trabalhados
      lembrando que se recebeu seguro desemprego nos últimos 16 meses não poderá receber o seguro

      Reply
  26. Katiuscia alves

    Trabalhei sete meses numa empresa ,quatro meses depois assinei minha carteira em outro emprego e já tenho 7 meses. Nesse caso posso pedir seguro desemprego se eu for demitido?

    Reply
    1. Madson Expedito

      para o primeiro pedido são necessários 12 meses trabalhados nos últimos 18 meses
      para o segundo pedido são necessários 9 meses trabalhados nos últimos 12 meses
      para o terceiro em diante, são necessários 6 meses trabalhados
      lembrando que se recebeu seguro desemprego nos últimos 16 meses não poderá receber o seguro

      Reply
  27. Samily Santos

    Alguem sabe dizer quanto a nova lei (28/02/16) qual é o periodo para solicitar o seguro :antes eram necessarios 12 meses trabalhados nos ultimos 18 meses e agora para tirar o primeiro seguro quanto tempo é preciso?

    Reply
    1. Madson Expedito

      para o primeiro pedido são necessários 12 meses trabalhados nos últimos 18 meses
      para o segundo pedido são necessários 9 meses trabalhados nos últimos 12 meses
      para o terceiro em diante, são necessários 6 meses trabalhados
      lembrando que se recebeu seguro desemprego nos últimos 16 meses não poderá receber o seguro

      Para realizar o cálculo do Seguro, acesse aqui:
      http://www.calculoexato.net/calculos-trabalhistas/como-calcular-o-seguro-desemprego/

      Reply
    1. Madson Expedito

      para o primeiro pedido são necessários 12 meses trabalhados nos últimos 18 meses
      para o segundo pedido são necessários 9 meses trabalhados nos últimos 12 meses
      para o terceiro em diante, são necessários 6 meses trabalhados
      lembrando que se recebeu seguro desemprego nos últimos 16 meses não poderá receber o seguro

      Para realizar o cálculo do Seguro, acesse aqui:
      http://www.calculoexato.net/calculos-trabalhistas/como-calcular-o-seguro-desemprego/

      Reply
  28. rafaela

    Trabalhei 9 meses em uma empresa e fiquei 2 meses parada e depois entrei em outra e tenho 5 meses fiu demitida posso juntar as empresas para receber mesmo com esse entervalo de 2 meses parada?????

    Reply
  29. Israel

    Boa noite , gente trabalhei 8 meses em uma empresa fiquei 2 meses desempregado aí comecei em outra fiquei três meses nesse caso alguém sabe me dizer se posso pegar o seguro ?

    Reply
    1. Madson Expedito

      Tem direito ao Seguro Desemprego:
      para o primeiro pedido são necessários 12 meses trabalhados nos últimos 18 meses
      para o segundo pedido são necessários 9 meses trabalhados nos últimos 12 meses
      para o terceiro em diante, são necessários 6 meses trabalhados
      lembrando que se recebeu seguro desemprego nos últimos 16 meses não poderá receber o seguro

      Reply
  30. LUANA

    Funcionário com mais de um ano de casa pediu demissão e começou a trabalhar em outro emprego imediatamente, porém a empresa dispensou sem justa causa. Ele terá direito a seguro desemprego?

    Reply
  31. Cicinho Souza

    Passei 9 mês na empresa Saí dela em 2014 em 30 dias fichei em outra empresa
    Eu tenho direito à seguro desemprego?

    Reply
    1. Madson Expedito

      se nos últimos 18 meses você trabalhou por pelo menos 12 meses de registro, poderá solicitar o seguro. Lembrando que tem uma carência de 16 meses, se solicitou seguro nesse prazo, terá que esperar passar os 16 meses para solicitar novamente.

      Para os segundo pedido, são necessários 9 meses trabalhados nos últimos 12 meses.
      E para o terceiro pedido em diante, são necessários 6 meses de registro em carteira, e demissão sem justa causa.

      Reply
  32. júnior

    boa noite passei 5 meses na última empresa é não pegueio seguro desemprego e mim empregei com menos de um mês depois em outra empresa caso eu saia agora dessa empresa com menos de 6 meses tenho direito ao seguro. sendo q essa será minha quarta solicitação ao seguro desemprego !!

    Reply
  33. willyana

    Boa tarde trabalhei três meses em uma empresa 02/ 03/2015 a 03/06/2015 depois 1 mes 11 /09/2015 depois , 7 meses e meio em outra 16/10 /2016 , mais tem um problema na minha carteira está que que fiquei 10 dias a mesmo na última empresa, mais os meus papéis de saída está certo consigo pegar seguro??? Obrigada

    Reply
  34. Alisson

    Trabalhei 10 meses numa empresa, após isso pedi demissão para trabalha em outra empresa nisso foram 20 dias sem trabalhar, então agora após 9 meses fui dispensando de minha funções, somando esses dois vínculos empregatícios terei direito ao segura desemprego?

    Reply
  35. Andre machado

    Trabalhei numa empresa 10 meses pedi demiçao ja entrei em outra no outro dia , e nessa tenho 1 ano e 1 meis quando eu saí vai conta os tempo da outra também pra mim da entrada no Seguro?

    Reply
    1. Madson Expedito

      Para o primeiro pedido, são necessários 12 meses trabalhados nos últimos 18 meses.
      Para o segundo pedido, 9 meses trabalhados nos últimos 12 meses.
      Para o terceiro em diante, são necessários 6 meses trabalhados.
      Só receberá o Seguro Desemprego se nos últimos 16 meses não usufruiu do benefício.

      Reply
  36. FERNANDA

    BOA TARDE EU TENHO UMA DUVIDA JA PEGUEI SEGURO EM 2014 EM MAIO DE 2015 ENTREI EM UMA EMPRESA E SAI SEM JUSTA CAUSA EM FEVEREIRO DE 2016 AGORA ESTOU TRABALHANDO EM UMA EMPRESA E VOU FAZER 5 MESES , TENHO DIREITO A RECEBER O SEGURO.

    Reply
  37. Bruna

    Trabalhei 4 anos em uma empresa pedi demissão na mesma semana comecei a trabalhar em outro emprego passei 45 dias trabalhando tenho direito de solicitar o seguro?

    Reply
  38. Cíntia Oliveira

    Gostaria de saber trabalhei 4 anos e meio em uma empresa. Pedi demissão pra começa a trabalhar em outro emprego, fiquei 6 meses e fui dispensada sem justa causa. Tenho o direito de receber o seguro desemprego?

    Reply
  39. Ionara

    Tenho uma dúvida trabalhei 3eses n uma empresa aí pedi as conta e entrei em outra e tenho 11 meses nessa agora será que tenho direito a seguro

    Reply
  40. TAMIRES ALMEIDA

    BOA NOITE TRABALHEI 2 MESES EM UMA EMPRESA E SAI,NO OUTRO DIA ENTREI EM OUTRA PASSEI 11 MESES,JUNTANDO AS DUAS POSSO RECEBER SEGURO DESEMPREGO?
    DO DIA 23 SET/2015 ATE 21 NOV/2015. ESTAVA EM UMA EMPRESA
    DO DIA 23 NOV/2015 ATE 07 OUT/2016 EM OUTRA EMPRESA.
    EMFIM TENHO 13 SALÁRIOS MÍNIMOS EM SEGUIDA.
    POSSO RECEBER SEGURO DESEMPREGO?

    Reply
  41. Michele Mendes

    boa tarde, eu trabalhei em por 1 ano e 1 mes em um emprego e nao esperei pra pegar o seguro, ja fui trabalhar em outro apos 1 mes, q tambem fiquei por 1 ano e 3 meses posso juntar os 2 pra pegar o seguro

    Reply

Deixe uma resposta