Extrato DAP, o que é, cadastro

O Extrato DAP é um documento que oferece diversos benefícios aos trabalhadores rurais do país. Ele pode é muito importante para comprovar a situação como agricultor, participar de investimentos ou programas direcionados para a profissão. Saiba abaixo tudo sobre o Extrato DAP para se cadastrar também.

O que é Extrato DAP?

O Extrato DAP significa Declaração de Aptidão ao Pronaf e consiste em um banco de dados com todas as informações sobre os profissionais de agricultura do Brasil. Ele foi criado para que o Governo Federal pudesse ter um controle maior da parte agrícola do país.

Além de acessar as informações dos agricultores, é possível fazer investimentos e estratégias na área de agricultura. Para poder fazer isso, o agricultor precisa fazer um cadastro no Pronaf e então consultar seu extrato DAP.

O DAP é muito vantajoso porque oferece ao agricultor muitas vantagens e benefícios de sua categoria, como por exemplo, poder comprovar sua situação como agricultor e realizar consultas ou programas periódicos de incentivo.

Extrato DAP

Quem tem direito ao DAP?

Existem diferentes perfis de agricultores que tem direito ao DAP. Para começar, o produtor com área rural menor ou com no máximo 4 módulos fiscais, assim como o que possui como renda principal o serviço de exploração da propriedade.

Além disso, o produtor que possui renda anual de até 360 mil reais também tem direito ao DAP.

O documento do DAP tem validade de até três anos, e após esse vencimento, é necessário que o profissional peça uma nova solicitação. Se for necessário alterar alguma informação, isso pode ser feito a qualquer época do ano e de graça.

Como se Cadastrar na DAP

Para fazer o seu cadastro no DAP, é só ir até um posto de atendimento do programa no seu município tendo em mãos alguns documentos necessários, como RG e CPF. Na hora de ser atendido, você vai precisar responder algumas perguntas sobre o seus negócios na agricultura e por fim, terá seu registro retirado do sistema.

Extrato DAP – Como Consultar?

É possível consultar o DAP também pela internet, uma grande facilidade para evitar o deslocamento e as filas. Para consultar, é só entrar no site ; Depois de abrir a página, escolha a opção para pessoa física ou jurídica. Depois de escolher essa opção, você precisa informar a senha para ter acesso se já tiver, se não, pode cadastrar na hora.

Além do CPF OU CNPJ (de acordo com pessoa física ou jurídica), lembre-se também de colocar o captcha de segurança. Pronto, agora seu extrato DAP já pode ser consultado.

Como fazer emissão de DAP

Para emitir o DAP, é só se dirigir a algum escritório de Assistência Técnica de Extensão Rural (ATER) ou se preferir, no sindicado dos trabalhadores rurais da sua cidade.

O extrato do DAP é muito importante para o profissional da agricultura, como explicamos acima. Agora que você já sabe o que ele é e o que precisa para emitir o seu, dirija-se ao local de atendimento e faça já o seu cadastro.

Extrato DAP, o que é, cadastro
4 (80%) 2 votes

Deixe uma resposta