Como saber o número da carteira de trabalho pela internet

Saiba como saber o número da carteira de trabalho pela internet, leia o artigo com atenção.

Com tantos documentos diferentes, é comum perder ou não lembrar onde guardou algum. A carteira de trabalho é um desses documentos que só lembramos que existe quando precisamos dela.

Mas será que quando alguém perde a Carteira de Trabalho tem como saber o número pela internet? Sim, nós vamos te ensinar a fazer isso nesse artigo.

O que é e para que serve a carteira de trabalho

A Carteira de Trabalho e Previdência Social (CTPS) é um documento obrigatório para quem venha a prestar algum tipo de serviço profissional no Brasil. A retenção da CTPS constitui crime de contravenção penal, punível com pena de prisão simples de 1 a 3 meses ou multa, segundo a Lei 5.553/68.

A carteira de trabalho é um dos únicos documentos a reproduzir, esclarecer e comprovar dados sobre a vida profissional do trabalhador.

O documento garante o acesso a alguns dos principais direitos trabalhistas, como seguro-desemprego, benefícios previdenciários, Fundo de Garantia do Tempo de Serviço (FGTS) e Programa de Integração Social (PIS).

Os órgãos responsáveis pela emissão de carteiras de trabalho são o Ministério do Trabalho e as respectivas gerências (chamadas antigamente de Delegacias do Trabalho, bem como os Pontos de Atendimento ao Trabalhador (PAT), algumas prefeituras do interior e sindicatos.

Apenas maiores de 14 anos podem tirar a Carteira de Trabalho.

número da carteira de trabalho pela internet

Perdi a carteira de trabalho, posso tirar segunda via?

Sim, assim que você perceber que a carteira foi perdida ou roubada, o primeiro passo é ir a uma delegacia de polícia e fazer um boletim de ocorrência, documento exigido pelo Ministério do Trabalho nesses casos.

Depois, é preciso providenciar uma nova via do documento, que pode ser tirada na Superintendência Regional do Trabalho e Emprego da sua cidade ou em pontos de atendimento ao trabalhador, que podem estar instalados nas Regiões Administrativas dos bairros ou em sindicatos.

Além do Boletim de Ocorrência Policial (BO), é preciso apresentar os seguintes documentos:

  • Uma foto 3×4 recente (com fundo branco)
  • Certidão de casamento, de nascimento ou identidade
  • Um documento que comprove o número da carteira de trabalho anterior

Afinal, como saber o número da carteira de trabalho pela internet

Não existe um site oficial que funcione apenas para consultar o número da Carteira de Trabalho. Para fazer a consulta, você vai precisar apenas do número do seu PIS e seguir os seguintes passos:

  • Com o número em mãos, vá até o site da CAIXA clicando aqui.
  • Se você já tiver cadastro, digite esse número no campo “NIS (PIS/PASEP)” e a senha no campo correspondente e clique em “OK”. Se você ainda não for cadastrado, clique em “cadastrar senha” depois de digitar o seu PIS.
  • Após o login, abrirá uma página nova em sua conta. Clique em “extrato completo” na aba do FGTS.
  • Na aba que vai abrir, você pode conferir o número da sua Carteira de Trabalho e vários outros dados também, como situação da conta, número de inscrição, tipo de conta etc.
  • Anote o número da sua CTPS.

Existe ainda a carteira de trabalho digital, vamos falar mais sobre isso a seguir.

O que é CTPS Digital?

O Carteira de Trabalho Digital é um novo aplicativo para Android e iPhone (iOS) que promete facilitar a consulta aos seus dados profissionais no celular.

O app funciona como uma extensão do documento físico e traz informações como número do PIS, contratos de trabalho, entre outras coisas. Também é possível requisitar a segunda via do documento e tirar suas dúvidas em uma sessão de perguntas e respostas.

Porém, ao procurar pelo CTPS Digital, é preciso ter muito cuidado com os resultados de buscas da loja virtual do seu smartphone, especialmente no Android.

Infelizmente, há muitos aplicativos que se passam por Carteiras de Trabalho Digital e estes podem esconder ameaças para roubar suas informações.

A CTPS Digital substituiu a CTPS física?

O aplicativo “Carteira de Trabalho Digital” deixa todas as informações do documento acessíveis no telefone. Apesar de reunir as principais informações, o documento digital não substitui a versão física, que continua sendo o documento oficial do trabalhador.

Conclusão – número da carteira de trabalho pela internet

Além de ser possível saber o número da carteira de trabalho pela internet, também existe um aplicativo que reúne as informações e as deixa totalmente acessíveis no celular.

Lembrando que ele não substitui a carteira de trabalho oficial, portanto se você perdeu sua carteira de trabalho ou teve ela furtada, faça um boletim de ocorrência e tire a segunda via.

Esse artigo foi útil? Deixe um comentário e compartilhe essa informação com outros trabalhadores.

Como saber o número da carteira de trabalho pela internet
4.8 (96%) 5 votes

Deixe uma resposta