Onde estrangeiro tira Carteira de Trabalho

Onde estrangeiro tira Carteira de Trabalho – A Carteira de Trabalho é o documento que registra toda atividade profissional pelo regime da CLT. Ela é muito importante porque garante os direitos e benefícios do colaborador e contém todas as informações sobre o trabalho, como data de entrada, salário, tempo do vínculo, pagamento de seguro, férias, data de saída, etc.

Veja também:

Onde estrangeiro tira Carteira de Trabalho

Todo brasileiro pode tirar esse documento a partir dos 16 anos, normalmente no SINE da cidade em que mora. Mas, e os estrangeiros? Vamos ver abaixo como funciona para quem nasceu em outro país, mas agora mora aqui no Brasil.

Estrangeiros podem possuir Carteira de Trabalho brasileira?

Sim, todos os estrangeiros podem emitir sua carteira e aproveitar todos os direitos trabalhistas que vem junto com ela.

O que o estrangeiro precisa para emitir a Carteira de Trabalho?

Antes de pedir a sua carteira, é necessário ter alguns documentos brasileiros para certificar sua identidade. Eles são o CPF (Cadastro de Pessoa Física) e precisa possuir o visto temporário ou permanente que tenha a liberação para trabalhar.

Procedimento

Para saber Onde estrangeiro tira Carteira de Trabalho, é preciso agendar o dia na internet no site do Ministério do Trabalho. Ao abrir a página, no lado esquerdo, você vai clicar em Agendar Atendimento. Uma outra página irá abrir e ali você vai colocar os dados e continuar o procedimento de agendamento.

O sistema irá gerar uma data e um horário para seu atendimento, então, depois de organizar os documentos, é só você comparecer, normalmente no SINE da sua cidade (verifique o local antes) para fazer o pedido.

Documentos

Além da data e horário, o sistema gera um formulário com os documentos que você precisa levar no dia. De acordo com seu visto, os documentos necessários mudam, como por exemplo: se é estrangeiro permanente, se é temporário, com modalidade de reunião familiar, etc. Por isso, não perca esse formulário e organize com antecedência os documentos que você precisa levar.

Precisa pagar?

Não, a Carteira de Trabalho é gratuita para todos os estrangeiros assim como para os brasileiros.

Tempo para ficar pronta

Demora em torno de 15 dias úteis para ficar pronta a partir da data do protocolo de atendimento. Ela só poderá ser entregue ao interessado e pessoalmente.

Validade

A validade também é um requisito que depende das condições de cada estrangeiro. Você pode perguntar essa e outras dúvidas no dia de realização do procedimento.

2ª Via da Carteira de Trabalho

A segunda via tem o mesmo procedimento da primeira, podendo ser solicitada no mesmo local.  Os documentos mudam um pouco, porque, além de todos os necessários na primeira vez, é necessário levar também um documento que comprove o número da CTPS anterior, a carteira de trabalho antiga ou danificada ou um boletim de ocorrência, se foi perdida ou furtada.

Não é difícil emitir a sua carteira. Então, aproveite que você já sabe quais são os procedimentos e peça a sua. É muito importante para o empregado manter uma Carteira de Trabalho assinada para garantir seus direitos e benefícios e até conseguir o empego que você deseja, já que se uma empresa admite com procedimentos fora da lei pode ser multada.

Onde estrangeiro tira Carteira de Trabalho
Se gostou do post, vote!

Deixe uma resposta