Quais são as modalidades do seguro desemprego

      Nenhum comentário em Quais são as modalidades do seguro desemprego

Quais são as modalidades do seguro desemprego – O seguro desemprego é uma das maiores garantias que o brasileiro tem de que não terá problemas com o caso de se demitido de seu atual trabalho registrado. Além disso, o seguro desemprego ainda oferece seguridade para os trabalhadores em casos extremos em que ele é obrigado a trabalhar por motivos que são alheios à sua vontade.

Exatamente por isso existem 5 modalidades do seguro desemprego diferentes, que podem ser qualificadas de acordo com as necessidades de quem precisa delas, tendo cada uma seus pré requisitos e situações específicas.

Veja também:

Vamos falar mais sobre as modalidades do seguro desemprego, seus diferenciais e a importância de todas elas dentro de um mercado de trabalho mais justo e eficiente.

Quais são as modalidades do seguro desemprego

Atualmente, existem 5 modalidades específicas de seguro desemprego, sendo que cada uma delas já foi explicada em artigos específicos. O objetivo aqui será apenas elencar cada uma delas com suas especificidades e quem ela protege.

Seguro desemprego trabalhador formal

O mais famoso e tradicional seguro desemprego usado pelos trabalhadores urbanos e rurais, é uma das modalidades do seguro desemprego mais acionadas, além de ser o mais antigo de todos.

O seguro desemprego de trabalhador formal tem uma série de regras para seu pagamento de benefícios, que podem se estender de 3 a 5 meses com valores condizentes com os últimos salários do trabalhador em questão.

Seguro desemprego bolsa de qualificação profissional

Uma das modalidades do seguro desemprego mais recentes, a bolsa de qualificação profissional permite que o patrão suspenda o contrato de trabalho do trabalhador enquanto ele cursa um curso de qualificação profissional para sua função, disponibilizado pelo patrão dentro das necessidades da empresa.

Essa bolsa tem uma série de restrições, mas garante a renda do trabalhador enquanto ele se capacita para desempenhar de forma mais eficiente as suas funções.

Seguro desemprego Pescador artesanal

Uma necessidade para manter as populações de peixes, a paralização da pesca durante o defeso (época de reprodução dos peixes da região) faz com que todos os pescadores artesanais fiquem sem renda, e por isso precisem ser protegidos com essa modalidade do seguro desemprego.

Quais são as modalidades do seguro desemprego

O pescador artesanal precisa provar que está desempenhando a atividade e que não tem outra fonte de renda para sustentar a família.

Seguro desempregado para empregado doméstico

Uma das conquistas mais recentes dos trabalhadores domésticos, o seguro desemprego para trabalhador doméstico consegue proteger os empregados domésticos devidamente registrados de forma que, caso eles sejam demitidos sem justa causa e já tenham ao menos 15 contribuições ao INSS, já podem requisitar seu seguro desemprego da mesma forma que um trabalhador formal.

Seguro desemprego para trabalhador resgatado

Apesar de parecer irreal, existem atualmente pessoas trabalhando em situação análoga à escravidão. Para os trabalhadores resgatados dessas condições, é pago um seguro desemprego para que essa pessoa possa voltar ao mercado formal de forma digna e consiga desempenhar as suas funções de forma plena.

Agora você já sabe Quais são as modalidades do seguro desemprego mais recentes, que se tornou necessária graças a altas quantidade de resgates deste tipo feitas no campo e na cidade.

Deixe uma resposta