Qual o período para Sacar o Seguro Desemprego

O período para sacar o Seguro Desemprego traz algumas novidades para o trabalhador, o governo mudou as regras e está incentivando a formação de mão de obra qualificada, para isso o benefício agora agrega o benefício do Seguro Desemprego a matrícula em cursos de formação, este e outros fatores estão ligados a Previdência Social que está ligada ao dia a dia dos trabalhadores, empregados ou desempregados.

sacar o seguro desemprego

Novas Regras para Qual o período para Sacar o Seguro Desemprego

As novas Regras estipulam que quem solicitar o Seguro Desemprego em um prazo inferior a 10 anos seja encaminhado para um curso de qualificação ou de formação para ampliar os conhecimentos em uma determinada área e somente desta maneira poderá receber o benefício, hoje tem direito ao Seguro Desemprego os trabalhadores desempregados e que foram demitidos sem justa causa e o valor do benefício varia de R$ 678 até no máximo R$ 1.235,91 de acordo com a média salarial dos últimos salários antes da demissão.

Sempre que o trabalhador requisitar o benefício pela terceira vez em um período de 10 anos ele será encaminhado para um curso de formação ou qualificação, os cursos devem ser habilitados pelo MEC e ter carga mínima de 160 horas e a freqüência é condicionada ao recebimento do Seguro Desemprego, os cursos são controlados pela Pronatec e caso o trabalhador não queira fazer os cursos o Seguro Desemprego poderá ser cancelado.

Procedimentos do Governo quando o trabalhador informa que está desempregado

O Governo tem nos últimos anos mostrado uma preocupação especial com a situação do trabalhador desempregado e o fato de recondicionamento do recebimento do Seguro Desemprego a recolocação do trabalhador funciona com o preenchimento de uma ficha aonde o trabalhador coloca a sua última experiência para que se possa definir quais os melhores cursos que podem ser oferecidos ao trabalhador e quando o trabalhador é chamado para alguma entrevista durante o processo e não comparece ele pode ter o Seguro Desemprego bloqueado.

Outro ponto importante é que os cursos sejam acessíveis ao trabalhador e gratuitos e também adequados às condições do trabalhador, enfim, os cursos são oferecidos de acordo com as características da região e do perfil do desempregado. No caso do não recebimento dos benefícios, porém estando tudo em ordem, o trabalhador pode contar com o apoio da Defensoria Pública para auxiliá-lo.

Regras para Qual o período para Sacar o Seguro Desemprego

O trabalhador desempregado tem um período de 120 dias para dar entrada no Seguro Desemprego e aproveitar de todos os benefícios, seguindo as regras que já foram estipuladas acima, e pós dar entrada o benefício demora mais ou menos 1 mês para ser liberado, existem casos em que o trabalhador simplesmente não usa o benefício o que acaba contradizendo os demais que se aproveitam do benefício e as duas formas de tratar o benefício estão erradas.

Conclusão sobre Qual o período para Sacar o Seguro Desemprego

Independente do período para sacar o Seguro Desemprego o trabalhador deve ter especial atenção a este benefício que foi conquistado e utilizá-lo da melhor maneira possível.

Curta também nossa fan page para mais informações.

Se gostou do post, vote!

15 thoughts on “Qual o período para Sacar o Seguro Desemprego

  1. zaqueo

    fui demetido,mas nao dei entrada no seguro pois achei um novo emprego ,porem fui demetido apos dois meses e meio tenho direito ao seguro desemprego

    Reply
    1. lucia correia

      Caso o motivo da suspensão tenha sido a admissão em novo emprego, o que implica em não recebimento integral do Seguro-Desemprego, o trabalhador poderá receber as parcelas restantes, referentes ao mesmo período aquisitivo, desde que venha a ser novamente dispensado sem justa causa

      Reply
  2. Lu

    Olá, em 2012 fui demitida sem justa causa (por cortes na empresa), e estava no emprego a 1 ano e 4 meses. Dei entrada no seguro desemprego, porém demorou pra sair devido a irregularidades no cnpj da empresa. Fique 4 meses desempregada e logo após comecei a trabalhar novamente, entretanto não consegui sacar NADA do meu seguro, devido a irregularidades da empresa. Por curiosidade hoje (depois de 2 anos) entrei pra consultar o meu pis e percebi que no seguro desemprego haviam 4 parcelas no valor de 847,00 com a seguinte msg: “Devolvida por encerramento de lote”. Eu consigo fazer algo para sacar esse dinheiro?? Pois nos 4 meses que fiquei desempregada, fiquei sem 0,1 cent.

    Reply
  3. Valquiria Nogueira Santos

    Boa Noite!
    em dezembro de 2014 fui demitida da empresa que trabalhava a 4 anos e logo após em janeiro fui trabalhar em outra empresa,más não deu certo e sai com 3 meses,e ainda não recebi minha rescisão da empresa anterior,tenho direito ao seguro.com a nova lei ate quando posso dar entrada mesmo sem receber rescisão da empresa posso perder!

    Reply
  4. Victor Trivellato Fernandes

    Dei entrada em janeiro de 2015 e recebi as duas primeiras parcelas em fevereiro e março. Logo em março fui admitido em uma nova empresa e parei de sacar o seguro. Porém consultei o site da caixa e vi que ainda tinha duas parcelas pra receber: uma que venceu em junho e outra 2 dias atrás. Como faço para sacar estas duas parcelas?

    Reply
    1. Admin Post author

      A melhor coisa que tem a fazer é devolver. Se já está trabalhando não tem direito a estas parcelas, caso saque pode ter que devolver.

      Reply
  5. Pingback: Seguro desemprego – Empregado Doméstico - Receber Seguro Desemprego

  6. Pingback: Valor Salário mínimo 2016 - Receber Seguro Desemprego

Deixe uma resposta