Quem tem direito ao seguro desemprego

Quem tem direito ao seguro-desemprego

O Seguro-desemprego é um beneficio pago entre 3 a 5 parcelas ao trabalhador demitido sem justa causa e tem por finalidade prover assistência financeira temporária ao trabalhador desempregado auxiliando-lhe na busca de um novo emprego. O seguro-desemprego é um benefício constitucional e foi instituído em 1990.  Mas muitos não sabem se tem ou não direito ao seguro-desemprego, vamos agora saber quem realmente tem direito a este beneficio.

O valor do beneficio varia entre varia entre um salário mínimo, de R$ 788,00 até no máximo R$ 1.385,91

Tem direito ao seguro desemprego todo trabalhador demitido sem justa causa, com contrato regido pela Consolidação das Leis do Trabalho (CLT), que trabalhe na mesma empresa por pelo menos seis meses. Este é um direito garantido pela Constituição Federal que protege aquele que foi demitido sem motivo.

A lei garante este benefício para proteção ao trabalhador demitido sem justa causa, este valor a que tem direito é por um período que varia em 3 a 5 meses para sua manutenção financeira enquanto procura outro emprego.

Para ter direito, antes de ser dispensada você precisa ter trabalhado por, no mínimo, seis meses, não ter sido mandada embora por justa causa, não ter renda própria nem receber benefício da previdência. Além disso, o requerimento deve ser feito entre o 7º e 120º dia após a demissão.

Seguro-desemprego-direito

Quem tem direito ao seguro-desemprego

A assistência financeira temporária será prestada ao trabalhador que:

  • Tiver sido dispensado sem justa causa;
  • Estiver desempregado, quando do requerimento do benefício;
  • Tiver recebido salários consecutivos, no período de 6 meses anteriores à data de demissão;
  • Tiver sido empregado de pessoa jurídica, por pelo menos 6 meses nos últimos 36 meses;
  • Não possuir renda própria para o seu sustento e de sua família;
  • Não estiver recebendo benefício de prestação continuada da Previdência Social, exceto pensão por morte ou auxílio-acidente.

Curta também nossa fan page para mais informações.

164 thoughts on “Quem tem direito ao seguro desemprego

    1. Luahana

      bom trabalhei numa empresa 1 ano e 5 meses ,ai sair da empresa …sem pegar o seguro desenprego… e hoje to em outra empresa 5 meses trabalhador .
      se eu sair tenho direito a pegar o seguro desenprego …? aguardo

      Reply
    2. Fernanda

      Fui admitida 02/02/15 e demissão 28/09/15 depois fui registrada como.experiência em outra empresa mas pedi pra.sair no quarto dia pois não era nada meu perfil. Perco o direito do seguro do trabalho anterior??

      Reply
  1. josiane reis pinto

    meu nome e Josiane trabalhei numa firma 10meses registrado e pedir pra me mandar embora so que eu não fui atrás do seguro e depois arrumei outro fiquei três meses so que qdo eu trabalhei num comercio 6meses eu recebi 3 parcela eu gostaria de saber se hoje eu tenho direito de receber o seguro porfavor me mande uma resposta obrigada

    Reply
      1. wellington luiz

        Leydiane, bom dia. Se você não entende do assunto por favor não se meta, Deixa para quem entende. Abraços.
        Há estude mais.

        Reply
  2. Benedito Carlos Da Silva

    meu nome e Benedito Carlos Da Silva trabalhei numa firma por 27 anos registrado. foi aberto um processo trabalhista em 03/03/2010. a firma foi a leilão em 29/09/2010, eu não recebi os meus direitos. em 02/02/2012, eu me aponsentei eu gostaria de saber se eu tenho direito do seguro desemprego para receber nesta data atual.

    Reply
  3. bruno

    queria saber se tenho direito ao seguro desemprego trabalhei nove meses consecutivos numa firma e pedi as contas para trabalhar em outra firma cujo trabalhei 3meses e meio , me mandaram embora com 3meses e meio de trabalho..queria saber se tenho direito ao seguro desemprego..

    Reply
  4. sandra calsa

    0la meu nome e sandra trabalhei em uma firma por 2 anos e 3 meses recebi uma parcela do seguro,e comecei a trabalhar como agente comunitario de saude trabalhei por 1ano e 5meses,e venceu o contrato agora,. ontem foi meu ultimo dia.Gostaria de saber se tenho direito no seguro de empregos.Por favor me responda,Obrigada

    Reply
  5. gerdsom

    dei entrada no seguro desemprego mais tive que restituir a ultima parcela do beneficio anterior agora nao sei se vou receber este novo seguro,

    Reply
  6. Cledinéa Santos Alves Fernandes

    Trabalhei seis meses sem registro e depois fui registrada fiquei 3 meses e 21 dias e fui demitida em dezembro de 2013, sendo que trabalhei anteriormente em uma empresa 13 anos e fui demitida em 2009 tenho direito no seguro desemprego?

    Reply
      1. lucas

        Boa tarde

        Trabalhei 10 meses
        Em uma empresa
        Depois fui despedidp sem justa
        Arrumei um outro emprego em menos de um mes e passei um mes desse novo emprego registrado
        Tenho direito ao seguro desemprego ainda ?

        Reply
    1. Ailton Luciano

      Infelizmente vc não tem direito a receber a nao ser que vc consiga fazer seu ex patrao assinar sua carteira com os meses que vc trabalhou sem o registro e o tempo nao tenha sido superior a 120 apos demissao.

      Reply
  7. Isabelle

    Recebi 4 parcelas de seguro, e logo em seguida comecei um novo trabalho.
    Neste novo trabalho estou 15 meses… e Fui demitida com indenização ..
    vou ter direito ao beneficio novamente ???

    Reply
  8. Soraia

    Trabalhei, 1 ano e 1 mes em uma empresa, pedi demissão, agora estou há 2 meses em outra empresa, já passou o período de experiência, e me demitiram, tenho direito ao seguro desemprego?

    Reply
    1. Marcel Loredo

      O direito ao seguro desemprego se dá, quando o trabalhador é demitido sem justa causa, e tenha contribuído por, pelo menos seis meses. Você pediu demissão no primeiro, então não tem direito.

      Reply
  9. Jamille

    trabalhava por contrato de 1 ano e 11 meses (fev/2012 até jan/2014), cumpri até o final e gostaria de saber se neste caso de contrato por tempo determinado eu tenho direito ao seguro desemprego.

    obrigada.

    Reply
  10. Robson Barreto

    QUANDO UMA PESSOA É DESEMPREGADA, RECEBE O SEGURO DESEMPREGO DEPOIS E NOVAMENTE CONTRATADA POR OUTRA FIRMA ELA VAI TER O DIREITO DE RECEBER O SEGURO DESEMPREGO TRABALHADO MAIS 1 ANO NA FIRMA ????

    Reply
    1. adriana da silva

      Bom ao meu entendimento msm vc tendo pegado o seguro d outra empresa vc tem direito sim ao seguro desde o momento em q vc tenha ficado pelo menos 16 meses sem receber o benefício

      Reply
  11. elielson

    eu trabalhei 11 meses numa empresa e fui demitido em seguida apos 15 dias comecei trabalhar em outra empresa e trabalhei mais 2 meses … eu tenho direito a seguro desemprego… me respondem por favor….

    Reply
  12. luciana martins

    oi fui demitida em dezenbro de 2012 reçebi 3 parçela do seguro desde entâo continuo sem enprego e sem renda nenhuma posso reçebe seguro gostaria de ter a resposta pois min falaram que posso

    Reply
  13. roberto carlos lopes

    minha carteira de trabalho foi assinada no dia 01-09-2013 e dado baixa 31-03-2014 fui dispensado sem justa causa tenho direito ao seguro desemprego?

    Reply
  14. Caroline

    tenho um registro de três meses há mais de 10 anos, e tenho outro registro de três meses recente, tenho direito ao seguro desemprego?

    Reply
  15. ana cristina batista marques

    Tenho uma empresa com CNPJ que é firma individual em meu nome, mais que trabalha com ela é meu esposo.
    Sou funcionária em uma empresa e já trabalho lá a dois anos.
    Por conta dessa empresa que meu esposo trabalha ser em meu nome, eu posso receber meu seguro desemprego????

    Reply
  16. elaine

    trabalhei por 6 meses em uma empresa e pedi demição e não recebi o seguro desemprego , dai fui trabalhar em outra empresa e trabalhei por 1 ano e recebi quando sai pela primeira vez … agora que entrei em outra empresa estou nela á um ano e decidi sair. gostaria de saber se tenho direito já que trabalhei na primeira por seis meses e estou fazendo um acordo nesta que estou saindo

    Reply
  17. Fábio

    Por gentileza alguem pode me fala se eu tenho direito ou nao do seguro trabalhei tres mes o ano passado e mais tres mes esse ano gotaria de saber se pode junta esses mes pra mim pode da entrada no seguro.

    Reply
  18. lenise

    Oi gostaria de saber se tenho direito o seguro desemprego fiquei 3 meses perdi as contas trabalhei 5 meses outra e fui mandada embora tenho direito

    Reply
  19. João Ricardo

    ESTOU NA MESMA SITUAÇÃO DO FÁBIO, PORÉM FOI ASSIM: TRABALHEI DE OUTUBRO DE 2013 A JANEIRO DE 2014, FUI DEMITIDO SEM JUSTA CAUSA, FIQUEI DESEMPREGADO NO MÊS DE FEVEREIRO E TRABALHEI MAIS 3 MESES, SENDO AGORA EM 2014 NOS MESES DE ABRIL,MAIO E JUNHO,ACABOU O PERÍODO DE EXPERIÊNCIA E FUI DEMITIDO, NESSE CASO, TEVE UM INTERVALO DE 1 MÊS DESEMPREGADO, MAS SOMANDO 3 MESES DE UM + OUTRO DARÁ 6 MESES, TENHO DIREITO AO SEGURO DESEMPREGO ?

    Reply
  20. rogerio batista pereira

    trabalho em dois serviço sou registrado nos dois sai de um gostaria de saber se eu tenho dirreito au seguro dezeprego

    Reply
  21. Maritza

    Fui mandada embora a 1 ano e 4 meses, porem recebi as parcelas dos seguro a 1 ano, tenho direito do seguro desemprego ?

    Reply
  22. Elaine

    Olá meu, gostaria de saber se tenho direito ao seguro desemprego. Trabalhei por 7 meses e pedi as contas, depois de quatro meses arrumei um outro emprego que fiquei por 5 meses e fui mandada embora, tenho direito ao seguro?

    Desde já agradeço se puderem me ajudar com essa dúvida.
    Abç.

    Reply
  23. Anderson Luiz

    fui demitido no dia 08/04/2009 e comecei a trabalhar dia 08/06/2009 e peguei 2 parcelas do seguro desemprego terei que devolver 1 parcela ou nao;

    Reply
  24. CARMEM SOUZA

    trabalho na mesma empresa com carteira assinada, desde 01/11/2008, hoje em 2014 me inscrevi no CNPJ, em caso de demissão da empresa em que trabalho, terei direito à receber as parcelas do auxilio desemprego ?

    Reply
  25. kelly

    Estou trabalhando ha 6 meses , e consegui uma bolsa de estudo por isso preciso sair do emprego , como funciona se eu pedir para ser mandada embora , nao vou ter direito ao seguro desemprego>>

    Reply
  26. LUCIANA

    TRABALHEI ONZE MESES E 22 DIAS E NO MEU AVIVO PRÉVIO INDENIZADO RECEBI 33 DIAS (QUE É PRA QUEM TRABALHA 12 MESES), TENHO DIREITO Á QUANTOS MESES DE SEGURO?

    Reply
  27. maria vivian carla abreu de frias

    trabalhei 1 ano e quatro meses , recibe 4 parcelas , e com 5 meses voltei pra a mesma firma , e trabalhei 6 meses , tenho direito ao seguro desemprego

    Reply
  28. Francilene Silva Pereira

    Boa tarde, passei 1 ano e 2 meses em uma empresa, mais eu pedi pra sair. Depois de 12 dias arrumei outro e passei 5 meses, dei entrada com o seguro no sine. Me mandarão ligar pro ministério pra me agendar e fazer o ligamento dos dois empregos. Me agendarão pro dia 18 desse mês, gostaria de saber se depois que eu for pro ministério se vai demorar muito pra receber a primeira parcela e quantas parcelas tenho direito?

    Reply
  29. Andresa

    Ola, uma curiosidade …
    Gostaria de saber se Eu tenho firma aberta, e trabalho em outra empresa se sou mandado embora, tenho direito a seguro desemprego mesmo assim, pelos tempos de contribuição dessa empresa q trabalhei ?

    Reply
  30. Caio

    Urgente, me ajudem.
    Trabalhei 2 meses e 25 dias em uma empresa e fui mandado embora, e agora em outra empresa, tenho 5 meses. Tenho direito caso eu seja mandado embora? ou só depois que eu fizer 6 meses?

    Obrigado.

    Reply
  31. Adriana

    trabalhei uma semana na empresa e so fiz o exame admissional e nao me adaptei e sai de la. ele nao havia assinado minha carteira ainda. minha pergunta é se eu tenho ainda o direito de receber a minha ultima parcela do seguro? por favor preciso muito saber… to desesperada

    Reply
  32. glaucia

    Trabalhei 3 anos e 6 meses em uma firma, fui mandada embora, no dia seguinte ja arrumei outro emprego, fui contratada com contrato de trabalho, mais o mesmo está em carteira assinada tudo certinho… Se eu sair exatamente nesses 3 meses ainda tenho direito de receber o seguro desemprego ?

    Reply
  33. Daniel Silva

    trabalhei 3 anos numa empresa, fui demitido em fevereiro de 2014, voltei para a mesma empresa em abril de 2014 fui mandado embora em setembro. na primeira vez nao solicitei seguro desemprego. agora gostaria de saber eu consigo pegar seguro agora ? sendo que trabalhei registrado novamente na mesma empresa por mais 5 meses ?
    responda no meu e-mail. por favor.
    danyell.s@hotmail.com

    Reply
  34. GISLAINE CRISTINA

    OLA TRABALHEI 1 ANO E 5 MESES E RECEBI SEGURO DESEMPREGO NORMAL.. E AGORA JA FAZ 7 MESES QUE VOLTEI A TRABALHAR NA MESMA EMPRESA E PRECISO SAIR DO SERVIÇO NOVAMENTE, SERA QUE TENHO DIREITO AO SEGURO DESEMPREGO?

    Reply
  35. jiuliano

    última vez que peguei seguro desemprego foi em 2010, depois disso trabalhei em tres empresas diferente sempre um pouco mais de um ano em cada, a um mes eu entrei em outra e não deu certo, como nao uso o seguro desde 2010, dessa forma eu tenho direito a receber?

    Reply
  36. jordan lima

    Tenho uma duvida trabalhei de 17/12/09 a 18/12/2010. E sai da empresa por comta propria fiquei sem trabalhar registrado ate novenbro de 2013 e trabalhei ate fevereiro de 2014 onde tabem pedi comta agora ja tenho 5 meses de registro ja tenho direito a seguro desemprego

    Reply
  37. Marcilei

    Trabalhei 4 anos pedi demissão, no outro dia entrei em outra empresa, fiquei 14 dias e fui dispensado sem justa causa. Tenho direito ao seguro desemprego e FGTS?

    Reply
  38. Vanessa Improta Cardoso

    Trabalhei numa empresa 2 anos e 1 mês, pedi demissão por conta própria para ir trabalhar numa outra empresa, mas infelizmente fui demitida depois de quatro meses, com o aviso prévio totalizando 5 meses. Tenho direito ao seguro desemprego?

    Reply
  39. angel

    Trabalhei por 5 meses recebi uma carta da empresa justificando que tenho direito a seguro caso entrasse em outra empresa .. sai em maio em junho já entre em outra tenho direito a seguro? sai 29 de maio em 02 de junho fui registrada.

    Reply
  40. reginaldo aparecido silva

    trabalhei uma enpresa fui demetido faltando 8 dias para dar 5 meses ai aviso de mais un mes ] toal falta 8 dias para dar 6 meses tenho direito receber seguro desenprego faltando 8 dias para 6 meses

    Reply
  41. valdinei

    Soraia só tem direito ao seguro em caso de demissão sem justa causa o que não foi seu caso, e no novo emprego vc só ficou 02 meses , esse tempo não lhe dá o direito ao seguro.
    Valeu!!

    Reply
  42. Alison

    Trabalhei por 7 meses numa empresa e fui mandado embora sem justa causa, mas quando fui dar entrada no seguro desemprego me informaram que eu não teria direito pois recebi o seguro ano passado por outra empresa que também fui mandado sem justa causa. Isto é correto ou mesmo assim tenho direito? Pois trabalhei mais que 6 meses consecutivos.

    Reply
  43. Manoel

    UMA PESSOA QUE NÃO PARA EM EMPREGO
    TRABALHA 6 MESES E REQUER O seguro desemprego
    depois
    troca de emprego espera da 6 meses e provoca para ser mandado embora
    e assim por diante sempre
    ele tem direito toda vez
    q for mandado embora ao seguro desemprego
    ????

    Reply
  44. Amanda

    Olá, trabalhei 6 anos em uma loja, eu quis sair para começar em uma empresa, não deu certo e pedi pra sair, não me identifiquei com o serviço. Tendo trabalhado somente um mês na mesma empresa, tenho direito a receber po seguro? Sendo que se for contar tenho mais de meses de carteira assinada durante o ano..
    Alguém me ajude por favor?!
    Obrigada.

    Reply
  45. Amanda

    Pedi para sair da empresa, porém foram “legais” comigo e me demitiram, portanto tenho os papéis para encaminhar o seguro, só que não sei se tenho direito por ter ficado só um mês nela.

    Reply
  46. Tiago Santos Almeida

    trabalhei por 8 meses de carteira assinada depois eu mesmo pedi demissão. tenho direito de receber o seguro desemprego?

    Reply
  47. EDSON SILVA DOS SANTOS

    olá! Trabalhei 9 meses em uma empresa, saí e era pra receber 4 parcelas do seguro, só que arrumei outro serviço e peguei 2 parcelas. Agora depois de 6 meses, saí dessa nova empresa e quero saber se tenho direito as parcelas restantes, ou seja 2 parcelas.

    Reply
  48. irineu de lima

    ola quero saber seu tenho direirto ao seguro, fz 1 ano é 5 meses que recebir a segunda parcela, mais comecei trabalhar em outra firma trabalhei 3 meses em uma e 5 é outra tenho direito ao seguro

    Reply
  49. alexandre

    trabalhei 5 meses e 5 dias e fui demitido sem justa causa com o aviso previo indenizado, eu tenho direito a receber o seguro desemprego?

    Reply
  50. maicon

    trabalhei 5mese numa enpresa depois pedi a conta entrei em outra no outro mes de diferença de 30 dias estou trabalhano ja faz 10 mese gostaria de saber se for mandado embora consiguo junta esse 5 mese junto desse 10 mes pra pegar 15 mes e ver quantas parcelas posso pega de seguro

    Reply
  51. Raquel Oliveira

    Eu trabalhei em uma empresa sete meses não recebi seguro pq eu tinha recebido da outra não tinha dois anos, agora trabalhei em outra por três meses, eu tenho direito de receber alguma coisa?

    Reply
  52. carlos

    trabalhei 3 meses na primeira empresa e pedi pra sair estou atuando em outra agora com 4 meses tenho direito a pegar seguro desemprego ?? Ouvir falar que soma os meses trabalhados ja que no caso nunca peguei seguro desemprego

    Reply
  53. Leilson

    trabalhei por 4 anos e 6 meses em uma empresa, pedi demissão para entrar em outra empresa, não fiquei nenhum dia desempregado, fui demitido após 5 meses de trabalho, gostaria de saber se tenho direito ao seguro desemprego.

    Reply
  54. gesimar marques de sousa

    sou impreendedor individual, mas trabalhei de carteira assinada por 10 mezes recebi acerto e fgts, mas quando dei entrada no seguro desemprego foi bloqueado, alegaram que por pagar o simples todo mes nao tenho direito, como devo agir?

    Reply
  55. daany

    Boa noite gostaria de saber se alguem pode me.ajudar , trabalhei um ano e seis meses e sai da firma e não dei entrada no seguro e já fui PA outra firma e sai em três semana , sera que se q se.wu posso dar entrada agora no seguro ?

    Reply
  56. Daniele

    Olá, trabalhei por três anos em uma empresa e pedi demissão na mesma para engressar em outra consecutivamente, não fiquei nem um dia sem registro na carteira, na atual empresa tenho um ano e dois meses, se eu for mandada embora, tenho direito ao seguro? Não entendi muito bem a nova lei sobre o seguro, 18 meses trabalhando, mas tem que ser com o registro da empresa atual? Não conta os três anos que trabalhei com registro da outra empresa?

    Reply
    1. Marcelo

      Vc só terá direito quando completar 1 ano e 8 meses. Já que na empresa anterior vc pediu demissão e não teve direito ao seguro. Como você irá solicitá-lo pela primeira vez, terá que esperar esse tempo.

      Reply
  57. Jessica

    Trabalho a um ano em uma empresa fiquei um período de auxílio doença. Isso influência no recebimento do seguro desemprego?

    Reply
  58. Fabio

    Trabalhei por 2 anos em uma empresa e pedi demissão para ir para outra. Nesta estou há 1 ano. Com a nova lei, tenho direito ao seguro desemprego já, ou devo esperar os 18 meses para ter acesso ao benefício, caso seja demitido desta? (nunca solicitei o auxilio)

    Reply
  59. ju

    ola trabalhava em uma empresa e fui mandada embora,dei entrada no seguro e ficou determinada 3 parcelas,so que assim que dei entrada estava em um outro serviço que fiquei apenas 13 dias e pedi pra sair,do primeiro emprego recebi a 1 parcela e agora bloqueou por conta desse outro serviço.sera que agora posso retomar as parcelas que restaram do outro serviço????lembrando do primeiro serviço esse que dei entrada do seguro eu fui mandada embora e o que eu fiquei 13 dias eu que pedi pra sair..

    Reply
  60. rodrigo

    trabalhei 5 meses em uma empresa e em menos de 15 dias fui para outra e trabalhei 3 meses fui dispensado como termino de contrato no poupatempo a mulher disse que nao tem direito quem é dispensado por termino de contrato… E VERDADE ?

    Reply
  61. agostinho afonso

    oi sou trabalhador rural trabalhei a 17 anos em uma fazenda sem registro ganhando um miserável salario minimo simplesmente meu patrão vendeu tudo e me deixou na mão taquei ele no pau ele teve q me registrar só q ele me registrou na data de 2012 e agora tenho ou não tenho direito do seguro desemprego.

    Reply
  62. kessia virginia

    trabalhei em uma empresa por quase 2 anos e sai sem justa causa porem entrei logo em outra passei 6 meses nessa outra empresa tenho direito ao seguro que não tirei antes.

    Reply
  63. gida matias d c monteiro santos

    meu marido tem 4 meses de uma firma e 6 meses de outra oa todo se forma 10 meses elet tem direito oa seguro.

    Reply
  64. kenia oliveira

    se eu for mandada bora em fevereiro de 2015 antes da nova lei valer e wu cumprir aviso em marco sera que eu tenho direito ao seguro?

    Reply
    1. vanessa pereira

      ai to na msm q vc diogo queria saber tbm se tenho dirwito pois dia 29 de janeiro fiz um ano de dw meu primeiro rwgistro eu pego seguro ou nao?

      Reply
  65. Carla Motta

    Bom dia! trabalhei em uma empresa e quando fui desligada peguei 3 meses de auxilio. Hoje trabalho em outra empresa, e já estou a seis meses e meio em outra. Gostaria de saber se tenho direito ao seguro, caso seja mandada embora?

    Reply
  66. Kamu

    Ola trabalhei em uma empresa por 4 anos e pedi demissão para entrar em outra.
    Quanto tempo preciso trabalhar para ter direito ao seguro desemprego?

    Reply
  67. Nelson Valentin Buonomo

    Minha esposa trabalhou 9 meses em uma empresa, pediu a demissão e 3 dias depois entrei em outra. E trabalhou 14 meses em outra e foi mandado embora sem justa causa. Para receber o seguro desemprego, posso somar os 9 meses da empresa que pedi demissão e mais 14 meses da que fui mandado embora???? nas duas sempre ganhou menos de dois salário.

    Reply
  68. Lisa

    Tou a trabalhar desde março de 2014 como empregada de limpeza num hotel mas minha chefe anda a me explorar tenho 70 e tal horas acumuladas e quando preciso duma dispensa não me dão e ainda me obriga a trabalhar nas folgas, escusado será dizer que não me paga nem feriados e muito menos as folgas trabalhadas e nem direito tenho a escolher 11 dias de férias se tenho. Gostava de pedir a demissão mas será que vou ter direito ao subsídio de desemprego?

    Reply
  69. Lisa

    E ainda por cima cima a função que exerço é empregada de andares se vou uma vez por mês a limpeza é muito! E as empregadas de andares recebem muito mais! E levo sempre com 20 quartos e fora os extras que ela arranja.. Por favor ajudem me que não sei que medidas devo tomar. Obrigada

    Reply
  70. dieison francisco de souza

    meu nome dieison: trabalhei 15 meses na empresa sada trànsport mas queria saber
    pq antes deles aprovar a lei da nova regra do seguro eu ja tinha passado os 6 meses
    agora fui na agencia e eles me disseram que eu nao tenho direito ai avisei que eu ia entra com o pròsesso com o ministeriò do trabalho espero a rrespòsta

    Reply
  71. cicera

    meu marido trabalhou em 2011 por 6 meses em uma empresa saiu e recebeu seguro e em 2012 em outra por 4 meses e agora trabalhou em outra por 10 meses ele tem direito ao seguro?

    Reply
  72. Elisa Maria Ramos de Andrade

    Trabalhei como auxiliar de sala em uma escola municipal aqui no MT pedi demissão com 6 meses completos porque vou deixar a cidade preciso saber se tenho direito ao seguro desemprego. por favor me responda o quanto antes.

    Reply
  73. Micheli

    Bom dia, trabalhei durante 3 anos em uma empresa e fui demitida, porém não dei entrada no seguro desemprego e já entrei em outra empresa. Hoje fui efetivada por ter passado dos três meses de experiencia , mas devido acrise que o pais está passando a empresa que estou atualmente pode me demitir ainda essa semana . Por eu não ter dado entrada no seguro da empresa que sai em maio de 2015 eu ainda tenho direito de dar entrada para receber ou pelo fato de já ter passado de quaro meses já não tenho mais direito ???

    Reply
  74. artur joaquim fernando correia filho

    Nunca peguei seguro desemprego. tenho 7 meses de registro no ano de 2015. toda via esses meses corresponde a 2 empresas diferentes. Tenho direito ao seguro ?

    Reply
  75. Valteones dos santos

    Boa noite gente… Olha entre em uma empresa em 07/08/2015 foi demitido em 03/02/2015 aí entrei em outra em 25/02/2015 e foi demitido em 15/10/2015 com mais uma mês de aviso ,galera eu tenho direito ao seguro desempenho?? Já recebi uma vez em 2012.

    Reply
  76. Suellen

    oi eu trabalhei durante 1 ano em uma empresa, pedi para sair porque apareceu um proposta melhor e entrei neste novo emprego após 10 dias e fiquei nesta empresa durante 3 meses e fui demitida. Eu tenho direito ao seguro desemprego referente ao primeiro emprego?

    Reply
  77. Pati

    Trabalhei efetiva em uma empresa por 05 meses e fui dispensada sem justa causa dando 06 meses. Mas ainda não tinha dado o 18 meses que eu tinha recebido o seguro… então não fui atrás. Dois meses depois desta empresa que fiquei 05 meses, trabalhei 06 meses como temporária( com registro) e já passou os 18 meses que recebi seguro. Juntando os 05 meses que na verdade são 06 meses devido ao indenizado, mais os 06 meses temporário eu posso dar entrada no seguro?

    Reply
  78. Pingback: Novas regras do seguro desemprego 2016 - Receber Seguro Desemprego

  79. CAROLINI

    ola meu nome é carolini gostaria de saber se tenho direito no seguro desemprego trabalhei numa empresa por 1 ano e 3 meses e pedi as contas pra trabalha em outra empresa já saindo dessa antiga na outra semana já estava empregada e fiquei nessa empresa por 3 meses até que fecho o contrato e fui pra rua serra que tenho direito do seguro desemprego e por favor responda alguém que entenda do assunto espero a sua resposta

    Reply
    1. Admin Post author

      Conforme a Lei 13.134 de 16 de junho de 2015, tem direito ao seguro desemprego:
      “cada um dos 6 (seis) meses imediatamente anteriores à data de dispensa, quando das demais solicitações;”

      Reply
  80. Cassio

    Boa tarde, trabalhei 4 anos e uma empresa, fiz acordo e me mandaram embora, não fui atrás de seguro desemprego, pois já comecei em outro lugar, onde este fiquei por 8 meses, fui mandado embora. Arrumei outro faz 3 meses, to achando que vou ser mandado embora, tem direito a receber seguro neste caso?

    Reply
    1. Madson Expedito

      Para o primeiro pedido, são necessários 12 meses trabalhados
      para o segundo, 9 meses
      e para o terceiro pedido, 6 meses
      quantas vezes você já solicitou o seguro?

      Reply
  81. claudia

    Eu trabalhei durante 2 anos e pedi para sair agora estou trabalhando em outra empresa tem três meses e vou ser mandada em bora eu tenho direito ao seguro desemprego

    Reply
  82. Simone

    Boa tarde,
    Trabalhei 3 anos em uma Empresa,fui dar entrada no Seguro desemprego e não consegui, pois tenho meu nome como sócia em uma Empresa que não tenho renda nenhuma. Só fiz um favor para meu esposo. Como posso resolver isso?

    Reply
  83. lopes

    trabalhei de 2010 e sae da empresa em 03/072015 nao dei entrada seguro porque ja em 03/ 08/2015 arrumei novo emprego,,se for mandando embora em 01/2016 posso requerer o seguro desemprego anterior,

    Reply
  84. joao pedro da silva

    quero saber se tenho seguro desemprego trabalhei 9 meses numa empresa sai agora em dezembro , mais tinha pegado seguro o ano passado 5 parcelas

    Reply
    1. Madson Expedito

      para o primeiro pedido, são necessários 12 meses trabalhados nos últimos 18
      segundo pedido, 9 meses nos últimos 12 meses
      e seis meses para o 3 pedido em diante.

      Reply
  85. fernanda massar bustamonte

    olá estou com uma dúvida nessa nova lei …. fui registrada em outubro de 2014 fui demitida em novembro de 2015 será que tenho direito ao seguro desemprego ?

    Reply
  86. Danila

    Olá bom dia!!!!! Comecei a trabalhar na empresa 22/9/2014 e comecei a cumprir o aviso a partir 24/12/2015 , só que recebi a ultima parcela do aviso anterior dia 19/9/2014. tenho direito já é a minha quarta fez que dou entrada.

    Reply
  87. Genilza

    olá tenho uma dúvida e gostaria de pedir ajuda de vcs, fui admitida em 04 de abril de 2015 e fui demitida dia 21 de dezembro, porém não sei se terei direito a seg desemprego devido ao pc tempo, são só 8 meses trabalhados e só poderemos dar entrada no seguro em janeiro depois que passar por sindicato e receber a cart dado baixa no contrato. o mes de aviso prévio indenizado conta tempo para o seguro? ,

    Reply
  88. ademilton s morais

    pelo que fiquei sabendo poupa tempo, se vc for demitido independente do ano, se for demitido e dentro de três meses fichar de novo ai fica continuando o seu tempo, entende ou seja se você tinha 4 meses e saiu e dentro de três meses achou outro serviço e ficou trabalhando mais 4 meses ai interou 8 meses e vc tem direito ao seguro.

    Reply
  89. Pingback: Tenho direito ao seguro desemprego se pedir demissão?

  90. Maria Leonice Almeida Sousa

    ola eu trabalhei registrado no ano de 2014 no ano de 2015 pedi conta do meu trabalho perdi todos os meu direitos no mesmo ano consegui trabalho e agora mi mandaram embora eu quero saber se eu tenho o direito o seguro desemprego

    Reply
    1. Madson Expedito

      para o primeiro pedido são necessários 12 meses trabalhados nos últimos 18 meses
      para o segundo pedido são necessários 9 meses trabalhados nos últimos 12 meses
      para o terceiro em diante, são necessários 6 meses trabalhados
      lembrando que se recebeu seguro desemprego nos últimos 16 meses não poderá receber o seguro

      Reply

Deixe uma resposta