Requerimento seguro desemprego

É muito importante que todo cidadão brasileiro saiba como fazer o requerimento seguro desemprego, isso porque ele é um dos principais benefícios trabalhistas e pode ser que uma hora, você irá precisar. Veja abaixo tudo sobre o requerimento seguro desemprego e saiba como fazer o seu.

Entenda o que é o seguro desemprego

O seguro desemprego é um benefício que foi criado pelo Governo Federal para auxiliar os trabalhadores que foram demitidos de instituições privadas sem justa causa. Quando isso acontece, uma família acaba perdendo grande parte de sua renda e para que garantir o sustento desses cidadãos, existe o seguro desemprego.

Basicamente, ele é uma parcela mensal que é paga durante determinado tempo ao trabalhador que foi dispensado. Só é possível receber se você já está desempregado e não possui nenhum benefício da Previdência Social, exceto auxílio-acidente e pensão por morte.

Requerimento seguro desemprego

Requerimento seguro desemprego

Para requerer ao seguro desemprego, é necessário primeiro fazer um agendamento online. Você vai entrar no site do Ministério do Trabalho e da Previdência Social, clicar em Serviços do Ministério do Trabalho e depois em Agendamento de Serviços.

É super fácil fazer o requerimento seguro desemprego, é só colocar alguns dados pessoais e você obterá o dia e a hora que precisa comparecer ao Ministério do Trabalho mais próximo de você. Ao término do requerimento, você irá receber um comprovante do agendamento, é importante guardar para não esquecer a data.

Então, você só precisa aguardar o dia chegar e comparecer ao local com alguns documentos específicos para fazer a solicitação. A primeira parcela será recebida após 30 dias do requerimento.

Requerimento Seguro Desemprego online

O requerimento seguro desemprego online é uma inovação que o Governo Federal vem fazendo em diversos programas e benefícios que disponibiliza. Ele auxilia na facilidade da solicitação do benefício, já que o cidadão não precisa ficar horas na fila esperando para ser atendido e também não sobrecarrega os funcionários do local.

Além disso, ao fazer o requerimento do seguro desemprego online, o sistema cruza alguns dados e conhece identificar quem é essa pessoa, podendo assim verificar fraudes. Um exemplo disso é que, se a pessoa já possui uma aposentadoria o sistema irá mostrar e alertar sobre o erro. Quem já possui benefício da Previdência Social como a aposentadoria não pode participar do benefício.

Consultar seguro desemprego

A consulta ao seguro desemprego também pode ser feita pela internet. Para isso, o cidadão só precisa ter em mãos o número do PIS, encontrado na Carteira de Trabalho. Lembre-se de que sem esse documento, não é possível consultar o seguro.

Se você está com o documento em mãos, é só entrar no site da Caixa Econômica Federal e ir para a aba Cidadãos e depois Benefícios. Lá, você digita o número, realiza um cadastro e pode consultar o seu seguro desemprego.

Saber como requerer o seguro desemprego e como consulta-lo, estando por dentro de tudo que você precisa saber sobre esse benefício trabalhista, é muito importante para saber o que é direito do cidadão e poder aproveitar tudo que lhe é oferecido.

Requerimento seguro desemprego
Se gostou do post, vote!

Deixe uma resposta