Salário Maternidade Online e Automático

Saiba tudo sobre como requerer o Salário Maternidade online e automático no INSS. Confira todas as informações de quem tem direito a este benefícios que é um direito de toda trabalhadora.

As dificuldades de se criar um filho podem ser grandes, principalmente durante a crise econômica mundial atual.

No Brasil não é diferente, e os desafios são ainda maiores para as mães que possuem pouca renda para sustentar seus filhos, necessitando trabalhar para ganhar dinheiro e poder cuidar da criança.

Um excelente benefício que auxilia estas mães na árdua tarefa de criar uma ou mais crianças é o salário maternidade, que a partir de agora o salario maternidade online será solicitado desta forma, pela internet, por isso o termo online.

Este benefício pode mudar a vida de uma família inteira, oferecendo dignidade e melhores condições de vida.

O que é o salário maternidade

Ele é um benefício pago para as mães em caso de nascimento de uma criança, aborto ou adoção.

O benefício dura 120 dias no caso de parto e 120 dias em caso de adoção. É importante ressaltar que o adotado deve possuir no máximo 12 anos de idade para que a mãe possa dar entrada no requerimento do salário maternidade online.

O prazo é de 120 dias em caso de natimorto e 14 dias em caso de aborto.

Caso houver o nascimento ou adoção de mais de uma criança, a mãe terá direito a apenas um pagamento de salário maternidade. O benefício não acumula com outros como: auxílio-doença e aposentadoria por invalidez.

Em casos onde a mãe venha a falecer, o benefício será entregue para o cônjuge.

Conheça outros direitos trabalhistas:

salario maternidade online e automático

Como conseguir o salário maternidade online e automático

Se você se interessa em conquistar este benefício para sua família, fique atenta, pois existem alguns requisitos necessários para serem cumpridos antes de poder ter acesso ao salário maternidade online.

A partir do dia cinco de fevereiro de 2018, o Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) passou a permitir que a mãe assegurada que estiver com todos os dados corretos no cartório, possa entrar em contato por meio da internet para dar entrada no requerimento.

Este requerimento passa a ser automático, uma vez que a mãe tenha registrado a criança em cartório que envie os dados da Certidão de Nascimento para o SIRC (Sistema Nacional de Informações do Registro Civil).

Se todos os dados cadastrados no INSS estiverem corretos, o benefício é concedido automaticamente em até 48 horas.

Se os dados estiverem desatualizados, eles podem ser corrigidos no próprio site do INSS. Para acessar o site, basta digitar https://www.inss.gov.br/ na barra de endereços do seu navegador web, de qualquer computador.

Conheça os requisitos necessários para poder ter acesso ao salário maternidade online.

Requisitos

Para ter acesso ao salário maternidade, retirado de forma online, a interessada deve ter, no mínimo, 10 meses de contribuição na empresa em que trabalha. Caso a mãe esteja desempregada no momento da entrada do benefício, os 10 meses precisam ser comprovados oficialmente.

Este requisito se torna isento para empregada doméstica e trabalhador avulso que esteja afastado por motivo semelhante.

Documentos necessários para dar entrada no salário maternidade

Você precisará garantir o acesso do sistema à alguns documentos oficiais pessoais seus, garantindo a segurança e agilidade do processo de liberação do benefício para sua família.

É necessário informar a numeração de um documento com identificação, além do Cadastro de Pessoa Física (CPF), carteira de trabalho, carnês e outros comprovantes de contribuição social com o INSS.

É necessário também fornecer a Certidão de nascimento ou óbito, em caso de natimorto, Atestado médico original e, em caso de guarda, apresentar o Termo de Guarda. Em caso de adoção, apresentar nova certidão de nascimento da criança.

Salário Maternidade Online e Automático
5 (100%) 1 vote

Deixe uma resposta