Seguro desemprego 2018: saiba como funciona e o que muda

O Seguro Desemprego 2018 é um dos benefícios mais interessantes e importantes para os trabalhadores, que lidam com uma série de dificuldades que andam ocorrendo, devido à crise política pela qual o nosso país atravessa.

Veja também:

Exatamente por ser um direito tão importante, mas com pouco uso no dia a dia, ele acaba sendo colocado em segundo plano, o que pode ser um problema para quando você precisar, especialmente agora com as novidades da reforma trabalhista.

Vamos falar mais sobre este benefício, o que ele faz de diferente e eficiente, além de outras questões indispensáveis, como receber o seguro desemprego, quando você tem direito e outros benefícios que você tem direito quando está desempregado.

O que é o seguro desemprego 2018 e o que ele faz por você?

O seguro desemprego é um dos direitos mais eficientes que os trabalhadores possuem, pois garante seguridade social no caso de serem demitidos sem justa causa. Isso passa a ser especialmente importante em uma época de incertezas como a nossa, em que nada parece tão mais seguro quanto era antes.

O seguro desemprego traz uma série de vantagens, mas também tem uma série de pré-requisitos, e essas informações estarão disponíveis aqui para você:

  • É preciso estar trabalhando e ser demitido sem justa causa.
  • Não ter nenhuma forma de renda adicional
  • É necessário compreender que para receber o seguro desemprego, existem algumas carências que você precisa cumprir nas primeiras vezes que é demitido:
    1ª solicitação: pelo menos 12 (doze) meses nos últimos 18 (dezoito) meses imediatamente anteriores à data de dispensa, quando da primeira solicitação;
    2º solicitação: pelo menos 9 (nove) meses nos últimos 12 (doze) meses imediatamente anteriores à data de dispensa, quando da segunda solicitação; e
    3º solicitação: cada um dos 6 (seis) meses imediatamente anteriores à data de dispensa, quando das demais solicitações.​
  • Não estar fazendo uso de nenhum outro benefício do INSS, exceto pensão de morte e auxílio acidente.

Seguro desemprego 2018

Se você se encontra nesta situação, pode requerer o seguro desemprego. Como a documentação e o processo não são os mais simples, daremos um passo a passo completo para que você passe pelo processo do seguro desemprego 2018 sem sufoco.

 Como são os pagamentos e qual o procedimento para requerer o seguro desemprego?

O seguro desemprego deve ser compreendido de forma mais simples e direta, então é indispensável compreender que:

  • O valor do benefício é calculado de acordo com a média dos últimos 3 salários do trabalhador.
  • Existem diversas outras questões nas quais o seguro desemprego é acionado, como ajuda para trabalhadores vindo de situação análoga à escravidão, no defeso para pescadores (que tem o valor fixo de um salário mínimo nacional)e um seguro desemprego para quando o contrato de trabalho é cancelado para que o empregado seja capaz de se qualificar.
  • Os prazos para cada tipo de segurado são:
    Trabalhador formal – do 7º ao 120º dia, contados da data de dispensa;

Bolsa qualificação – durante a suspensão do contrato de trabalho;

Empregado doméstico – do 7º ao 90º dia, contados da data de dispensa;

Pescador artesanal – durante o defeso, em até 120 dias do início da proibição;

Trabalhador resgatado – até o 90º dia, a contar da data do resgate.

A requisição do seguro desemprego pode ser resolvida em qualquer escritório da secretaria do trabalho da sua cidade, sendo que basta que você leve os seguintes documentos:

  • RG
  • Carteira de trabalho
  • Cartão cidadão ou qualquer outro documento com seu número de PIS
  • CPF
  • Documentação que lhe será cedida quando você for demitido (Requerimento de seguro desemprego, Termo de rescisão do contrato de trabalho e extratos dos depósitos do FGTS).

Os prazos e outros detalhes são conferidos no momento da requisição, mas não costumam demorar. Só é indispensável que você vá fazer a requisição assim que tiver 7 dias da data de dispensa.

Seguro desemprego 2018: saiba como funciona e o que muda
5 (100%) 1 vote
2 Responses to “Seguro desemprego 2018: saiba como funciona e o que muda”
  1. VALERIA QUEIROZ ANDRADE
    • Admin

Deixe uma resposta