Seguro Desemprego por Procuração?

Será que é possível conseguir o seguro desemprego por procuração? Creio que muita gente já deve ter pensando se é possível ou não. Há diversos motivos que faz com que a pessoa não possa fazer o requerimento do seguro desemprego.

Mesmo nos dias atuais onde já é possível fazer solicitar o seguro desemprego pela internet, ainda assim há pessoas que não consegue fazer, por diversos motivos.

Vamos saber logo mais se pode solicitar o Seguro Desemprego por Procuração.

Seguro Desemprego

Se está precisando deste beneficio é por que foi demitido sem justa causa e já tem 12 meses de trabalho, este é um dos requisitos para a requisição. As parcelas variam de 3 a 5, depende o tempo de trabalho e de quantas vezes já obteve este beneficio.

O recurso do seguro desemprego é para manter o trabalhador desempregado por um determinado tempo, até que consiga uma outra colocação, mas este recurso só é disponível se o desempregado não tiver nenhum outro meio de sobrevivência, caso ele tenha outro trabalho, mesmo que informal, ele não poderá receber o seguro desemprego, sob pena de ter que devolver com multas.

Seguro Desemprego por Procuração?

Antes pensar nesta hipótese era algo impossível, mas como tudo na vida, sempre há um tempo para mudar e agora já é possível requerer e retirar o seguro desemprego por procuração.

Quem por algum motivo tiver alguma dificuldade para fazer o requerimento ou retirar no banco o seguro, não precisa se preocupar mais, pois já pode faze-lo por procuração, esta medida foi tomada pelo Ministério do Trabalho numa circular que está disponível no site do MTE.

Veja o que disse o ministro do Trabalho, Ronaldo Nogueira

Essa é uma medida que vai beneficiar os trabalhadores, facilitando e agilizando o processo para quem tiver alguma dificuldade de ir às agências e aos postos de atendimento.

O trabalhador que quiser utilizar mais esta facilidade deverá providenciar uma procuração pública, passada em cartório, dando poderes específicos para o mandatário. Este, então, terá condições legais de dar entrada no requerimento, obter a habilitação e receber o Seguro Desemprego em nome do beneficiário.

Em 2016,  foram pagos mais de R$ 34 bilhões em Seguro Desemprego a trabalhadores brasileiros. Os pagamentos são feitos por meio de cinco modalidades do benefício: Seguro Desemprego Formal, Seguro Desemprego Pescador Artesanal, Bolsa de Qualificação Profissional, Seguro Desemprego Empregado Doméstico e Seguro Desemprego Trabalhador Resgatado.

Qual modelo de procuração?

O modelo pode ser algo simples, apenas informar todos os dados necessários e dar plenos poderes para fazer essa ação especifica, não existe um modelo próprio para isso, mas pode fazer no cartório ou pesquisar um modelo na internet.

Poderes para receber seguro-desemprego

A quem confere amplos, gerais e ilimitados poderes para o fim especial de junto a CAIXA ECONÔMICA FEDERAL, agência número (…), na cidade de (…), receber mensalmente as parcelas referente ao SEGURO-DESEMPREGO a que tem direito, podendo para tanto, juntar e retirar papéis e documentos exigidos.

Fazer e assinar declarações, justificações, termos de compromisso e de responsabilidade; receber as importâncias devidas, passar os competentes recibos e dar as respectivas quitações no Documento de Pagamento; praticando, enfim, todos os demais atos necessários ao fiel cumprimento do presente mandato.

 

Seguro Desemprego por Procuração?
4.5 (90%) 2 votes



Deixe uma resposta

Ao continuar navegando neste website você está aceitando a nossa Política de Privacidade, que explica como seus dados podem ser usados para melhorar sua experiência e como serão protegidos Mais informações. .
Entendi
Privacy settings ×