Benefício INSS 2019: Consulta, Extrato, Pagamento

Você vai se aposentar, ou precisará receber um benefício do INSS, mas não sabe muito bem como esse órgão funciona? Continue lendo este artigo e tire todas as suas dúvidas.

O INSS (Instituto Nacional do Seguro Social) é uma autarquia, ou seja, é um órgão do Ministério da Previdência Social, com ligação direta com Governo. Foi criado no ano de 1988.

O órgão possui diversas funções, sendo mais conhecido por ser responsável pelos pagamentos e contribuições das aposentadorias dos cidadãos brasileiros que contribuem com a previdência social, que é um tipo de seguro que certifica aposentadorias e benefícios a quem contribui, quando esse está impossibilitado ou para de trabalhar.

Como funciona a previdência social?

Ela funciona da seguinte forma, o trabalhador irá contribuir durante o seu tempo de serviço, nesse período o INSS usa essa contribuição para repassar alguns valores dependendo de cada caso para pessoas que necessitam no determinado momento.

O contribuinte tem um valor diretamente descontado do INSS na sua folha de pagamento, esses valores variam de acordo com os diferentes salários, mas giram por volta de 8% a 11%, sendo que quanto maior for o salário, maior será o desconto.

Vale ressaltar que os estados brasileiros, possuem capacidade de firmar suas próprias regras, no tocante à previdência social, desse modo, criando contribuições com modelos específicos para cada estado.

Benefícios do INSS

Os benefícios irão variar de acordo com a situação do solicitante, existem vários tipos de aposentadorias e benefícios iremos ver os mais comuns.

  • Pensão por morte

Esse modelo, é um benefício pago aos dependentes do contribuinte que veio a falecer, podendo ser solicitado até em caso de desaparecimento, com sua morte declarada judicialmente.

  • Auxílio-acidente

É um modelo de indenização, onde é pago um valor ao contribuinte que sofreu algum acidente e se encontra impossibilitado de realizar atividades profissionais.

  • Auxílio-doença

É um modelo que assegura o contribuinte que se encontra incapaz de trabalhar por motivo de doença.

  • Salário família

É um valor pago ao trabalhador de baixa renda que possui filhos um filhos.

  • Auxílio-maternidade

Auxílio dado durante a ausência das atividades profissionais no período de maternidade.

As aposentadorias são diversas, muitas delas tem no título o seu significado bem explícito. Alguns dos tipos mais comuns de aposentadorias (aposentadoria por invalidez, idade, tempo de serviço, aposentadoria por tempo de contribuição do professor, deficiência, entre outras.).

beneficio INSS

Quem tem direito ao benefício do INSS?

Para poder ter direito os benefícios do INSS, é preciso estar inserido em alguma das categorias.

1- trabalhador com carteira de trabalho assinada (o trabalhador que possuir esse modelo empregatício, automaticamente fica filiado à previdência social).

2- Trabalhador que seja autônomo, esse indivíduo precisará se inscrever e contribuir mensalmente de forma fiel, para que possa gozar dos benefícios da previdência.

Desse modo, são assegurados com direito a possuir benefícios os empregados domésticos, empregados, trabalhadores avulsos, trabalhadores da zona rural, contribuintes individuais.

Uma inovação é que pessoas que não possuem renda podem se inscrever, como os estudantes e donas de casa, Para filiar-se é necessário ter mais de 16 anos, após estar filiado, o trabalhador será chamado de assegurado.

Como consultar o benefício do INSS?

A consulta do INSS é muito importante, pois é através dessa verificação, que o contribuinte poderá saber como está sua situação referente ao benefício, tendo essa verificação de forma habitual, é possível evitar cancelamentos, bloqueios e etc.

A consulta é feita de forma simples, vamos a um breve passo a passo de como consultar o benefício do INSS.

  1. Acesse o site do INSS, se você não tiver cadastro, faça um.
  2. Clique na opção consulta de situação de benefício essa opção fica à esquerda.
  3. Informe os seus dados como: nome, CPF e número do benefício.
  4. Em seguida clique em visualizar.

Lembre-se que para fazer o agendamento no INSS é necessário estar com o CPF em mãos.

Como tirar o extrato benefício INSS?

Para fazer a consulta do seu extrato e tirá-lo, é algo bem simples, você poderá fazer em sua própria casa. A seguir, montamos um passo a passo de como fazer.

  1. Acesse o site do INSS, se você não tiver cadastro, faça um.
  2. Depois de realizado o seu cadastro, acesse a página no canto esquerdo clique em “extrato de pagamento de benefício”, em seguida emita o seu documento.

Se você preferir o atendimento físico, você deverá seguir o protocolo a seguir.

  1. Acesse o site do INSS, faça seu cadastro, logo após clique em novo requerimento.
  2. Digite pagamento no campo pesquisar. e selecione o serviço que você desejar.
  3. Você irá comparecer à uma unidade do INSS no dia e horário indicado, com os documentos:
  • Procuração ou termo de representação legal.
  • Um documento de identificação com foto, em bom estado.
  • CPF do procurador ou representante.

Todos esses documentos devem ser originais.

Revisão de benefício do INSS quem tem direito?

A revisão de benefício do INSS é um serviço voltado ao cidadão que por algum motivo teve seu requerimento atendido de forma total o parcialmente pelo INSS, porém, julga que foi prejudicado por conta da análise feita das informações na ocasião do seu atendimento na hora do pedido.

O valor mensal do seu benefício, ou os vínculos empregatícios ponderados para uma aposentadoria ou até constantes em uma certidão que envolve o de tempo de contribuição, são exemplos de motivos para a revisão do benefício.

Para solicitar uma revisão, é necessário um agendamento, esse agendamento pode ser feito pela internet, é bem simples e fácil, basta informar os dados necessários. Também pode ser solicitado através do número 135.

Caso aconteça algo que impossibilite o contribuinte de comparecer, ele poderá nomear um procurador, nesse caso ele poderá substituí-lo e assim fazer o requerimento em seu lugar.

Quando saber o dia de receber os benefícios?

O calendário de pagamento dos benefícios do INSS de 2019 já foi atualizado, seguindo a mesma linha dos anos anteriores. Tendo por divisão a primeira parte para quem recebe até um salário mínimo e a segunda para beneficiários que recebem mais de um salário mínimo. Observe a tabela para saber os pagamentos do sue benefício.

Benefício do INSS bloqueado, o que fazer?

Caso você esteja com seu benefício bloqueado, e não sabe o que fazer, não se desespere, pois existem alguns motivos que podem criar um bloqueio do seu benefício, mas também podem ser resolvidos com o direcionamento correto.

Prova de vida

Esse é o caso mais comum, e acontece quando o aposentado não faz a “prova de vida”, que nada mais é do que provar que está vivo. Essa prova acontece uma vez ao ano, e se não for feita, o aposentado terá seu benefício cortado.

Para fazer é bem simples, é só ir ao banco pagador com o documento de identificação em mãos, é importante ressaltar que esse documento deve ter foto e estar em boas condições, pois documentos ilegíveis não são aceitos.

Caso o aposentado não possa ir, ele poderá nomear um procurador ou um representante.  Se seu caso não é prova de vida, então você deverá ir o mais rápido possível ao banco para regular sua situação e assim ativar o seu benefício.

O beneficiário do INSS possui o direito de desfrutar depois de passar anos contribuindo, sempre se informe e vá em busca dos seus direitos. A melhor opção para que não se perca nenhum benefício é o conhecimento.

Benefício INSS 2019: Consulta, Extrato, Pagamento
Se gostou do post, vote!




Deixe uma resposta