Consulta DBE: Consultar Situação do Pedido

Consulta DBE é um comprovante de qualquer ação referente ao CNPJ, ou seja, qualquer alteração no cadastro de pessoa jurídica deve ter esse documento inicial, descubra tudo nesse artigo.

O DBE é comprovante de solicitação, ele é a ação inicial para qualquer ato referente ao CNPJ, é a comprovação de qualquer tipo de pedido que as vezes pode levar um tempo. Com a consulta DBE você pode acompanhar o status do seu pedido.

Com a consulta DBE você terá um documento em mãos, que pode comprovar que fez alguma solicitação referente ao CNPJ, seja por abertura de empresa, inclusão de sócios, baixa de CNPJ, alteração de endereço, alteração de dados cadastrais e qualquer outro tipo de pedido.

consultar DBE

Descubra nesse artigo como realizar a consulta DBE, quem pode fazer a consulta e quais canais disponíveis para poder realizar.

O que significa DBE?

A sigla DBE (Documento Básico de Entrada) e veio facilitar e simplificar qualquer alterações e obtenção de informações referentes ao CNPJ, você deve utilizar o DBE para diversos fins, veja alguns exemplos:

  • Inscrição de CNPJ novo
  • Alteração de cadastro, como logradouro, entrada ou saída de sócios
  • Encerramento de atividade do CNPJ
  • Reabertura de empresa, abertura no processo de inventário

O DBE é um documento que confere a qualquer pessoa a comprovação que fez a solicitação de CNPJ, nele mostrará o estado de solicitação de pessoa jurídica. Assim o PJ poderá apresentar a empresa que pretende trabalhar que fez a solicitação de cadastro, até que tenha em mãos o cartão de CNPJ.

Aproveite e saiba mais:

Assim, o DBE permite que não seja estabelecida nenhuma ligação entre a pessoa jurídica e a pessoa física no ato de contratação de prestação de serviços, estando ambas devidamente separadas.

O DBE também serve para consultas de qualquer natureza de alteração referentes ao CNPJ. Isto quer dizer que, o DBE é um documento que deve ser usado nas diversas etapas de negócios que vão desde a abertura de novas empresas, alteração e até ao encerramento.

Quem pode fazer a consulta DBE

Qualquer pessoa que deseje atualizar-se sobre a própria situação cadastral pode fazer a consulta DBE. Para realizar a consulta basta acessa o site com os números de identificação do cadastro do DBE e do CNPJ referente.

Há outra opção para realizar a consulta que é se dirigir a receita federal de sua cidade com os números cadastrados no DBE, CNPJ e uma identificação pessoal.

Consulta DBE online na Receita Federal

Visto que é importante estar atualizado sobre a sua situação cadastral no DBE, a empresa não deve deixar de realizar consulta DBE com regularidade quando houver solicitações.

Assim, para que não haja inconvenientes com deslocações e facilitar a pesquisa, para a realização da consulta DBE, a Receita Federal disponibiliza uma plataforma online, seu próprio site, onde a consulta DBE pode ser feita em poucos minutos a partir de um computador ligado à internet.

E não é muito complicado fazer a consulta DBE através do site da Receita Federal. Depois de acessar o site da receita federal, clique na aba “Situação de Solicitação CNPJ” e insira as informações que forem solicitadas no formulário de modo a concluir a consulta DBE.

E para que consiga fazer a consulta DBE sem nenhum percalço, não deve esquecer de ter consigo as seguintes informações:

  • O número de 10 dígitos referentes ao DBE
  • O número de 14 dígitos do CNPJ

O site da Receita Federal permite a consulta DBE e oferece ainda a possibilidade de imprimir diretamente o documento.

Mas para isso, é necessário acessar dois programas já disponíveis no site da Receita Federal, nomeadamente, o programa CNPJ e o RECEITANET.

E após a impressão do documento, é importante que o mesmo seja devidamente assinado pela pessoa física encarregada do CNPJ, quer seja individual ou empresa, para que possa ser usado sem restrições.

Consulta Pedido DBE

Para saber consultar o seu pedido DBE, o usuário pode fazer isso a partir do site usando o número do recibo e o número da identificação que recebeu após ter enviado os documentos necessários para a solicitação do DBE.

Além da plataforma online, a pessoa jurídica pode se informar sobre o andamento do processo de pedido do DBE por meio de uma simples ligação telefônica para o número 146.

Este número é disponibilizado pela Receita Federal, onde após cumprir alguns passos e seguir instruções, o requerente da consulta DBE terá acesso às informações que procura.

DBE- Cancelar Pedido

São muitos os motivos que você pode querer cancelar o seu DBE

  • Desistência no fechamento de empresa
  • Desistência na contratação
  • Expandir a empresa com a entrada de sócios ou a desistência
  • A empresa ou o profissional desistiu do processo relacionado ao CNPJ

Para que o processo de cancelamento do pedido seja realizado, a pessoa deve preencher o DBE de baixa de inscrição.

O cancelamento do pedido pode ser feito também a partir do site da Receita Federal. Uma vez já no site, a pessoa deve ter à mão os números de recibo e de identificação para que o seu documento exato seja localizado.

No entanto, o requerente do processo de cancelamento, deve antes de tudo, realizar a consulta DBE, no próprio site se assim desejar, para que possa verificar em que situação se encontra.

Se gostou do post, vote!




Deixe uma resposta