Telefone do Ministério do Trabalho MTE: Alô Trabalho e 0800

Quer entrar em contato com o MTE? Então confira Telefone do Ministério do Trabalho e saiba todas as formas de atendimento para fazer consultas, verificar saldos, requerimento do seguro desemprego.

Continue lendo e anote todos os números.

Ministério do Trabalho

O Ministério do Trabalho é o órgão responsável por tudo que diz respeito ao trabalhador e empregador,  a sede oficial fica localizada em Brasilia, mas em todos os estados tem unidades do Ministério, além disso nas cidades tem as delegacias do Trabalho, além do SINE que é um órgão vinculado que atual na intermediação de mão de obra entre o trabalhador e as empresas.

Umas de suas principais funções é a de ser órgão fiscalizador do trabalho, atuando no combate ai trabalho escravo, trabalho infantil, infrações trabalhistas entre outros serviços de proteção ao trabalhador.

Mas também tem vários serviços destinados a facilitar a vida do empregador, em sua maioria são serviços online, sem a necessidade de deslocamento até uma unidade do MTE.

Por isso é muito importante saber e ter sempre anotado o telefone do Ministério do Trabalho, além de possuir outros canis de comunicação, este é um dos mais rápidos no caso de uma dúvida urgente ou uma denuncia.

Veja também:

Telefone do Ministério do Trabalho 0800 e Alô Trabalho

telefone do ministério do trabalho

Com a tecnologia e a informatização dos serviços públicos o uso do telefone tem se tonando descartável, mas no caso do Ministério do Trabalho e Emprego, este ainda é um dos principais e mais eficiente meio de comunicação, veja abaixo o numero do telefone do Ministério do Trabalho e os os outros canais de atendimento.

Ministério do Trabalho

Telefone: (61) 2031-6000 – atendimento é realizado de segunda a sexta no horário entre 08h às 18h, este número é de Brasilia

Alô Trabalho

O Alô Trabalho é o numero de atendimento nacional, gratuito, basta discar e será atendimento, este telefone é de utilidade publica, destinado a sanar todas as dúvidas dos cidadão relacionado ao trabalho e emprego seja referente desde o seguro desemprego ao abono salarial, enfim diversos serviços além destes citados.

158 é o número do Alô Trabalho, que funciona 24h por dia, de segunda a sexta. As ligações são gratuitas de telefone fixo e orelhão e de celular há uma cobrança de tarifa referente ao custo de uma ligação local.

Outros Meios de Atendimento Trabalho

Além dos canais telefônicos o cidadão também pode entrar em contato através:

  • Carta:

Endereço:  Ouvidoria-Geral do Trabalho, Esplanada dos Ministérios, Bloco F, Anexo Ala A, Sala TA17, Brasília-DF, CEP: 70056-900

  • Atendimento Presencial: 

Endereço- Esplanada dos Ministérios, Bloco F, Edifício Anexo, Ala “A”, Térreo, Sala TA17 de 8h às 18h.

  • Ouvidoria: que é o canal direto de comunicação com a população, que permite ao cidadão fazer reclamações, sugestões, críticas, elogios e denúncias, referentes a procedimentos e ações de agentes, diretamente ligados ou subordinados ao Ministério do Trabalho. O papel da Ouvidoria é proteger o cidadão contra a violação de direitos, erros, negligências, abuso de poder ou a má administração do serviço público.

Acesse e envia sua mensagem para a Ouvidoria aqui

Denuncia a reclamação trabalhista

Para fazer qualquer denuncia ou reclamação trabalhista tanto pode optar em acessar o canal da Ouvidoria ou lidando no Telefone do Ministério do Trabalho 158 ou através de qualquer  unidade de atendimento do MTE no seu estado.

Para fazer qualquer reclamação relacionado ao cumprimento da legislação trabalhista pelo empregador, o atendimento é exclusivo no plantão fiscal existente nas Superintendências Regionais do Trabalho e Emprego (SRTE) e suas unidades nos Estados. Consulte aqui os endereços da rede de atendimento.

A importância de se saber o numero do Telefone do Ministério do Trabalho (158) é imprescindível, por que lá terá  certeza de que seu reclamação, elogio, consulta será registrada, além dos outros meios de comunicação citados aqui.

Telefone do Ministério do Trabalho MTE: Alô Trabalho e 0800
4.5 (90%) 2 votes



Deixe uma resposta