Vídeo Currículo: Saiba como fazer o seu

Veja como produzir um vídeo currículo para alavancar suas chances em processos seletivos e conseguir um emprego.

O mercado de trabalho passou por muitas transformações nas últimas décadas, fazendo as empresas buscar formas variadas de analisar candidatos. Uma das formas de avaliação que mais ganha espaço nas seleções é o vídeo currículo.

Este artifício tem sido muito comentado e utilizado pelos candidatos, mas afinal de contas, o que é esse tipo de currículo? Veja dicas de como fazer um currículo diferente e atrativo para alavancar sua candidatura.

O que é vídeo currículo

O vídeo currículo é uma nova forma de apresentar suas qualificações de uma maneira mais clara e objetiva aos recrutadores. Diferente do que se pensa, ele não é um abreviamento no processo de seleção, mas sim uma nova ferramenta.

Ele não substitui o currículo comum ou a entrevista, é na verdade, mais uma ferramenta de apoio no processo de seleção. No vídeo currículo, é possível que o recrutador avalie questões comportamentais que não são possíveis de notar nos currículos de papel.

Como fazer um vídeo currículo

Esse tipo de avaliação é muito importante para decidir por exemplo, quem será chamado para uma etapa presencial do processo. Portanto, saber produzir o vídeo, faz o candidato despontar na seleção.

Para fazer o currículo em vídeo, pontos básicos como estudar o currículo e a empresa são muito úteis. Saber como a empresa funciona, qual sua missão e valores ajudará a escolher o local da gravação, a roupa e como se expressar.

vídeo currículo

O que falar no vídeo currículo

Embora a produção desse tipo de material seja rodeada de dúvidas, ela é bem simples, deve conter as qualificações dos candidatos. Para não errar na hora de produzir um vídeo currículo, é preciso estudar o seu próprio currículo.

Parece uma dica estranha, mas é um vídeo, o candidato precisa estar seguro para falar sobre suas qualificações. Para não acabar titubeando frente a câmera é preciso dominar todo o currículo, assim fica mais fácil e o vídeo flui.

Outra dica importante para quem tem dificuldades de se expressar diante de câmeras, é treinar com outras pessoas. Timidez ou nervosismo podem atrapalhar, o candidato pode pedir ajuda a um amigo ou familiar para se sentir mais seguro.

O candidato também precisa se atentar aos erros de português, eles são inaceitáveis em todo tipo de currículo. A comunicação deve ser precisa, o candidato deve evitar frases prontas, não ler o roteiro durante a gravação também é importante.

Saiba também:

Quais áreas pedem

O candidato precisa saber avaliar também quando enviar um vídeo currículo, se a empresa não pedir, é melhor não fazer. As empresas mais tradicionais normalmente não costumam pedir esse tipo de material.

Atualmente, as empresas ligadas à área criativa e multinacionais de diversos segmentos estão aderindo a essa ferramenta. O campo da comunicação e criação são os que mais pedem essa ferramenta.

Isso porque nessas áreas, é bastante importante que o candidato seja bom com criação de conteúdo. O currículo nesse formato pode ser crucial para que a empresa decida se o candidato é ideal para a vaga.

Dicas importantes

Além das dicas que já foram faladas nesse artigo, veja outras que são muito importantes:

Vestimenta

Normalmente, quando alguém busca dicas de como se vestir para uma entrevista de emprego, sempre aparece, trajes mais formais. Mas no ramo de criação, por exemplo, o profissional tem uma liberdade maior às vezes, não sendo necessário seguir esse protocolo.

No entanto, o candidato não pode esquecer que ele precisa ser verdadeiro, é importante estar alinhado ao perfil da empresa. Porém, nunca se deve sair totalmente do seu estilo, imprima sua marca na roupa que mais cabe ao momento.

Tecnologia

Tome cuidado com os aparelhos que irá utilizar na produção do seu vídeo currículo. Seja usando uma filmadora, ou um celular, sempre verifique se a câmera está funcionando corretamente e captando áudio.

Tudo o que o candidato não precisa, é refazer todo o trabalho que teve. Nem pensar em perder uma boa apresentação porque simplesmente não conferiu os equipamentos antes de iniciar.

 Ambiente

O ambiente de gravação deve ser bem iluminado, organizado e silencioso para que a gravação fique boa.  O candidato é que precisa de destaque, portanto retire quaisquer objetos que sejam demais.

Postura

Muitos especialistas alertam para a atenção que o candidato precisa ter com a linguagem corporal. Ela é tão importante quanto o que o candidato diz, portanto, mantenha a postura durante todo o vídeo.

Duração

Para quem acha que um vídeo currículo tem que ser algo longo e trabalhoso, se enganou completamente. Especialistas afirmam que a ferramenta não deve ter mais que 1 minuto e 30 segundos.

Além do mais, é preciso que os primeiros segundos do vídeo sejam bem interessantes, isso pode levar ao sucesso do candidato. Pois, se sua apresentação for entediante, ou não for concisa, pode acontecer do recrutador nem chegar a ver tudo.

5 programas para fazer um bom vídeo currículo

Videolean

Ideal para incorporá ao LinkedIn. Para usar-lo inclua 3 imagens e um texto, o programa irá gerar um vídeo de 1 minuto.

Wideo

Esta plataforma de criação de videos conta com mais de 80 modelos para a criação do seu vídeo currículo.

Pitchreel

É um dos aplicativos mais intuitivos e divertidos para fazer um bom vídeo currículo, pois utiliza como recurso o jogo e a interação com outros usuários para a elaboração e o desenho do vídeo currículo animado.

VideoScribe

Se você escolher esta plataforma, você garante um resultado interativo, atraente e com a música e os áudios que você for escolher. Você pode optar por utilizar os modelos de design e textos pré estabelecidos , ou fazê-los você mesmo e integrá-los no aplicativo. VideoScribe é um aplicativo pago, mas é uma das opções mais originais do mercado.

Tu CV Online

Neste caso os empregadores serão os que poderão se apresentar aos candidatos através dos vídeos. Desta forma, entre os vídeo currículos e os vídeos de apresentação cria-se um ambiente muito mais informal, próximo e interativo. As criações podem ter uma duração máxima de dois minutos e são as responsáveis por dar vida a uma espécie de rede de trabalho de confiança.

Todas estas opções de plataformas e aplicativos para criar vídeo currículos são mais ou menos intuitivas e oferecem resultados bastante razoáveis. Em quase todos os casos você pode utilizar modelos de criação gratuitos, ou períodos de teste grátis, o que permitirá que você testar vários modelos até encontrar aquele que mais se adapte ao seu estilo ou ao seu setor profissional.




Deixe uma resposta