Quem já pegou seguro desemprego três vezes pode pegar de novo?

Quem já pegou seguro desemprego três vezes pode pegar de novo? Essa é uma dúvida recorrente entre aqueles que já fizeram mais de 2 solicitações de seguro desemprego. Leia o artigo com atenção e saiba se é possível.

O direito ao seguro desemprego é um dos assuntos que mais geram dúvidas nos trabalhadores, conheça a seguir suas principais regras e se informe!

O seguro desemprego é um beneficio concedido ao trabalhador que perdeu seu emprego recentemente, desde que siga os requisitos pré-estabelecidos.

Basicamente, o seguro desemprego consiste em um salário que o trabalhador recebe por tempo determinado.

Seu principal objetivo é garantir a subsistência do mesmo durante o período em que está buscando novas oportunidades.

Mas e quem já pegou o seguro desemprego mais de 3 vezes, pode pegar novamente? Descubra a seguir e tire suas dúvidas.

Quais são as regras

Para receber o seguro desemprego o trabalhador deve seguir os seguintes requisitos:

  • Não ter sido demitido por justa causa;
  • Respeitar o intervalo de 16 meses entre as solicitações do benefício;
  • Se for trabalhador rural, é preciso ter além do trabalho rural ter tido trabalho com carteira assinada nos últimos 12 meses;
  • Não apresentar vinculo (sócio ou dono) com participação nos lucros de uma empresa.

Quanto tempo de trabalho é necessário para solicitar o seguro desemprego?

No que se refere ao tempo de trabalho para solicitação do seguro desemprego, aplicassem as seguintes regras:

  • Solicitar pela primeira vez: o tempo de trabalho exigido é de no mínimo 12 meses, desde que o vinculo possua carteira assinada;
  • Solicitar pela segunda vez : o tempo de trabalho exigido é de no mínimo 9 meses, desde que o vínculo possua carteira assinada;
  • Solicitar pela terceira vez : o tempo de trabalho exigido é de no mínimo 6 meses, desde que o vínculo possua carteira assinada.

 seguro desemprego três veze

Cabe ressaltar que o beneficio sofreu alterações nos últimos anos, visando que fraudes no recebimento do mesmo fossem evitadas.

Saiba mais sobre como receber seguro desemprego

Quantas parcelas tem o seguro desemprego?

Assim como o tempo de trabalho, o número de parcelas varia em função do número das solicitações. Desta forma, o número de parcelas segue as seguintes regras:

  • Primeira solicitação: 4 parcelas (para o trabalhador que apresenta de 12 a 23 meses de vínculo com carteira assinada) e 5 parcelas (para o trabalhador que apresenta acima de 24 meses de vínculo com carteira assinada);
  • Segunda solicitação: 3 parcelas (para o trabalhador que apresenta de 9 a 11 meses de vínculo com carteira assinada), 4 parcelas (para o trabalhador que apresenta de 12 a 23 meses de vínculo com carteira assinada) e 5 parcelas (para o trabalhador que apresenta mais de 24 meses de vínculo com carteira assinada);
  • Terceira solicitação: 3 parcelas (para o trabalhador que apresenta de 6 a 11 meses de vínculo com carteira assinada), 4 parcelas (para o trabalhador que apresenta de 12 a 23 meses de vínculo com carteira assinada) e 5 parcelas (para o trabalhador que apresenta mais de 24 meses de vínculo com carteira assinada).

Quem já pegou seguro desemprego três vezes pode pegar de novo?

Como você deve ter observado, as regras do seguro desemprego são somente para até três solicitações, mas isso não significa que o beneficio não possa ser solicitado mais vezes.

As regras para a quarta solicitação são: ter trabalhado por no mínimo 6 meses e não ter solicitado o beneficio pelo período de 18 meses.

Dessa forma, quem já pegou o seguro desemprego três vezes pode pegar novamente, desde que siga os requisitos estabelecidos, não tenha solicitado o beneficio nos últimos 18 meses e tenha trabalhado por no mínimo 6 meses.




Deixe uma resposta