Como obter senha para emitir seguro desemprego

“Neste artigo você descobrirá como obter a senha para emitir o seu seguro desemprego e, assim, evitar filas no atendimento”.

O seguro desemprego é um dos principais benefícios que o trabalhador brasileiro tem. Criado em 1990, ele se trata de uma assistência financeira que o trabalhador recebe temporariamente, até encontrar um novo emprego.

Quando um trabalhador é demitido sem justa causa, ele passa a ter direito a um valor mensal. O tempo que a pessoa irá receber este benefício vai depender do tempo que ela trabalhou, mas pode durar de três a cinco meses.

Mas você sabe como obter senha para agendar o atendimento para encaminhar o seguro-desemprego?

Quanto vou receber de seguro desemprego?

O cálculo do benefício é feito de acordo com a média salarial dos três últimos contracheques do trabalhador demitido, mas nunca será inferior a um salário mínimo, nem superior ao teto máximo, que em 2019 é de R$ 1.735,00.

Através do site da Caixa, você pode verificar se tem direito a ele e o valor que irá receber.

Como encaminhar

Mas e quando você precisa encaminhar o seguro desemprego, você sabe o que tem que fazer?

Em primeiro lugar, você precisa ir até uma central de atendimento, para fazer o encaminhamento do seguro desemprego.

Dependendo do estado do Brasil em que você se encontra, o procedimento pode mudar, afinal, cada região possui um órgão próprio responsável por encaminhar este benefício.

No Rio Grande do Sul, por exemplo, o seguro desemprego é emitido pela FGTAS/SINE. Já em São Paulo, o encaminhamento é feito Secretaria de Emprego e das Relações do Trabalho (Sert), podendo ser realizado nas agências do Poupatempo.

Para facilitar o atendimento, o melhor que você tem a fazer é agendar o seu atendimento. Dessa forma, você será atendido na hora, evitando passar muito tempo em filas, aguardando ser atendido.

senha para emitir seguro desemprego

 

Como obter a senha para atendimento do seguro desemprego

O primeiro passo para realizar o seu agendamento é acessar o site SAA – Sistema de Atendimento Agendado.

Ao acessar esse sistema você irá visualizar uma página com as seguintes informações:

Basta preencher com o seu estado, seu município e o tipo de atendimento que você deseja, no caso, “Entrada no Seguro Desemprego”. Caso você queira realizar outros serviços como dar baixa na CTPS, informações sobre o abono salarial, orientação trabalhista ou vários outros serviços, poderá utilizar este mesmo sistema de agendamento.

E por fim, complete com o código de segurança que apareceu na tela.

É importante salientar que o serviço não está disponível para todos os municípios. Se isso acontecer, entre em contato com a Central Alô Trabalhador pelo número 158 ou procure a unidade do Ministério mais próxima da sua residência.

Caso você tenha selecionado um município que tenha atendimento pelo sistema de agendamento, como Belo Horizonte – MG, por exemplo, você verá uma tela como esta:

Como você pode verificar, as seguintes informações aparecerão para você:

  • Unidade onde você irá fazer o agendamento;
  • Endereço da unidade;
  • Quantidade de vagas disponíveis para agendamento;
  • Ação disponível.

Ao clicar em ação disponível, você dará seguimento à obtenção da senha para atendimento do seguro desemprego.

Na próxima tela você irá escolher uma entre as datas disponíveis no sistema e o horário de atendimento:

Agora basta preencher seu CPF, data de nascimento e um telefone para contato. Nesta mesma tela, você irá visualizar a data e o horário que está agendando. Confirme com o código de segurança e pronto.

Agora é só anotar a data e horário do seu agendamento e comparecer para dar entrada no seu seguro-desemprego e começar a receber as parcelas.

Como obter senha para emitir seguro desemprego
4 (80%) 2 vote[s]




Deixe uma resposta