Trabalhar recebendo seguro desemprego! Assinar carteira perde o direito?
Uma das dúvidas mais comuns sobre o seguro desemprego é sobre poder ou não trabalhar durante o recebimento. Saiba mais a seguir trabalhar recebendo seguro desemprego.
O seguro desemprego é um dos principais benefícios do trabalhador brasileiro, este deve ser solicitado nos casos em que houve a demissão sem justa causa.
Além disso, para receber o seguro desemprego é necessário seguir uma série de requisitos pré-estabelecidos e também é necessário fazer sua solicitação em uma das unidades do Ministério do Trabalho.
O principal objetivo do seguro desemprego é garantir que o trabalhador tenha condições de subsistência enquanto busca se reinserir no mercado de trabalho, ou seja, o mesmo não deve ser considerado uma fonte de renda permanente.
O número de parcelas varia em função do histórico do trabalhador e de quantas vezes ele já recebeu o benefício.
Uma das principais dúvidas sobre o seguro desemprego diz respeito à possibilidade de trabalhar durante o recebimento das parcelas.
Saiba mais sobre o tema a seguir e tire todas as suas dúvidas!
Índice do Artigo
Função do seguro desemprego
A Constituição Federal do Brasil (1988) trouxe diversos princípios que garantem aos brasileiros condições dignas, visando estabelecer relações harmoniosas entre os indivíduos.
Além disso, a CF foi o marco inicial para elaboração de outros instrumentos legais que garantem (ou deveriam garantir) o oferecimento de oportunidades igualitárias para toda a população.
Dentre os direitos sociais advindos com tais instrumentos legais, estão os direitos sociais e entre os direitos sociais está o seguro desemprego.
O seguro desemprego tem como função promover ao trabalhador condições financeiras para sua subsistência e de sua família durante o período em que o mesmo se encontra fora do mercado de trabalho.
Trata-se de um benefício garantido por lei (especificamente no Art. 7 da Constituição Federal), temporário e sujeito a requisitos pré-estabelecidos.
Além do benefício propriamente dito, o governo deve proporcionar aos desempregados cursos de qualificação profissional para que as oportunidades sejam ampliadas.
Apesar da sua importância social, muitas pessoas usufruem do seguro desemprego de forma inadequada e ilegal, o que prejudica seus objetivos, tira do mesmo sua função social e faz com que outras áreas sejam prejudicadas.
Para receber o seguro desemprego o trabalhador deve (de acordo com a Caixa Econômica Federal):
- Tiver sido dispensado sem justa causa;
- Estiver desempregado, quando do requerimento do benefício;
- Ter recebido salários de pessoa jurídica ou pessoa física equiparada à jurídica (inscrita no CEI), relativos a:Pelo menos 12 (doze) meses nos últimos 18 (dezoito) meses imediatamente anteriores à data de dispensa, quando da primeira solicitação;Pelo menos 9 (nove) meses nos últimos 12 (doze) meses imediatamente anteriores à data de dispensa, quando da segunda solicitação; eCada um dos 6 (seis) meses imediatamente anteriores à data de dispensa, quando das demais solicitações;
- Não possuir renda própria para o seu sustento e de sua família;
- Não estiver recebendo benefício de prestação continuada da Previdência Social, exceto pensão por morte ou auxílio-acidente.
Qual período aquisitivo para receber novo auxilio?
Chama se de período aquisitivo ou período de carência, o prazo entre duas solicitações do seguro desemprego e o assunto costuma gerar inúmeras dúvidas.
A Resolução que trata do assunto é a nº 467 (2005) criada pelo CODEFAT (Conselho Deliberativo do Fundo de Amparo ao Trabalhador).
Cabe relembrar que o CODEFAT é um órgão que é composto por trabalhadores, empregadores e órgãos do governo que atua na gestão do Fundo de Amparo do Trabalhador (vinculado ao Ministério da Economia atualmente).
O Fundo de Amparo do Trabalhador cobre o custo de diversos benefícios, dentre os quais está o seguro desemprego.
Voltando ao período aquisitivo do seguro desemprego, a Resolução 467 define que:
- O benefício deve ser concedido por um período de três a cinco meses, de forma contínua ou alternada;
- O intervalo entre uma solicitação e outra (período aquisitivo) deve ser de no mínimo 16 meses.
O número de parcelas diminui a cada solicitação, por isso, dependerá diretamente do seu histórico trabalhista.
Cabe lembrar que o período aquisitivo é contado a partir da data em que o profissional foi demitido e não quando o beneficio começa a ser recebido.
Se assinar a carteira de trabalho, perde o seguro desemprego?
A partir do dia do registro em carteira, o Ministério do Trabalho é notificado e o seguro desemprego é suspendido.
Entretanto, é errôneo considerar que o beneficio será perdido, isso por que:
- Quando o trabalhador escolhe deixar de receber o seguro desemprego por um contrato temporário, caso ele não seja efetivado terá direito a receber o número de parcelas restantes;
- Caso aconteça de o trabalhador ser demitido durante o período de experiência, ele também terá direito à continuidade do benefício.
Contudo, vale ressaltar que se for provado fraude, o trabalhador deverá devolver todas as parcelas recebidas com juros e correção monetária.
Trabalhar recebendo seguro desemprego é crime?
Uma das principais dúvidas sobre este assunto é em relação a ser ou não crime trabalhar enquanto recebe seguro desemprego.
De acordo com o Código Penal Brasileiro (no Art. 171, parágrafo 3) todo trabalhador que recebe salário ao mesmo tempo em que recebe o seguro desemprego é tido como uma pessoa que comete um crime.
Cabe ressaltar que mesmo se você conseguir um emprego sem carteira assinada, ainda continuará sendo crime o recebimento do benefício.
Ou seja, qualquer atividade remunerada é ilegal, pois é entendido que você possui formas de subsistência e não precisa mais do benefício.
O que fazer se recebi a ultima parcela do seguro desemprego trabalhando
O correto é que você informe o Ministério do Trabalho assim que você conseguir se reinserir no mercado de trabalho.
Caso seja comprovada alguma fraude no recebimento, mesmo que seja da última parcela, você será obrigado a devolver o valor (de todas as parcelas recebidas até o momento) ao Ministério do Trabalho com juros e correções.
Em que situação é possível receber o seguro trabalhando
Contudo, você deve estar se perguntando: em quais situações eu posso receber o seguro desemprego trabalhando?
A resposta é que não existe legislação que prevê esse caso, sendo assim, qualquer fonte de renda obtida enquanto você recebe seguro desemprego é considerada crime.
Gostou?
Aproveite e compartilhe sobre trabalhar recebendo seguro desemprego.