Como saber o número do NIS?

O NIS é um número de identificação importante para os cidadãos brasileiros, pois permite o acesso às diversas políticas públicas. Saiba como saber o número do NIS a seguir!  

É muito provável que você já tenha se deparado com situações que exigem que você saiba qual é o número do seu NIS.

Isso porque, esse número é um dos grandes instrumentos de acesso a políticas públicas, sejam elas de vulnerabilidade econômica ou referente a direitos trabalhistas.

Ocorre que nem sempre a pessoa sabe onde encontrar esse número de identificação, pois os documentos que possuem tal número não estão facilmente acessíveis.

Está precisando saber o número do seu NIS? Fique tranquilo, há diversas formas de encontra-lo.

Descubra a seguir formas de saber o número do NIS e se informe sobre o tema!

O que é NIS?

A primeira dúvida que surge sobre este assunto é: afinal, o que é o NIS?

NIS é a abreviação de “Número de Identificação Social” e se refere a um número de cadastro feito pela Caixa Econômica Social, geralmente esse cadastro é criado para pessoas físicas que concorrem a algum beneficio social (instituído por uma política pública).

O cadastro é feito para pessoas que ainda  não possuem inscrição no PIS (Programa de Integração Social). Caso a pessoa física já possua o número do PIS, o número do NIS será o mesmo.

Qual a diferença entre NIS e NIT?

Uma confusão muito comum é achar que o NIS é a mesma coisa que o NIT (Número de Identificação do Trabalhador), mas não é.

O NIT é um número que é emitido pela Previdência Social e é destinado a trabalhadores autônomos, os quais nunca tiveram empregados com carteira assinada.

Após ser cadastrado, o trabalhador autônomo recolherá a taxa do INSS e terá os benéficos previstos em lei.

Dessa forma, caso você tenha o NIT somente e tenha intenções de ter acesso a alguma política pública ou trabalhar com carteira assinada, você deve se inscrever no NIS.

Como saber o numero do NIS

Em que situações o número do NIS pode vir a ser necessário?

Existem inúmeras situações em que o número do NIS pode vir a ser necessário, principalmente no que se refere ao recebimento de benefícios assistencialistas ou trabalhistas.

Quando o cidadão possui inscrição no NIS, ele pode concorrer a inúmeros programas do governo (como Bolsa Família, Garantia de Safra, Seguro Defeso, entre outros) e automaticamente terá acesso aos benefícios trabalhistas que lhe são assegurados por lei (seguro desemprego, PIS- PASEP, entre outros).

Como saber o número do NIS?

Após conhecer os principais conceitos sobre o tema, você deve estar se perguntando: como saber o número do NIS?

A resposta é que existem diversas formas de descobrir qual é o seu número do NIS, sendo elas:

Por meio dos seus documentos:

A forma mais comum de saber qual é o seu número do NIS é consultando seus documentos.

Na carteira de trabalho, o número do NIS está na mesma folha em que estão os dados pessoais do trabalhador.

Se você trabalha com registro em carteira, é provável que receba os extratos mensais do seu FGTS, seu número do NIS está disponível nestes documentos no canto superior da folha.

Já se você é beneficiado pela Bolsa Família, no cartão que você recebe o benefício contém seu número do NIS, logo abaixo do seu nome.  O mesmo ocorre com o Cartão Cidadão.

Pela internet:

Mas caso você não tenha acesso aos documentos citados acima facilmente, você pode consulta seu número do NIS pela internet, basta seguir os seguintes passos:

  • Acesse o site do CNIS, disponível aqui;
  • Após acessar o site, clique no item “cidadão”;

Clique em “inscrição” (no canto superior da tela, lado direito);

  • Após clique em “Filiado”;
  • Preencha corretamente as informações solicitadas (nome, nome da mãe, número do CPF e data de nascimento);

Clique em “continuar”;

  • Após todas as etapas, irá surgir na tela um aviso em vermelho, avisando que você já é cadastrado no NIS, no final da mensagem, aparecerá seu número de inscrição;
  • Anote ou imprima a página.

Pelo telefone:

Há ainda a possibilidade de descobrir qual é o número do seu NIS por meio do telefone, para tanto basta ligar no número 0800 726 0505 e falar com um dos atendentes da Caixa Econômica Federal.

Na consulta do NIS por telefone, é fundamental que você tenha em mãos seus documentos pessoais (RG, CPF, data de nascimento e nome dos pais).

Contudo, se você já beneficiado com a Bolsa Família ou algum benefício social, você pode consultar seu número do NIS pelo Portal da Transparência, basta clicar aqui, escolher a opção “por favorecido” e informar seu nome completo.

Por fim, após descobrir qual é o seu número do NIS, não se esqueça de anota-lo e guarda-lo em local seguro, afinal você pode precisar dele a qualquer momento.

Gostou?

Aproveite e compartilhe.




Deixe uma resposta