Atendente de Telemarketing: Emprego, Vaga, Cursos, Salários e Dicas

Saiba tudo sobre a profissão de atendente de telemarketing, que muitas das vezes é a grande porta de entrada para o mercado de trabalho.

O atendente de telemarketing é o profissional responsável pelo relacionamento direto da empresa com o cliente por meio de chamadas telefônicas. Portanto, dentre suas tarefas, está a de fazer e receber chamadas para clientes de determinada organização.

Normalmente, os Call Centers — ou a Central de Atendimento — dividem os grupos de trabalho entre ativo e receptivo.

Dessa forma, o atendente de telemarketing que faz ligações, pertence ao setor ativo e o que recebe ligações, pertence ao setor receptivo. No entanto, em algumas Centrais de Atendimento, algumas operações podem ser híbridas, na qual, consequentemente, o operador tanto faz quanto recebe as ligações.

Portanto, para que você conheça mais sobre essa profissão, no artigo de hoje preparamos um guia completo sobre a profissão de atendente de telemarketing. Confira!

Requisitos do mercado para ser um atendente de telemarketing

Os requisitos para ocupar uma vaga irão variar de empresa para empresa e de qual seja o produto com o qual o operador irá trabalhar.No entanto, no geral, não é necessário um diploma de nível superior, basta que tenha o diploma do Ensino Médio.

Algumas vagas também não exigem que o candidato já tenha alguma experiência prévia.

Dessa forma, o posto para operador de telemarketing, muita das vezes, acaba sendo a porta de entrada de muitas pessoas para o mercado de trabalho, que está cada vez mais exigente.

Geralmente, os requisitos para as vagas, são:

  • Noções de informática;
  • Boa audição e dicção;
  • Saber lidar com pessoas;
  • Boa comunicação verbal;
  • etc.

Em relação aos produtos, as empresas costumam oferecer treinamento antes do operador efetivamente começar a atender ou receber ligações.

Como ser um bom atendente de telemarketing

Embora cada pessoa possua uma maneira de trabalhar, existem algumas atitudes que facilitam para que você se torne um bom profissional.

É muito importante que você conheça bem o produto com o qual irá trabalhar. Isso fará toda a diferença no seu desempenho e no resultado do seu trabalho.

Além disso, lidar com o cliente de maneira amigável também facilita o processo e aumenta as chances de você ter sucesso na carreira. Sorria enquanto fale com seus clientes, isso pode fazer parecer que você está mais acessível e seu cliente ficará satisfeito.

E, finalmente, compareça aos treinamentos que sua empresa oferecer. Você estará sempre se capacitando e, com isso, irá desenvolver melhor o seu trabalho.

atendente de telemarketing

O que o atendente de telemarketing faz

O atendente de telemarketing é a pessoa responsável por fazer ou receber as ligações de uma empresa.

É o operador que, geralmente, irá esclarecer as dúvidas do cliente, ouvir suas sugestões, reclamações, zelando sempre pela satisfação do cliente em relação à empresa.

Atualmente, muitas empresas também trabalham com o atendimento via e-mail ou chat e essa função também é designada aos atendentes de telemarketing.

Quanto ganha

Existem algumas variáveis que contam na hora de definir o salário de um atendente de telemarketing.

Em alguns casos, para os operadores que trabalham ofertando produtos e serviços, uma comissão é acrescentada à sua remuneração, quando determinadas metas são alcançadas.

Entretanto, no geral, um salário de um operador de call center varia entre R$ 800 e R$ 1200 mensais para uma escala de 36 horas semanais.

Quantas horas um atendente de telemarketing pode trabalhar

Um atendente de telemarketing não pode trabalhar por mais de 6 horas diárias, segundo a legislação de trabalho. Se o horário de trabalho for entre 22h às 5h, então deverá ser reduzida 1 hora, de forma a ter, no máximo, 5 horas de carga horária diária de trabalho.

A função dos operadores de telemarketing foi equiparada a dos telefonistas e, por isso, a carga horária segue o mesmo requisito da legislação.

Confira:

Vagas

É possível encontrar diversas vagas sendo ofertadas para a função. Existem algumas empresas especializadas no serviço, que sempre possuem vagas em aberto.

A Atento, por exemplo, é uma Multinacional e no site da empresa você pode conhecer mais sobre a empresa e ainda se candidatar a uma vaga para atendente de telemarketing.

Onde um atendente de telemarketing trabalha?

Um atendente de telemarketing pode trabalhar em um Call Center, ou seja, em uma central de atendimento. Existem empresas que são especializadas em oferecer esse tipo de serviço e, dessa forma, eles terceirizam sua central de atendimento para outras empresas.

Entretanto, existem empresas que têm o seu próprio Call Center e, nesse caso, o operador irá trabalhar diretamente para determinada companhia.

Lei sobre atendente de telemarketing

É direito do atendente de telemarketing:

  • Jornada diária máxima de 6h;
  • Jornada semanal máxima de 36h;
  • Descanso mínimo de 15 minutos quando prorrogada a sua jornada;
  • Intervalo para refeição intrajornada e intervalo de descanso;

Além disso, um atendente de telemarketing tem todos os outros direitos trabalhistas garantidos, quando contratado sob regime CLT.

Atendente de Telemarketing: Emprego, Vaga, Cursos, Salários e Dicas
5 (100%) 1 vote[s]




Deixe uma resposta