Carteira de Trabalho Digital 2020

A carteira de trabalho digital 2020 permitirá ao trabalhador mais praticidade na consulta de seus vínculos de trabalho

A carteira de trabalho digital 2020 surge para tornar a consulta das informações referentes à vida profissional de um cidadão, muito mais rápida e precisa.

Diante desta nova modalidade de carteira, muitas dúvidas surgem, como por exemplo, se a carteira de trabalho digital 2020 vai substituir a carteira física, ou se a atualização da carteira digital será realizada eletronicamente.

Neste texto abordaremos todas as dúvidas qe possam surgir sobre este assunto, e se você deseja esclarecer as suas dúvidas, continue sua leitura.

Novas regras para a carteira de trabalho digital 2020

Se você, na condição de trabalhador, presta algum serviço na indústria, comércio, agricultura, pecuária ou atua profissionalmente em regime doméstico, é obrigado, por lei,  a possuir uma carteira de trabalho e previdência social.

A CTPS é um documento, de caráter obrigatório, que permite que todo o seu histórico como trabalhador esteja registrado nos bancos de dados dos órgãos responsáveis.

Desta forma, todo e qualquer benefício que esteja condicionado à posse e apresentação da carteira não serão interrompidos ou negados.

Já a carteira de trabalho digital 2020 é uma iniciativa do Ministério do Trabalho com o objetivo de tornar mais moderno o acesso do trabalhador à sua vida laboral e respectivos vínculos. A carteira digital é uma extensão da versão impressa da CTPS.

A carteira de trabalho digital 2020 está disponível para o trabalhador através de aplicativo disponível nas lojas de aplicativos de smartphones IOS e Android. Também será possível o acesso a carteira digital em sua versão Web, através do link https://servicos.mte.gov.br/.

A integração entre os diversos bancos de dados utilizados pelo governo federal permitirá que o trabalhador tenha acesso à todas as informações presentes na carteira em sua versão impressa.

Qual a diferença entre a carteira digital e a eletrônica?

Este tópico pode causar algum tipo de confusão, pois muitos acreditam que a carteira digital e a eletrônica são a mesma coisa, porém apresentam uma distinção clara.

A carteira de trabalho digital 2020 foi criada para funcionar como um extensor da versão impressa da CTPS.

Já a carteira eletrônica é uma nova forma de emissão da CTPS tradicional, com o intuito de agilizar a obtenção desse documento pelo trabalho que necessita comprovar sua relação profissional com determinada empresa ou pessoa.

Cabe lembrar que a emissão eletrônica da carteira só ocorrerá mediante preenchimento de requerimento formal pelo trabalhador.

carteira de Trabalho Digital 2020

Como vai ser a CTPS eletrônica

A CTPS eletrônica será uma nova modalidade de emissão da carteira impressa, não existindo qualquer tipo de conflito com a carteira de trabalho digital 2020. A CTPS eletrônica nasce como um novo canal de emissão da versão física da CTPS

A carteira digital reproduzirá as informações registradas na carteira eletrônica no momento de seu registro e emissão.

A CTPS física deixará de existir?

A CTPS física continuará existindo. E essa existência se faz necessário pois a CTPS física além de ser um documento de identificação civil é necessária para requisição de alguns benefícios trabalhistas.

Para realização destas requisições o trabalhador precisa apresentá-la em sua versão impressa.

O empregador vai poder fazer as anotações de maneira eletrônica?

A princípio as anotações realizadas pelo empregador seguirão o modelo atual, ou seja, todo o processo de registro de informações, do início ao fim do contrato de trabalho, será realizado manualmente no documento físico

O que ocorrerá na carteira de trabalho digital 2020 é a disponibilização das informações em versão digital, através dos bancos de dados que são utilizados governo federal.

Como funciona a CTPS digital

A carteira de trabalho digital 2020, por ser um alongamento da versão impressa, servirá para que o trabalhador tenha maior facilidade na consulta de informações referentes à seu histórico de trabalho.  As informações que poderão ser consultadas a qualquer momento são:

  • Dados pessoais: CPF do trabalhador, nome completo, data de nascimento, sexo, nome da mãe e nacionalidade;
  • Anotações realizadas na carteira: admissão, demissão, alteração salarial e de cargo;
  • Contratos de trabalho: todos os contratos de trabalho informados.

Quais as vantagens da carteira de Trabalho Digital 2020

A implantação da carteira de trabalho digital 2020 prevê que sejam percebidas as seguintes vantagens:

  • Maior e melhor aproveitamento de vagas de trabalho que estejam disponíveis, acarretando a redução do tempo de atendimento deste processo;
  • Centralização das informações trabalhistas em ambiente único, agilizando o processo de consulta e fiscalização pelo trabalho, de suas informações e vínculos profissionais;
  • Será possível a integração dos bancos de dados utilizados pelo Ministério da Economia.

Como e onde baixar carteira de Trabalho Digital 2020

A carteira digital 2020 poderá ser instalada nos smartphones que possuam sistema operacional Android e iOS, sendo a extensão do documento físico.

O download do aplicativo deverá ser realizado através da loja de aplicativos disponível em seu smartphone.

Após concluir o download você deverá realizar o acesso utilizando o mesmo login e senha de acesso ao portal do Governo.

Se você já possui o login e a senha é só informá-los para acesso ao aplicativo. Caso ainda não possua, acesse o link https://sso.acesso.gov.br/login?client_id=acesso.gov.br e realize o seu cadastro. Para criação de sua conta informe os seguintes dados:

  • CPF do trabalhador;
  • Nome completo do trabalhador;
  • Número de telefone celular para recebimento do SMS;
  • Endereço de e-mail.

Estas informações são solicitadas para que seja realizado o procedimento de validação junto ao portal do governo.

Após ler este artigo, com certeza todas as suas dúvidas sobre a carteira de trabalho digital 2020 foram esclarecidas.

Agora você possui informações suficientes para escolher se deseja continuar a utilizar a CTPS física para consultar suas informações, ou se prefere a versão digital.

Independente de qual seja a sua escolha, você já sabe que ainda precisará da carteira de trabalho e previdência social em sua versão física, por conta de alguns processos onde sua apresentação é obrigatória. Mas de fato a versão digital é uma excelente opção para consultas rápidas.




Deixe uma resposta