0800 seguro desemprego: Telefone, consulta, parcelas

Conheça o 0800 do seguro desemprego, e tire todas as suas dúvidas a respeito.

Para quem está precisando tirar dúvidas, a Caixa disponibiliza um número 0800 seguro para desemprego. Ele pode ser utilizado para tirar dúvidas e obter diversas informações que podem ser relevantes para quem está solicitando o benefício.

Para te ajudar a esclarecer algumas dúvidas a respeito deste canal de comunicação para os cidadãos, preparamos este artigo. Fique com a gente até o final do artigo e não tenha mais dúvidas.

0800 seguro desemprego

O seguro desemprego é pago para aqueles trabalhadores que foram dispensados sem justa causa. No total podem ser pagas entre 3 a 5 parcelas, mas uma série de fatores devem ser analisados.

Para auxiliar o trabalhador a tirar todas as dúvidas antes de solicitar o seguro desemprego, a caixa disponibilizou um telefone 0800.

Neste número será possível esclarecer questões a respeito do número de parcelas que você poderá receber, tempo mínimo de trabalho para recebimento do seguro desemprego, como proceder em caso de segunda solicitação, dentre outros.

0800 seguro desempregoRegras

A princípio, a principal regra para que o trabalhador tenha direito ao seguro desemprego é ter sido dispensado pelo empregador sem justa causa. Entretanto, existem outras regras que devem ser seguidas.

A primeira delas é que o trabalhador deverá ter sido empregado na empresa por pelo menos 1 ano (12 meses). Caso contrário ele tenha sido empregado por menos tempo não terá direito de receber o benefício.

É importante dizer eu o benefício pode ser concedido mais de uma vez para o mesmo beneficiário.

No caso da solicitação pela segunda vez, o trabalhador deverá ter exercido atividade remunerada, com carteira assinada por um tempo mínimo de 9 meses.

Para quem for solicitar o benefício pela terceira vez, o tempo mínimo de trabalho com carteira assinada é de seis meses.

É importante ressaltar ainda que o trabalhador não deve estar exercendo nenhuma atividade remunerada com carteira assinada para solicitar o seguro desemprego, nem durante o recebimento do benefício.

Ou seja, caso o beneficiário comece a trabalhar durante o período, a Caixa deve ser comunicada e o benefício suspenso.

Vale lembrar que caso haja alguma dúvida, o trabalhador sempre pode ligar no 0800 seguro desemprego.

Para receber o benefício, o trabalhador terá que primeiro atender todas as condições necessárias exigidas pela Caixa. Com toda a documentação certa, agora vem a parte de solicitar do seguro.

O trabalhador deverá se dirigir a um posto da Superintendência Regional do Trabalho e Emprego (SRTE), ou Sistema Nacional de Emprego (SINE), além de outros postos do Ministério do Trabalho (MT) que existam na sua cidade.

Caso o trabalhador já tenha uma conta, seja ela poupança ou corrente, na Caixa então a parcela é creditada automaticamente nesta conta.

Há também a possibilidade de realizar o saque em Lotérica, Autoatendimento da Caixa ou em qualquer agência. Isso é possível apenas para quem tem o cartão cidadão com senha cadastrada.

Seguro desemprego parcelas

O cálculo das parcelas do seguro desemprego é feito considerando-se a média doas 3 últimos salários recebidos pelo trabalhador.

Os documentos necessários para solicitar o benefício são:

  • Os três últimos holerites ou contracheques, recebidos antes da dispensa ocorrer;
  • Carteira de trabalho atualizada;
  • Comprovante de residência recente, com menos de 90 dias;
  • Documento de identidade;
  • CPF;
  • Cartão do PIS/PASEP;
  • Documento que comprove nível de escolaridade;
  • Extrato do FGTS ou algum outro documento que comprove que os depósitos do FGTS foram feitos;
  • Termo de rescisão contratual;
  • Requerimento do seguro desemprego que é entregue pelo empregador no ato da demissão.

0800 seguro desemprego: Telefone

O número para tirar dúvidas sobre como receber, quem tem direito ou quais documentos devem ser apresentados para solicitar o seguro desemprego é 0800 726 0207.

Este número funciona de segunda a sexta, entre as 8h até as 22h, e aos sábados entre as 10h e as 16h.

Telefone para agendar

Para ficar ainda mais fácil a solicitação do seguro desemprego, a caixa oferece ainda a possibilidade de agendamento.

Para os interessados, o agendamento deve ser feito obrigatoriamente através do site da caixa, na página referente ao seu estado.

Ao acessar a página do agendamento, é preciso selecionar o estado e o município, qual o tipo de atendimento (neste caso “Seguro Desemprego”), digitar o código de segurança que aparecerá na tela e escolher a melhor data e horário para você.

Para quem tiver dúvidas a respeito de como fazer o agendamento do seguro desemprego, pode ligar no 0800 726 0101.

Seguro desemprego telefone 158

O Ministério do trabalho também disponibiliza um canal de atendimento para seguro desemprego através do telefone 158.

As dúvidas são respondidas eletronicamente, através de perguntas pré-cadastradas em um banco de dados. Caso a sua dúvida não esteja neste banco, alguém da ouvidoria do Ministério do Trabalho retornará para o trabalhador em um prazo de até 5 dias úteis.




Deixe uma resposta