Consultar Saldo seguro desemprego pela internet

Consultar Saldo seguro desemprego pela internet – O Brasil atravessa um momento econômico difícil. Com a inflação cada vez mais alta, os economistas afirmam que a situação não deve melhorar ainda esse ano.

Uma das alternativas encontradas por muitas empresas para sobreviver à crise é justamente o corte de pessoal.

Infelizmente, ninguém está tranquilo diante do cenário atual e em momentos de instabilidade como esse, é sempre bom poder contar com o auxílio do Seguro Desemprego.

Você pode gostar de ler também:

Índice do Artigo

Quem tem direito ao seguro desemprego

O Seguro Desemprego é um dos principais benefícios concedidos pelo INSS e destina-se a trabalhados formalizados que foram demitidos sem justa causa.

O benefício é pago em 3 a 5 parcelas que podem ser recebidas de maneira consecutiva ou alternada.

O Seguro Desemprego sofreu algumas mudanças desde a sua criação como forma de conter os gastos do Governo com o benefício. De acordo com a nova regulamentação, o programa adotou 3 critérios diferentes para cada solicitação do benefício.

Para requerer o benefício, pela primeira vez, o empregado deverá ter no mínimo 12 meses e no máximo 23 meses de vínculo empregatício, comprovado, com o seu empregador para receber quatro parcelas. Já para receber cinco parcelas, na primeira solicitação, é preciso comprovar o vínculo empregatício com o seu empregador por no mínimo 24 meses.Consultar Saldo seguro desemprego pela internet

Para requerer o benefício, pela segunda vez, o empregado deverá ter no mínimo 9 meses e no máximo 11 meses de vínculo empregatício, comprovado, com o seu empregador para receber três parcelas. Para receber quatro parcelas, é necessário ter no mínimo 12 meses e no máximo 23 meses de vínculo empregatício. Já para cinco parcelas é preciso de no mínimo 24 meses de vínculo com o empregador.

Para requerer o benefício, pela terceira vez, o empregado deverá ter no mínimo 6 meses e no máximo 11 meses de vínculo empregatício, comprovado, com o seu empregador para receber três parcelas. Para receber quatro parcelas, é necessário ter no mínimo 12 meses e no máximo 23 meses de vínculo empregatício. Já para cinco parcelas é preciso de no mínimo 24 meses de vínculo com o empregador.

Como receber o Seguro Desemprego

Para receber o benefício, além de se enquadrar nos novos critérios, é necessário dar entrada no pedido em uma agência SRTE (Superintendências Regionais do Trabalho e Emprego), SINE(Sistema Nacional de Emprego) ou MTE(Ministério do Trabalho e Emprego). Também é possível solicitar o benefício em uma agência credenciada da Caixa Econômica.

Para dar entrada no pedido de Seguro Desemprego é necessário estar de posse de alguns documentos. São eles: Comunicação de Dispensa e Requerimento do Seguro Desemprego, que são preenchidos pelo empregador após a demissão.

É necessário também estar de posse do Termo de Rescisão de Contrato quitado pelo empregador, Carteira de Trabalho e Previdência Social, Documentos de Identificação (RG, Certidão de nascimento ou casamento, carteira de motorista com foto, certificado de reservista ou passaporte), CPF, PIS ou Cartão do Cidadão e também os dois últimos holerites.

Vale ressaltar que o pedido de Seguro Desemprego deve ocorrer até 120 dias a contar do dia seguinte à demissão.

Após ter dado entrada no pedido, se não houver nenhum problema, o primeiro depósito do Seguro Desemprego cairá 30 dias após a data do requerimento do benefício. O pagamento é feito por intermédio da Caixa Econômica Federal.

Consultar Saldo seguro desemprego pela internet

Existem inúmeras maneiras de se consultar o saldo e o extrato do Seguro Desemprego Consultar Saldo seguro desemprego pela internet. Pode-se realizar o procedimento em uma Agência Caixa, Casas Lotéricas credenciadas pelo Banco ou diretamente do caixa eletrônico nas agências da Caixa Econômica. Para realizar a consulta, esteja de posse de seus documentos e do número de seu PIS ou Cartão Cidadão.

Opcionalmente, é possível realizar a consulta pela internet, diretamente no site da Caixa. Para isso, clique aqui.

Consultar Saldo seguro desemprego pela internet

Na página, basta informar o número de seu PIS e inserir sua senha de internet Caixa. Caso ainda não possua uma senha, basta clicar em “Cadastrar Senha” e seguir os procedimentos para criar uma.

Caso seja necessário criar uma senha, será necessário preencher um formulário com informações de identificação.

Esse artigo foi útil? Compartilhe com os seus amigos.

Ficou com dúvidas sobre consultar Saldo seguro desemprego pela internet? Deixe nos comentários.