É possível juntar vínculo empregatício para pedir o Seguro Desemprego

O Seguro Desemprego, por ser um dos benefícios trabalhistas mais importantes do governo para os trabalhadores formais brasileiros, ainda geram muitas dúvidas sobre vários aspectos do benefício. Uma dessas dúvidas é sobre a possibilidade de juntar vínculo empregatício para pedir o Seguro Desemprego. Isso porque, para se ter direito aos valores, a depender da quantidade de solicitações, é necessário cumprir um período determinado de trabalho formal registrado.

A legislação está em constante mudança e o trabalhador deve ficar atento a isso para não perder os seus direitos ou tomar ações que acredite que vão lhe trazer benefícios financeiros quando na verdade lhe tiram o direito a receber os seus direitos do Seguro Desemprego.

Então, se você quer saber se é possível juntar vínculo empregatício para pedir o Seguro Desemprego e muito mais, continue a leitura.

Você pode gostar de ler também:

juntar vínculo empregatício para pedir o Seguro Desemprego

Regras para juntar vínculo empregatício para pedir o Seguro Desemprego

É necessário entender que para juntar vínculo empregatício para pedir o Seguro Desemprego existem regras definidas, segundo o PAT (Posto de Atendimento do Trabalhador) é possível sim juntar dois ou mais empregos para receber o benefício do Seguro Desemprego e muitos trabalhadores não sabem disso e acabam perdendo este benefício e quando percebem já passou o prazo para dar entrada e recebê-lo, estas dúvidas aparecem principalmente para aqueles que estão trabalhando há muito tempo e requisitaram o benefício poucas vezes ou mesmo nenhuma.

O recebimento do benefício do Seguro Desemprego somente é possível quando o trabalhador comprovar que os empregos foram seguidos, ou seja, quando conseguiu outro em um curto espaço de tempo, isso comprova que o trabalhador não está pretendendo agir de má fé com o Ministério do Trabalho, aproveitando-se do direito de receber o benefício.

Seguro Desemprego e o Mercado de Trabalho

Agora quando o trabalhador for solicitar o Seguro Desemprego ele é encaminhado imediatamente ao mercado de trabalho, havendo vagas compatíveis com a sua função, e isso faz com que diminuam os gastos com o Seguro Desemprego, isso faz com que os cofres fiquem mais preparados para a população que só tende a aumentar com o passar dos anos.

O trabalhador conta também com o benefício de cursos que pode fazer para qualificar-se mais ao mercado de trabalho, afinal existem diversos casos em que o trabalhador entra em uma rotina no trabalho em que as atividades que executa acabam não sendo mais compatíveis com as suas funções, o que dificulta a sua recolocação no mercado de trabalho, já com os cursos oferecidos ele fica mais preparado para novas vagas que vão surgindo.

O que acontece se eu não comparecer nas convocações?

Agora que você já sabe como juntar vínculo empregatício para pedir o Seguro Desemprego e sabe como funciona o projeto de recolocação no mercado de trabalho, entenda o que acontece em relação às convocações.

Um problema que costuma ocorrer é o fato do trabalhador ser convocado para novas vagas de emprego e não comparecer nas entrevistas, caso isso aconteça por mais de 3 vezes ele perde o direito de receber o Seguro Desemprego, a não ser que o motivo seja plausível, porém se o trabalhador aceitar a vaga e for novamente dispensado, desde que não seja por justa causa, ele tem novamente o direito de receber o benefício.

Casos como a mulher que precisa parar de trabalhar para cuidar dos filhos por falta de outra opção ou quando existe algum caso de doença em que é necessária a presença do trabalhador, estes são alguns dos casos em que é aceito o pedido de saída do emprego, continuando com o recebimento do seguro Desemprego.

Conclusão sobre é possível juntar vínculo empregatício para pedir o Seguro Desemprego

Você percebeu que é possível sim juntar empregos para receber o benefício do Seguro Desemprego, mas é importante que não se quebre as regras para não perder este direito e também se deve ficar atento com as constantes mudanças nas leis e com os prazos de requerimento do benefício.

Esse artigo foi útil? Compartilhe com os seus amigos.

Ficou com dúvidas sobre se é possível juntar vínculo empregatício para pedir o Seguro Desemprego? Deixe nos comentários.