Contaminada por Coronavírus: Vou perder meu emprego?
Contaminada por Coronavírus: Vou perder meu emprego? Essa tem sido uma grande dúvida de milhões de trabalhadores. Meu empregador não suspendeu as atividades da empresa, e estou contaminada com Coronavírus, o que fazer?
O Coronavírus tem afetando parte da população mundial e isso é motivo de muitas preocupações. Além disso as coisas ficam mais difíceis por que se trata da saúde populacional quem em consequência afeta o emprego.
Então as pessoas ficam desesperadas por que se trata de uma doença contagiosa também chamado de COVID-19. Portanto elas ficam assustadas em pensar que estão contaminadas por coronavírus
O Corona é um vírus que atua desde 1960, ele é transmissível e causa infecções respiratórias. Desta forma precisamos evitas aglomerações de pessoas por isso há casos de suspensão das atividades no trabalho.
Índice do Artigo
Essas doenças respiratórias podem evoluir no organismo das pessoas de forma agressiva ou moderada. Vamos ver os meios de transmissão:
- Saliva;
- Espirro;
- Tosse;
- Secreção nasal;
- Comprimentos por contatos;
- Contato com coisas e lugares contaminados;
- Contato com nariz, boca ou olhos;
- Aglomeração;
A pessoa que estiver contaminada por coronavírus deve se resguardar e seguir as orientações médicas. Assim prestar atenção nos meios de transmissão da doença e se isolar.
Portanto sabemos que ainda está sendo feita muitas investigações a respeito do contágio do vírus. Além disso o tempo de incubação é de 5 dias, com intervalo que chegam até 15 dias, depois surgi os sintomas.
Sabemos que os sintomas são aqueles que parecem com uma gripe normal por isso devemos ficar muito atento. Veja os sintomas:
- Febre alta;
- Fadiga;
- Tosse sem secreção;
- Algumas pessoas apresentam dor no corpo;
- Dor de garganta;
- Nariz congestionado e muita coriza;
- Diarreia;
- Muita dificuldade para respirar;
Contudo sabemos que existem pessoas que não irão manifestar nenhum desses sintomas. No entanto há pessoas que são mais propensas a ser contagiadas.
Assim elas estão no grupo dos idosos, pessoas com pressão alta, problema de coração e diabetes. Além disso a doença pode chegar mais agressiva no organismo dessas pessoas.
Tratamento
Acima de tudo é muito importante o tratamento para a pessoa contaminada por coronavírus, não há um cuidado especializado. Assim a recomendação é de descanso, ingerir bastante água.
No caso de dor ou febre é necessário a recomendação médica para um antitérmico e analgésico. Podemos tomar um banho quente para alivio de dores no corpo.
Concluímos que assim que os sintomas surgirem a pessoa deverá buscar um atendimento de saúde imediatamente para ser orientado. Dessa forma será feito o diagnostico com coleta de matérias respiratórias e de sangue.
Como fica o emprego das pessoas contaminadas por COVID-19
Com isso tudo, muitas pessoas estão sendo suspensas de seus trabalhos, sem que haja incapacidade de realizar as atividades. Mas por causa da lei 13.979\200 essa situação foi criada para combate a propagação do vírus.
Então se caso de isolamento ou afastamento do serviço por 40 dias, essas faltas vão ser justificáveis. Dessa forma os trabalhadores podem ficar tranquilos que estão assegurados pela lei.
Assim o colaborador não terá o dia descontado em seu salário o empregador vai arcar com todos os dias de afastamento em favor da saúde pública.
Depois disso temos outra questão que o empregado pode ser afastado por médicos para tratamento ou por não conseguir realizar suas atividades. Assim quando for mais de 15 dias terá que entrar com auxilio doença pelo INSS.
Então a pessoa contaminada por coronavírus que se ausentará será assegurado pelo INSS até que termine seu tempo de tratamento.
De acordo com a iniciativa de algumas empresas elas afastam algumas pessoas que pertencem ao grupo de risco. Portanto da mesma forma haverá que ter um acordo entre as duas partes.
Se empresa quiser oferecer trabalho remoto não poderá ser por obrigatoriedade e sim se colaborador concordar e da mesma forma não poderá ser descontado do seu salário.
Concluímos que as pessoas afastadas por orientação do Estado, receberão da empresa normalmente. Agora as pessoas afastadas por mais de 15 dias por impossibilidade e tratamento receberão auxilio doença.
Muitas empresas estão mudando suas rotinas por causa dessa pandemia, muitas estão afastando seus empregados. Assim outras empresas estão vivenciando um dia após outro.
Existem empresas que tomaram medidas protetivas para seus colaboradores, os empregadores não suspenderam o funcionamento. Dessa forma estão fazendo com que seus empregados trabalhem de luvas, máscaras e as temperaturas são medidas durante o dia.
Dessa forma outras empresas adotaram também o home oficie é uma forma de se evitar aglomerações na empresa e contato uns com outros, assim ajuda evitar a pandemia.
No entanto farmácia e supermercados precisam deixar à vontade o uso de álcool em gel, luvas, máscaras, sabão e água corrente. Portanto se a empresa não tiver como condição de dar um amparo para funcionário é melhor suspender as atividades.
10 formas de se prevenir do COVID-19
Vejam as formas mais simples que se prevenir da propagação da doença se proteja de acordo com as instruções médicas.
- Manter-se fora do alcance das pessoas doente;
- Lave as mãos o tempo todo;
- Usar lenço descartável para higienização nasal;
- Esconder o nariz e aboca para tossir e respirar;
- Lavar as mãos após tossir ou espirrar;
- Não coçar nariz nem os olhos em locais públicos;
- Não dividir objetos pessoais;
- Manter – se em ambientes bem ventilados;
- Não ter contato com a pessoa contaminado por coronavírus;
- Evitar contato com animais e crianças gripadas;