Contracheque Online: Veja como acessar no Portal do Servidor

O contracheque online vem ganhando espaço em pequenas, medias e grandes empresas. Entenda porquê.
O avanço da tecnologia permitiu que o contracheque se tornasse um recibo facilmente emitido pela internet. O Portal do servidor facilita bastante o acesso ao seu contracheque online e também a outros benefícios. Veja abaixo como é fácil ter acesso a seu contracheque online de forma totalmente segura.

O que é contracheque online

O contracheque on-line é exatamente como um contracheque, ou holerite, comum impresso em papel. Além da forma como são entregues a quem os recebe não há muitas diferenças que possam torna-los inválidos.

Por ser um papel que pode vir a ser bastante importante para seus benefícios futuros ele deve ser guardado. É importante guarda-lo de maneira que possa ser facilmente encontrado caso precise obter alguma informação contida nele.

Você deve mantê-lo consigo por pelo menos cinco anos. Caso você saia da empresa onde recebia o contracheque pode guarda-lo por dois ou mais anos se assim quiser.

Quanto ao contracheque on-line é um recibo gerado somente pela internet em sites de servidores públicos do seu Estado. Este contracheque não precisa ser necessariamente assinado.

Todavia, é importante que você tenha se cadastrado no Portal do Servidor para poder obtê-lo. Todos os dados que você fornecer na hora de fazer o cadastramento servirá como comprovante de identidade. Ou seja, servirá como prova de que aquele contracheque on-line é realmente pertencente a você.

Como funciona o contracheque online

O contracheque online, diferente do contracheque comum impresso, pode ser gerado por você a qualquer momento de qualquer lugar.

Nele você encontrará todas as informações do valor de seu salário. Saberá detalhadamente o que foi descontado e acrescido daquele valor. Você também pode ficar por dentro dos valore de seus benefícios como FGTS e INSS.

Aqui vão os passos básicos que você precisará seguir para sabe como funciona ou como gerar o seu contracheque online.

  • Primeiro você precisa fazer o cadastro de seu e-mail no setor de RH de onde você trabalha
  • Feito isso, eles lhe enviarão uma senha provisória para que você cadastrar ao tentar seu primeiro acesso no portal do servidor

Após fazer o seu cadastramento na página de contracheques do portal do servidor atente-se aos passos seguintes.

  • Acesse o portal do servidor público de seu Estado
  • Role para baixo até encontrar uma curta lista de atividades que você pode fazer naquele site. Tais como cursos, concursos públicos, validação de contracheque e contracheque
  • Escolha a última opção “contracheque”
  • A nova janela que irá se abrir irá lhe pedir alguns dados como órgão emissor e número de matricula
  • Clique em emitir

O número da matricula e o órgão emissor serão dados a você assim que sua primeira inscrição for concluída. Tal como a senha provisória que você deverá alterar conforme vá se adequando ao uso do site.

O site é totalmente seguro, por isso é importante que esses dados sejam informados de maneira correta. Assim o site saberá que você é um servidor público, aposentado ou pensionista que possui direito ao recebimento de contracheques.

contracheque

O contracheque on-line terá validade como documento oficial?

Se você optar por imprimir o seu contracheque online, não se preocupe quanto a sua validação. Ele vira imprimido com o brasão do governo de seu Estado.

Nele também será impresso um código de autenticação que será valida para qualquer tipo de instituição que exija a apresentação desse contracheque.

O contracheque online é um tipo de recibo que, mesmo online, já é validado pelo governo. Ao imprimi-lo essa validação continuará. Seu contracheque aparentará ter sido acabado de ser imprimido oficialmente por seu empregador.

Fora que, além de ser muito mais pratico de obter, o contracheque online apresenta vantagens como:

Custos menores em sua apuração

Contracheques online diminuem gastos de tempo e dinheiro. Especialmente na hora em que os contracheques estão sendo produzidos.

Não haverá necessidade de gastar com material e o tempo necessário para preencher os dados do funcionário no contracheque.

Sem risco de conter erros humanos

Um contracheque online reduz muito esses erros. Todos os dados serão computadorizados e revisados minuciosamente antes de serem lançados no sistema.

Sempre será possível acessar seus dados

Se tornará muito mais fácil para o empregado ou empregador buscar contracheques online antigos. Dispensando uma busca prolongada em inúmeros papeis.

Como acessar o contracheque online Teresina

  • Para acessar o seu contracheque online de Teresina acesse o site da prefeitura de sua cidade no interior de Teresina
  • Rolando até o final da página aparecera inúmeras opções de serviços
  • Selecione contracheque e adicione seus dados de cadastro
  • Aperte “emitir”

Como acessar o contracheque online Salvador

  • Acesse o site contracheque.salvador.ba.gob.br
  • A página lhe direcionará diretamente para o portal de emissão de contracheques
  • Digite seus dados de cadastro, senha e órgão emissor
  • Aperte emitir

Como acessar o contracheque online Fortaleza

  • Acesse contracheque online – prefeitura de Fortaleza
  • A primeira pagina será a pagina destinada ao servidor
  • Digite sua matricula e senha e aperte entrar
  • A próxima pagina exigirá alguns dados que você deverá preencher
  • Em seguida, aperte emitir
  • Seu ultimo contracheque será emitido logo em seguida

 

Se gostou do post, vote!




Deixe uma resposta