Emprega Brasil – Cadastro, portal, vagas

O site do governo Emprega Brasil, tem como objetivo reunir em um único banco de dados as informações de trabalhadores e vagas disponibilizadas nas agências de emprego do SINE, em todo país.

Possibilita o auto encaminhamento de trabalhadores às vagas de emprego disponibilizadas no portal e padronizar e integra o atendimento aos trabalhadores e empregadores na rede de atendimento.

Você conhecia o Emprega Brasil? Vamos explicar melhor o que é esse portal e porquê você deveria conhecer.

O que é Emprega Brasil

O Emprega Brasil disponibiliza a população melhores condições para o encontro do trabalho, investindo em políticas públicas e ações que ajudam as pessoas a entrarem novamente no mercado.

O Portal Emprega Brasil é a nova Plataforma do Ministério do Trabalho (MTb), desenvolvida com recursos do Fundo de Amparo ao Trabalhador (FAT), que tem como objetivo tornar as políticas públicas de emprego ainda mais próximas do cidadão, modernizando os serviços disponibilizados nos Postos de Atendimento do SINE e proporcionando maior agilidade, independência e transparência, por meio da internet.

Aos trabalhadores, são disponibilizadas ações de emprego que auxiliam na busca e na preservação do trabalho com qualidade e garantias trabalhistas e previdenciárias.

Para as empresas estão disponíveis aplicações que possibilitam o encontro mais rápido do trabalhador desejado, além de auxiliá-las no atendimento das disposições trabalhistas.

Emprega Brasil

Quais os serviços disponíveis

O portal Emprega Brasil oferece facilidade em serviços tanto para empregadores quanto para trabalhadores. Podemos citar entre os serviços:

Para o trabalhador:

Possibilita aos trabalhadores desempregados que solicitam o benefício do Seguro-Desemprego o encaminhamento às vagas de emprego disponíveis no Portal Emprega Brasil e aos cursos de qualificação profissional, entre eles o Pronatec, visando agilizar a sua recolocação no mercado de trabalho.

Também facilita a consulta da situação do seu requerimento de Seguro-Desemprego e informações sobre o benefício, verificar vagas de emprego de acordo com o seu perfil profissional, procurar cursos de qualificação, obter informações sobre o benefício Abono Salarial e consultar a Classificação Brasileira de Ocupações (CBO).

Para a empresa:

Enviar Requerimento de Seguro-Desemprego, disponibilizar vagas de emprego, verificar o currículo de trabalhadores, enviar declaração do CAGED, enviar demandas de qualificação profissional e, assim como para o trabalhador, consultar a Classificação Brasileira de Ocupações (CBO).

Como fazer o cadastro no Emprega Brasil

Para ter acesso as vagas de emprego disponibilizadas através do portal, é necessário que o trabalhador faça o cadastro no site. Para isso:

  • Acesse a página de cadastro do Emprega Brasil –
  • Preencha os dados solicitados como nome completo, CPF, data de nascimento, nome da mãe e Estado de Nascimento.
  • Se for do exterior, selecione logo abaixo o botão “Não sou brasileiro”.
  • Caso todas as suas informações estejam corretas, o site irá direcionar para um questionário com cinco preguntas sobre seu histórico de trabalho.

É importante que todos os seus dados cadastrados estejam corretos para acessar as vagas de emprego.

Como encontrar vagas no Emprega Brasil

Além de pesquisar as vagas de emprego disponíveis no SINE, por meio do Sistema de Intermediação de Mão de Obra (IMO) você poderá:

  • Cadastrar-se;
  • Atualizar o cadastro;
  • Agendar entrevistas de emprego.

Tudo isso com muita facilidade e agilidade.

Como acessar?

Clique em “Cadastrar Trabalhador?” e preencha todos os dados do pré-cadastro. Em seguida, você receberá seu e-mail de confirmação. Acesse o sistema com o login e senha e complete seu cadastro.

Para acessar as ações de Intermediação de Mão de Obra pela Internet e ser direcionada para entrevistas de vaga de emprego é necessário ter, no mínimo, 14 anos de idade, informar o e-mail e os seguintes documentos PIS/PASEP/NIS/NIT, CPF, RG, CTPS.

Que tal se cadastrar no Emprega Brasil?

O Emprega Brasil é mais uma oportunidade para quem está empregado arrumar um trabalho. Se esse é seu caso, não deixe de se cadastrar e procurar uma oportunidade que se enquadre no seu perfil.

Esperamos ter ajudado! Deixe um comentário nos contando se você conhecia ou não o Emprega Brasil e compartilhe esse texto para ajudar mais pessoas.

Emprega Brasil – Cadastro, portal, vagas
5 (100%) 1 vote



Deixe uma resposta