O que é contracheque, quem tem direito

Já ouviu falar sobre Holerite? Não? E que tal contracheque? Holerite é o nome menos conhecido de contracheque. Veja abaixo o que é e qual a importância de exigir o contracheque.

Hoje em dia é não é muito comum receber contracheque impresso. Isso ocorre porque a tecnologia alcançou até mesmo a forma como os pagamentos de salários e abonos são realizados.3

Holerite ou como é conhecido, contracheque, foi criado na intenção declarar o que se ganha e de que fosse muito mais fácil exigir seus direitos trabalhistas.Você sabe por que é muito importante a exigência do seu contracheque ou tem ideia do que isso significa? Se não, veja tudo bem explicado abaixo no artigo que preparamos para você.

O que é contracheque

Contracheque é um recibo referente ao valor de seu pagamento por serviços prestados. É uma maneira segura que o trabalhador recebe para acompanhar os crescimentos e também descontos de todo o valor de seu salário. Você também encontra informações como:

  • Valores descontados de convênio médico
  • Valores descontados de faltas não justificadas
  • Valor acumulado de bônus do FGTS
  • Valores adicionais por hora extra ou serviço a mais prestado

Quem tem direito

Tem direito ao recebimento do contracheque quem trabalha de carteira assinada para uma empresa. Se você recebe o salário através de cheques ou dinheiro em espécie, o contracheque também é um direito seu.

Pode receber o contracheque também quem não possui um tempo de trabalho emitido pelo INSS. Quem paga o INSS geralmente recebe uma certidão com validação do valor adequado por mês em uma empresa.

Se um trabalho que recebe um valor de serviços não paga o INSS ele não recebe essa certidão. Sua única forma de comprovar em algum momento que recebe tal valor por um serviço prestado é através do contracheque.

O que acontece se um trabalhador não receber o contracheque?

O contracheque é um direito garantido de todo trabalhador de carteira assinada. Caso a empresa deixe de entrega-lo o trabalhador pode, e deve, exigir seus direitos de indenização por danos morais.

Essa medida deve ser tomada porque sem a apresentação de um contracheque um trabalho não pode exigir seus direitos trabalhistas.

Por exemplo, aqueles que recebem mais de um salário mínimo em  2019 não serão capazes de declarar seu imposto de renda. Isso pode gerar sérios problemas na vida dessas pessoas.

Além de não ter como comprovar sua renda para compras seja em lojas ou em financiamentos de casa e carro.

Também pode ser negada a abertura de contas físicas em bancos e solicitações de crédito. Até mesmo para conseguir uma vaga na escola infantil pública é necessário estar trabalhando e ter o contracheque para provar isso.

contracheque

Como tirar contracheque pela internet?

Para retirar seu contracheque pela internet é bem simples

  • Entre no Portal do servidor da sua empresa (se existir)
  • Vá até a categoria Serviços
  • Feito isso, escolha a opção Contracheque
  • Logo irá aparecer a página com exigência de alguns dados como órgão e matrícula.

As informações requeridas podem ser encontradas em carteira de trabalho assinada, no contrato com a empresa ou até mesmo em contracheques anteriores recebidos.

Caso você não consiga acessar seus contracheques através do portal do servidor. Logo abaixo dos dados de matrícula o site oferece assistência.

Ele irá lhe orientar de forma simples e prática como conseguir receber seus contracheques. Você também poderá tirar seu contracheque através de outros sites na internet. Sites como:

  • Portal da transparência
  • Portal Contra Cheque Online

Portal da transparência

O portal da transparência também é um meio de se conseguir tirar o seu contracheque pela internet. Este é um portal destinado a atividades trabalhistas e oferece varias opções do que fazer.

No site você pode executar orçamentos financeiros, fazer licitações e também tirar o  seu  de maneira rápida e fácil. Veja:

  • Após entrar no site um menu de opções se tornara visível para você.
  • Va até a opção contracheque
  • Após selecionar essa opção um pequeno texto sobre para que serve o Contracheque será apresentado.
  • Logo abaixo aparecerá a opção em azul Consulta contracheque
  • Ao clicar nessa opção você será direcionado para a página de contracheque
  • Eles irão lhe pedir alguns dados. Após preencher tudo clique na opção pesquisar
  • Seus contracheques aparecerão logo abaixo na opção resultados

Portal Contra Cheque Online

No portal Contracheque Online você deve primeiro informar o seu estado. Caso tenha trabalhado em outro estado informe o estado em que trabalhou.

  • Logo abaixo de seu estado referente aparecerá uma ficha com dados que você precisará preencher.
  • Após o preenchimento desses dados, você deve clicar em consultar.
  • A nova pagina que irá abrir apresentará o contra cheque da data requerida por você.

No Portal Contra Cheque Online você também tem a opção de validar seus holerites. Basta cadastrar as informações pedidas e clicar em validar.

Por quanto tempo guardar contracheque?

É recomendado guardar todos os contracheques assinados e recebidos por pelo menos 5 anos. Em algum momento durante esse longo período você precisará exigir algum direito trabalhista que demandará a demonstração de contra cheques assinados por você.

No entanto, caso você venha a sair dessa empresa antes de um período de cinco anos, continua sendo importante guardar os contracheques por pelo menos de 2 a 3 anos.

Os contracheques serão a garantia futura de que você seus benefícios depois de sair de uma empresa. Pois cada contra cheque valida seu tempo de trabalho e salário recebido.

Se você foi demitido você poderá exigir o seu FGTS (Fundo de garantia do tempo de serviço). Para que seus benefícios sejam todos entregues você precisará dos recibos assinados. Isso evita fraldes na hora em que for retirar o dinheiro de seu benefício.

 

O que é contracheque, quem tem direito
5 (100%) 1 vote[s]




Deixe uma resposta