Como se comportar em uma entrevista de emprego

Está à procura de conselhos infalíveis para passar naquela entrevista de emprego tão desejada? Neste artigo você encontrará todas as informações que te tornarão o candidato ideal.

Passar na entrevista de emprego é só o primeiro passo para ter uma carreira profissional de sucesso. Mas é também a etapa que gera mais insegurança e ansiedade.

O mais importante para ter em mente é que a empresa está em busca de alguém que lhe traga benefícios. Tudo o que você precisa fazer, é apresentar-se como essa pessoa.

Nesse artigo você será instruído sobre todas as etapas de uma entrevista de emprego e como se preparar previamente para elas. Se você colocar todas essas dicas em prática, com certeza alcançará grande destaque.

Confira e saiba mais:

Como é uma entrevista de emprego

Uma entrevista de emprego é um processo seletivo que visa encontrar um profissional que atenda às necessidades atuais da empresa. Esta seleção só é realizada quando há uma demanda interna na empresa que não pode ser atendida pelos profissionais que já participam dela.

Portanto, um entrevistador, estará à procura de uma solução para esta demanda. E a fim de encontrar o melhor profissional, realizará diversas perguntas, testes e até dinâmicas.

Quando você realiza um cadastro para uma entrevista de emprego, seu currículo é anexado e enviado à empresa. Logo, o entrevistador já terá informações sobre você antes do início da mesma.

As primeiras perguntas irão se concentrar nas informações fornecidas pelo seu currículo. Então, é recomendado que o mesmo esteja recheado com dados que gerem uma boa discussão e fomentem o interesse do entrevistador.

Após essa primeira etapa, as perguntas irão se voltar mais especificamente para a sua personalidade como funcionário, e as suas aspirações para o futuro. Nessa parte, é imprescindível que você demonstre que valor você pode agregar à empresa.

Por fim, o entrevistador pode realizar testes de personalidade com você, e até mesmo dinâmicas individuais e em grupo. Para testar se a sua personalidade profissional se adéqua à necessidade da instituição.

Nos próximos tópicos abordaremos com mais detalhes a forma que você deve se comportar durante a entrevista, e como responder às principais perguntas feitas.

Como se comportar em uma entrevista de emprego

Para que você tenha bastante destaque em relação aos outros candidatos da entrevista de emprego, é necessário que você adote certo comportamento. Esteja bastante atento, não só ao que você fala, mas também à sua linguagem corporal.

Existem muitos artigos, vídeos e cursos disponíveis na internet que podem te auxiliar a aprimorar a sua linguagem corporal. De modo a transmitir uma ideia de autoconfiança, talento e produtividade.

É normal ficar ansioso e nervoso antes e durante uma entrevista de emprego. Mas é preciso que você aprenda a não permitir que essas emoções transpareçam em seu comportamento ou atitude.

Dessa forma, você demonstrará autocontrole e profissionalismo. Não se esqueça de que você precisa vender ao entrevistador o seu valor como profissional. Portanto, é necessário que o seu discurso esteja em sincronia com as suas atitudes.

como se comporta em uma entrevista de emprego

Perguntas de entrevista de emprego

Abaixo preparamos uma lista com as perguntas mais comuns feitas durante uma entrevista de emprego:

Me conte um pouco mais sobre você

Ressalte qualidades que estejam de acordo com o que a empresa busca. Ou seja, se a instituição preza por atividades em grupo, diga que você é bom em liderar equipes, que é bom em lidar com pessoas e etc.

Também cabe ressaltar experiências de vida e profissionais que demonstrem a sua expertise nessa área.

Quais são os seus defeitos? Me dê 3 exemplos

Nesta questão você será avaliado pela sua sinceridade, hesitação e, é claro, pelo impacto que os seus defeitos podem ter na empresa.

E as suas qualidades?

Venda a sua qualidade profissional, destaque os pontos da sua personalidade que te tornam útil para a vaga. Mas não fale muito sobre si, diga apenas o suficiente para que o entrevistador enxergue sua autoconfiança.

Porque você tem interesse por essa vaga?

Para responder a essa questão é imprescindível que você tenha estudado sobre a empresa previamente. Destaque os pontos que mais lhe chamaram atenção e que mais condizem com a sua personalidade.

Porque deveríamos te contratar?

Essa é a hora de vender o seu peixe. Nesse momento da entrevista de emprego você precisa deixar bem claro qual valor você pode agregar à empresa. Não se esqueça, você deve ser a solução para a demanda da vaga.

  1. O que aconteceu no seu emprego anterior?

Essa questão serve para o entrevistador conhecer os seus antecedentes. Não minta e nem omita informações, pois ele pode checar tudo ligando para o seu ex patrão.

  1. Qual o seu emprego dos sonhos?

Não faça exigências demais. Diga apenas que deseja um local com ambiente de trabalho saudável e que oferece oportunidades de crescimento por meritocracias.

Dicas para entrevista de emprego

Aqui vão algumas dicas de comportamento muito úteis para qualquer entrevista de emprego que você fizer. Siga essas dicas à risca, e o caminho para o sucesso estará praticamente garantido:

  • Seja pontual, de preferência, chegue até um pouco antes do horário.
  • Examine seus concorrentes. Observe aqueles que demonstram mais autoconfiança. Tente ajustar a sua postura para se tornar semelhante à deles.
  • Releia o seu currículo. Tenha na memória todas as informações, para responder às perguntas iniciais do entrevistador sem hesitação.
  • Sorria, seja simpático. Porém, não abandone a formalidade.
  • Demonstre entusiasmo pela vaga de emprego e pela empresa.
  • Olhe o entrevistador nos olhos. Não desvie o olhar quando estiver respondendo às perguntas.
  • Demonstre estar atento às falas do entrevistador. Não fique reparando nos objetos da sala, e muito menos mexendo em papéis, canetas e etc. Muita gente se comporta dessa forma pela ansiedade, controle o seu nervosismo e demonstre sua habilidade profissional.
  • Não manifeste desespero pela vaga. Não fique ressaltando o quão esforçado você é, e o quanto precisa de uma oportunidade. Você deve demonstrar o valor que você pode agregar à empresa, e não como essa vaga de emprego seria a sua salvação.
  • A aparência é importante. Antes de chegar o dia da entrevista de emprego, pesquise o dress code da empresa. Observe se as pessoas que trabalham nela se vestem de forma mais formal ou informal. E com base nessa informação, escolha a melhor roupa para a ocasião.

Roupa para entrevista de emprego

Como dito no tópico anterior, a aparência é extremamente importante durante uma entrevista de emprego. O mais comum é que as empresas optem por um dress code mais formal, ou seja, roupa social masculina e feminina.

No entanto, é importante que você faça uma breve pesquisa sobre os funcionários da empresa previamente. Avalie como a maioria deles se veste. Não adianta você ir para a entrevista de uma empresa startup super informal e despojada vestido de terno ou tailleur.

Uma empresa irá contratar o candidato que mais se assemelhar ao perfil dos funcionários que já fazem parte da organização. Tanto no comportamento, personalidade e experiência profissional, como no modo de se vestir.

O que falar em uma entrevista de emprego

Em uma entrevista de emprego você deve falar sobre as suas experiências de vida e profissionais, e como elas te qualificam como alguém que pode trazer benefícios a empresa.

Você também deve falar sobre seus objetivos a curto, médio e longo prazo. Sempre destacando a vontade de crescer por mérito na instituição. Se coloque como um profissional que tem muito a oferecer, mas que também tem muito a aprender com a instituição que oferece a vaga.

Demonstre conhecimento prévio sobre a empresa, não trate qualquer entrevista de emprego como se fosse apenas uma opção entre muitas. Trate como se fosse a sua opção inicial, ou seja, a sua prioridade.

Dessa forma você causará um bom impacto no entrevistador, e suas chances serão multiplicadas. Por fim, seja sempre simpático e direto em suas colocações.

Está à procura de conselhos infalíveis para passar naquela entrevista de emprego tão desejada? Neste artigo você encontrará todas as informações que te tornarão o candidato ideal.

Passar na entrevista de emprego é só o primeiro passo para ter uma carreira profissional de sucesso. Mas é também a etapa que gera mais insegurança e ansiedade.

O mais importante para ter em mente é que a empresa está em busca de alguém que lhe traga benefícios. Tudo o que você precisa fazer, é apresentar-se como essa pessoa.

Nesse artigo você será instruído sobre todas as etapas de uma entrevista de emprego e como se preparar previamente para elas. Se você colocar todas essas dicas em prática, com certeza alcançará grande destaque.

Como se comportar em uma entrevista de emprego
5 (100%) 1 vote[s]




Deixe uma resposta