Portal de Atendimento SP156: Como funciona, aplicativo

O Portal SP156 é um canal de atendimento ao morador do Município de São Paulo. Esse projeto visa facilitar o acesso da população à mais de 400 serviços oferecidos pela Prefeitura.

O portal SP156 conta com uma equipe com a intenção de registrar, encaminhar e solucionar todos as solicitações dos moradores. Além dos centros de atendimentos presenciais agora a prefeitura disponibiliza outros canais.

Existe a central de atendimento telefônico através do número 156 e também o site www.sp156.prefeitura.sp.gov.br . E agora também já está disponível o aplicativo SP156.

O que é SP156

O SP156 é um portal de atendimento da Prefeitura de São Paulo para a população. Sua principal função é facilitar o acesso dos cidadãos aos serviços oferecidos.

O portal integra 300 serviços oferecidos à população e integra os sistemas, de forma a agilizar as solicitações. O canal também possibilita a consulta e acompanhamento dos pedidos e reclamações.

Através deste serviço é possível realizar solicitações, reclamações, denúncias referente a iluminação pública e limpeza da cidade. Além de questões de transporte público e problemas encontrados pelas ruas.

O portal SP156 ainda oferece informações de como obter ou solicitar serviços que não estão incluídos nesse programa. Informando os canais de atendimento que devem ser procurados e documentação necessária.

Como funciona SP156

Através do Portal é feita a solicitação do serviço desejado, que pode ser poda de árvore, iluminação pública, limpeza de vias e etc. Esse pedido é enviado via sistema ao órgão responsável.

Caso a solicitação proceda, o órgão que recebe a solicitação irá avaliar e providenciar a solução. Todo o processo de encaminhamento do pedido pode ser acompanhado através do número de protocolo.

Um dos principais pontos positivos do Portal SP156 é acabar com a papelada física e tornar todos os processos digitalizados. Além da agilidade e da facilidade do cidadão em acompanhar o andamento da solicitação.

Quais serviços disponíveis no SP156

O Portal SP156 disponibiliza quase todos os serviços oferecidos pela prefeitura. O projeto prevê que em breve 100% dos serviços sejam atendidos por esse programa.

São oferecidos os serviços nas seguintes áreas:

  • Animais (Animais não domésticos como os silvestres, Pragas como o mosquito transmissor da dengue)
  • Bilhete Único (Bilhete Único Comum, Transporte comum e para estudantes)
  • Cidadania e assistência social (Pessoas que moram na rua, Assistência para adultos e crianças)
  • Finanças (IPTU, NF Paulista ou ISS)
  • Lixo e Limpeza (Coleta de lixo domiciliar e o reciclável)
  • Meio Ambiente (Árvores, Sistema de drenagem de água pública ou locais públicos como por exemplo parques)
  • Rua e Bairro (Conserto de buracos na via, Cuidados com a cidade e PSIU)
  • Sistema de Trânsito (Circulação de carros, transporte público e particular)
  • Ou outros assuntos

SP156

Como fazer cadastro no SP156

Para se cadastrar é necessário ir a um dos postos de atendimento pessoal ou cadastrar direto no site do Portal. Para isso será necessário fornecer alguns dados.

As principais informações solicitadas são nome completo, CPF e e-mail. Além disso, o site dispõe de mais alguns campos caso queira informar endereço residencial, gênero, data de nascimento, RG, entre outros.

O cadastro é simples e rápido e logo após sua conclusão o usuário já pode começar a realizar suas solicitações. O mesmo cadastro serve para o aplicativo, site e central telefônica através do CPF.

Como fazer uma solicitação no Portal de Atendimento SP156?

Para realizar uma solicitação no portal SP156 é necessário efetuar um cadastro, alguns serviço podem ser feitos anonimamente. Porém a prefeitura recomenda que sejam sempre identificados.

É necessário selecionar a rua e bairro referentes à solicitação que será feita dentro da aba. Depois selecionar qual o assunto da denúncia, reclamação ou solicitação.

É necessário incluir o endereço completo do local da solicitação e no campo descrição deve ser informado o problema. Também é possível anexar uma foto do local, se desejar.

Como fazer acompanhamento da solicitação

Ao fazer uma solicitação o sistema irá gerar um número de protocolo, para que possa acompanhar o andamento da mesma. O portal recomenda que imprima ou salve em PDF essa numeração para facilitar o acompanhamento.

Você também receberá um e-mail com as informações referentes à solicitação. O andamento do seu protocolo poderá ser acompanhado através do site ou do aplicativo, onde constará todo seu histórico e as respectivas respostas.

É só clicar na solicitação referente ao número de protocolo que você deseja consultar. Ali constarão todas as informações que você registrou e também as respostas ou soluções para o caso.

Horário de atendimento

Os postos de atendimento presencial tem seus horários de atendimento de acordo com o funcionamento da agência. É necessário consultar de acordo com cada local.

A Central de atendimento telefônico presta atendimento 24 horas por dia através do número 156 para a cidade de São Paulo. Caso o usuário tenha alguma dificuldade ou não consiga atendimento, pode falar através do site.

O site pode ser acessado em qualquer momento tanto para gerar quanto para acompanhar as solicitações. Além disso, o aplicativo também tem seu serviço disponível 24 horas por dia.

Aplicativo SP156: Como baixar e usar

A Prefeitura de São Paulo lançou Aplicativo SP156 com o objetivo de melhorar a comunicação entre moradores e o governo. O aplicativo está disponível para smartphones que utilizam o sistema Android ou IOS.

Foram feitos testes com usuários que tem dado um retorno positivo em relação a funcionalidade. Seus desenvolvedores tem trabalhado em constantes melhorias.

Para quem já possui cadastro, é só baixar o aplicativo e entrar com a senha cadastrada. No aplicativo aparecerão as opções de grupo de serviços que o usuário deseja criar uma reclamação.

Após a conclusão, será fornecido um número de protocolo para que o cidadão possa consultar o andamento da solicitação. Também é possível anexar fotos tiradas na hora, ou que já estejam no seu celular para ilustrar a reclamação.

No próprio aplicativo poderá ser feito esse acompanhamento da solicitação. Ao entrar no seu cadastro aparecerá uma lista com todos os protocolos. Clicando em cada um deles aparecerá o andamento ou resposta.

Esse projeto do Portal SP156 tem o intuito de informatizar com intenção de agilizar e melhorar o atendimento à população. A prefeitura de São Paulo vem trabalhando nisso e conta com a ajuda dos cidadãos.

Gostou do nosso artigo?

Aproveite e compartilhe.




Deixe uma resposta