Portal SP156: O que é, para que serve

Precisa dos serviços da Prefeitura, mas acaba deixando pra depois por presumir que é muito burocrático? Viemos apresentar o Portal SP156 que tem o intuito de facilitar esse trâmite.

Já esteve andando na rua e visualizou um buraco que está causando transtornos a sociedade? Ou até mesmo, ao andar em um transporte coletivo, notou uma conduta agressiva na direção do veículo?

Pois bem, ao passarmos por essas situações nos vem a mente, abrir uma reclamação ao órgão competente para averiguação e reparação da situação, mas muitas vezes não sabemos onde recorrer  ou até mesmo , não temos tempo para ir até a prefeitura abrir um protocolo.

Para resolver isso, existe o Portal SP156. Vamos conhecê – lo.

O que é Portal SP156

O Portal SP156 é uma plataforma digital, disponível em site e aplicativo,  na qual os munícipes da cidade de São Paulo podem estar solicitando serviços ou até mesmo realizando notificações para a Prefeitura sem ter que se locomover até lá.

Quais são os serviços do Portal SP156

O Portal SP156,oferece cerca de 400 serviços realizados pela administração municipal, que podem ser solicitados online.  Os serviços são divididos por categorias para facilitar o seu acesso, como mostra a seguir:

  • Animais – Focos de dengues, denúncia de maus tratos a animais, remoção de animal morto em via pública, etc.;
  • Bilhete único – disponível para estudantes, portadores de necessidades especiais e idosos solicitarem o benefício e até mesmo corrigir algum dado cadastral;
  • Cidadania e Assistência Social – Bolsa Família, Renda Mínima, Renda Cidadã, proferir denúncias como irregularidades de serviços  para moradores de rua, violência física e/ou maus tratos, etc…;
  • Finanças – assuntos pertinentes a IPTU, ISS, CADIN, CCM, Taxas Mobiliárias, e agendamento eletrônico de algum serviço na Secretaria Municipal da Fazenda;
  • Lixo e limpeza – instalação e remoção de lixeiras, remoção de objetos grandes e entulhos em via pública, bem como reclamação sobre não coleta de material e falta de varrição;
  • Meio Ambiente – denúncia de fumaça, fuligem, ocupação irregular de área verde; poda ou remoção de árvores;
  • Rua e Bairro – solicitação de tapa – buraco, roçada em praças e canteiros, limpeza de bueiros, reforma de bueiros, reclamação de poluição sonora e notificar invasão de áreas municipais;
  • Trânsito e transporte – denúncia quanto a ônibus, como conduta inadequada do motorista ou cobrador, direção perigosa do veículo, problemas de embarque/desembarque e intervalo de tempo excessivo em linha. Além de solicitação do cartão de estacionamento de idoso, e remoção de veículo abandonado em via pública.

Portal SP156

O que é e para que serve a carta de serviços

A carta de serviços é um mecanismo de orientação quanto aos serviços da Prefeitura. Para ter acesso a informações completas sobre os serviços, o Portal SP156 disponibiliza uma busca com referências quanto ao tema, assunto e serviços.

Informando esse três itens, você terá acesso aos dados completos como : o que é  e quando o serviço pode ser solicitado, os canais específicos para realizar a solicitação, a norma que o regulamenta, prazo para resposta da solicitação,  documentação necessária, o passo –a – passo e  se é permitido a solicitação anônima ou não.

Qual a diferença entre a solicitação anônima e indentificada?

No Portal SP156, você pode realizar solicitação de diversos serviços. Essas solicitações são classificadas em duas modalidades: solicitação anônima e identificada.

A solicitação identificada, como o próprio nome diz, deixa o cadastro do munícipe vinculado. Portanto, ao acessar o seu cadastro no portal de atendimento é possível visualizar todas as solicitações de serviços, reclamações e denúncias feitas por ele.

Neste caso, no cadastro do munícipe pode conter endereço de e-mail e número de telefone. Por meio deles, a prefeitura pode entrar em contato a fim de informá – lo sobre o andamento da sua solicitação.

Agora, na solicitação anônima, não há esse vínculo, impedindo que a Prefeitura possa entrar em contato  para comunicar sobre o devido andamento. Contudo, o solicitante deverá acompanhar sua solicitação através do Portal, informando o número do protocola e clicando em “Acompanhe sua solicitação.”

Passo a passo para o cadastro

Para cadastrar – se no Portal SP156 é muito simples, como mostra o passo – a – passo a seguir:

  1. Acesse o site https://sp156.prefeitura.sp.gov.br/;
  2. Clique na opção cadastrar, localizada no canto superior direito da tela;
  3. Preencha o formulário de cadastro com seus dados completos;
  4. Clique em cadastrar.

Pronto. Um e-mail de confirmação será enviado, e seu acesso estará liberado. Devendo realizar o seu login com o número do CPF e a senha cadastrada.

Central de atendimento

Se apesar das informações apresentadas acima, você possuir outras dúvidas ou necessitar de informações mais completas, saiba que o Portal SP156, disponibiliza diversos canais de atendimento.

Pelo próprio aplicativo é possível abrir e acompanhar solicitações dos principais serviços.  No site, há um portal onde pode ser feito o acompanhamento de solicitações, além de um chat online, onde você pode contar com uma atendente.

Você pode entrar contanto também através do telefone 156, se estiver na cidade de São Paulo. Caso esteja em um dos municípios da Grande São Paulo, ligue para 0800 011 0156. A central de atendimento telefônico funciona 24 hs por dia.




Deixe uma resposta