Seguro desemprego após ação trabalhista
Aqui mostraremos todas as informações necessárias e como funciona o Seguro desemprego após ação trabalhista.
Hoje é muito comum ver alguém que foi atrás de seus direitos e tenha entrado com uma ação trabalhista contra algum empregador, ainda mais pelo atraso na entrega das guias para dar entrada no seguro desemprego após ação trabalhista, e claro por ser um dos maiores e mais importante benefício do trabalhador brasileiro.
Índice do Artigo
Oque é o seguro desemprego?
Seguro desemprego é um benefício dado a trabalhadores demitidos sem justa causa, um dos benefícios mais requisitados apos ser demitido sem justa causa, o seguro desemprego é um benefício do governo federal junto ao ministério do trabalho.
Quem tem direito ao seguro desemprego?
Para o trabalhador ter direito ao seguro desemprego é exigido que ele esteja dentro de vários requisitos mínimos imposto pelo Ministério do Trabalho e o governo brasileiro, com todos os documentos devidamente preenchidos deve dirigir-se até um posto de atendimento do ministério do trabalho e fazer a solicitação.
Seguro desemprego após ação trabalhista
Receber o seguro desemprego após uma ação trabalhista talvez seja uma das maiores dúvidas de um trabalhador quando se chega a esse ponto, dado como uma atitude extrema.
Entrar com um processo ou mover uma ação contra o antigo ou o atual empregador é um direito do trabalhador, que por algum motivo, teve seus direitos feridos ou injustiçados quanto a conduta da empresa.
Lembrando que para entrar com uma ação desta, o trabalhador tem que estar muito certo e embasado naquilo que está alegando, pois, ir atrás de direito de modo errado, ou provas falsas ou forjadas pode acabar complicando a vida do trabalhador, em alguns casos se for comprovada a má fé do funcionário, o mesmo pode ser até ser condenado a pagar multa ou ser incluído no crime de falsa identidade.
Empresa demorou em dar as guias do seguro desemprego, o que acontece?
Geralmente em uma ação trabalhista alguns benefícios como FGTS e o seguro desemprego são liberados imediatamente após a primeira audiência, com a liberação judicial não há prazo, o juiz determinando, a Caixa Econômica Federal é obrigada a cumprir a ordem.
Lembrando que existem processos em que a pessoa já recebeu alguns de seus direitos e pleiteiam por outros valores.
Após a liberação judicial basta ir a uma agência da Caixa com a ordem judicial e a documentação e dar entrada no Seguro desemprego após ação trabalhista.
Os benefícios contidos na CLT são direito do trabalhador, vale a pena ler ou pesquisar sobre todos eles, e vale salientar que na demora da liberação das guias é de extrema importância procurar um advogado ou um posto do Ministério do Trabalho para que consiga esclarecer dúvidas e saber qual decisão tomar.
Liberação tardia das guias do seguro desemprego
Empregador que entrega guias do seguro desemprego fora do prazo legal deve pagar indenização substitutiva.
O seguro desemprego é um beneficio de suma importância para o empregado demitido, portanto, o atraso na entrega das guias ou para a homologação pode sim resultar em ação trabalhista onde a empresa poderá ser punida severamente pelo ministério do trabalho.
Ainda ficou com dúvidas? Deixe um comentário. Aproveite e compartilhe este artigo com outras pessoas.
Não deixe de compartilhar estas informações!
boa tarde, fui demitido em outubro de 2017, e so agora em 2019 consegui reverter o caso na justiça de justa causa para injusta causa ei tenho direito a receber seguro desemprego ? sendo que fiquei 1 ano e 4 meses na empresa e comecei a trabalhar de carteira assinada em julho de 2018
Olá, se a demissão foi sem justa causa, você tem direito sim!
Prezados Senhores, o funcionário tem direito a receber o seguro por alvará certo? foi desligado da empresa em tal data, demorou 8 meses dai encontrou emprego e assinou a carteira, depois deste periodo recebeu um alvara pra sacar o seguro sobre a empresa anterior, mesmo assim ele consegue receber, porque no periodo ele nao estava com emprego?
Entrei com uma Reclamação Trabalhista requerendo minha reintegração, após três anos a sentença foi improcedente,
como requerer o seguro desemprego agora?
Se após a improcedência da reclamação trabalhista você ainda se encontra desempregado, é possível solicitar o seguro desemprego. Para isso, você precisa atender aos requisitos estabelecidos pelo programa, como ter sido dispensado sem justa causa, possuir vínculo empregatício mínimo e cumprir o prazo de solicitação. Recomenda-se reunir os documentos necessários, como a rescisão do contrato de trabalho, e fazer a solicitação online pelo Portal Emprega Brasil ou comparecer a um posto de atendimento do Ministério do Trabalho e Emprego. É importante verificar as atualizações das regras do seguro desemprego para o ano em questão e se informar sobre as orientações específicas junto às autoridades competentes.