Seguro desemprego online

Seguro desemprego online – Uma das novidades da solicitação do seguro desemprego é que a primeira parte do requerimento é feita online. Esse recurso trazido pelo Governo Federal, facilita muito a vida dos cidadãos que não precisam mudar suas rotinas ou pegar filas enormes para solicitar, assim como contribui para a segurança do país. Para solicitar, é só acessar o site e marcar um horário. Veja mais abaixo e saiba como solicitar o seguro desemprego online.  

Quem tem direito ao Seguro Desemprego

Para ter direito ao seguro desemprego online, o trabalhador precisa ter sido demitido sem justa causa (quando não cometeu nenhuma falta grave que justifique sua saída) e ter trabalhado pelo menos um ano na primeira vez que for solicitar. Além disso, o funcionário não pode ter recebido esse mesmo benefício nos últimos 16 meses, assim como não é possível estar recebendo benefícios da Previdência Social, exceto auxílio-acidente e pensão por morte.

Onde dar entrada?

O primeiro passo para dar entrada no seguro desemprego online é acessar o site do Ministério do Trabalho e Previdência Social para realizar um agendamento. Nele, você vai escolher um dia e uma hora para comparecer até o local do ministério e solicitar o benefício.

Seguro desemprego online

Esse agendamento online facilita muito, tanto para o cidadão quanto para o Governo. Isso porque evita as filas e as confusões no local. Para realizar o agendamento, é só entrar no site e clicar em Serviços do Ministério do Trabalho. Lá, você vai encontrar uma série de opções de diferentes benefícios, aí é só clicar em Atendimento Agendado.

Na página que abrir você vai colocar seus dados e seguir agendado para o dia. Ao fim, você recebe um protocolo e um comprovante da sua visita. É sempre bom imprimir ou salvar para não esquecer seu horário.

Solicitar Seguro Desemprego online

Para solicitar o seguro desemprego online, você precisa aguardar 7 dias após a sua demissão sem justa causa e no máximo 120 dias. Se você perder o prazo, perde também o direito do benefício e a segurança de procurar um novo emprego com mais tranquilidade porque sabe que o sustento da sua família está garantido.

A segurança do seguro desemprego online

Além da facilidade que a solicitação do seguro desemprego online oferece, essa novidade também traz mais segurança contra fraudes. Isso acontece porque devido aos dados online que são cruzados, o Governo Federal consegue descobrir quem está solicitando o benefício.

Essa é uma grande vantagem pois pode descobrir algumas irregularidades, como alguém que solicita o seguro desemprego mesmo recebendo a aposentadoria, o que é proibido pelas regras do benefício. Entre outras fraudes que podem ser encontradas no programa.

Por fim, essa tecnologia de poder solicitar o seguro desemprego online veio para ajudar muito todos os cidadãos brasileiros. Dessa forma, é possível resolver essa solicitação da sua própria casa, sem pegar filas, perder tempo, assinar vários papéis e ainda contribui com mais segurança contra fraudes. Se você vai solicitar o seu seguro desemprego, já entre no site do Ministério do Trabalho e Previdência Social e faça seu agendamento.

Seguro desemprego online
5 (100%) 2 votes



One Response to “Seguro desemprego online”
  1. Diogo

Deixe uma resposta