Conheça as novas regras do seguro desemprego

      126 comentários em Conheça as novas regras do seguro desemprego

Já faz algum tempo que o Ministério do trabalho vem aos poucos criando novas regras do Seguro Desemprego e isso é muito bom para o trabalhador e na verdade as tão faladas “Novas Regras do Seguro Desemprego” nada mais são do que a aplicação da lei 7.998/90 que por falta de recursos não era possível ser aplicada, mas com a criação do Sistema Nacional Integrado a lei pode ser aplicada.

O que mudou com as Novas Regras do Seguro Desemprego ?

novas regras do Seguro Desemprego

A idéia com as “Novas Regras do Seguro Desemprego” é conseguir realocar o trabalhador quando ele encaminhar o pedido do benefício ou enquanto ele estiver o recebendo e caso o trabalhador se recuse a ir a alguma entrevista que seja convocado ele corre o risco de perder o benefício do Seguro Desemprego, porém a vaga proposta deve ser compatível com os conhecimentos profissionais do Trabalhador e / ou compatíveis com os conhecimentos adquiridos em virtude de algum curso que esteja estudando, deve ter a mesma CBO (Classificação Brasileira de Ocupações) do emprego anterior e ser da mesma cidade.

O fato de recusar alguma vaga de emprego que seja enviada ao trabalhador pode ser aceita caso o mesmo apresenta alguma justificativa plausível e isso deve ser feito para que o trabalhador não perca o direito aos seus benefícios, mas ele pode recusar a vaga imposta apresentando alguma justificativa legal , por exemplo, quando a vaga não está de acordo com os seus conhecimentos e perfil, quando o trabalhador estiver realizando algum curso de qualificação profissional e os horários de trabalho e do curso não sejam compatíveis, salvo quando a empresa aceita novos horários enquanto o trabalhador estiver estudando e quando o trabalhador estiver em tratamento por algum problema de saúde.

Novas Regras do Seguro Desemprego e os direitos

Caso o trabalhador não esteja de acordo com alguma regra imposta que tire o direito do trabalhador a receber o Seguro desemprego ele pode recorrer na justiça podendo voltar a receber o benefício e inclusive com reajuste para os meses que não recebeu, lembrando que caso a revogação não seja plausível o trabalhador tem cancelado definitivamente o seu direito ao Seguro Desemprego, podendo ter problemas caso tenha a necessidade do benefício futuramente.

Existe uma vantagem que se deve levar em conta quando não existem vagas para o trabalhador desempregado; ele continua recebendo o benefício do Seguro desemprego pelo prazo determinado em lei, isso ajuda muito afinal sem dinheiro para o sustento básico fica muito difícil ser realocado no Mercado de Trabalho.

Conclusão Sobre Novas Regras do Seguro Desemprego

As Novas Regras do Seguro Desemprego que não são tão novas, conforme já foi dito no início deste post, são um benefício muito bom para os trabalhadores que realmente desejam ser realocados no mercado de trabalho, via de regra aqueles que apenas desejam se aproveitar do benefício, porém conforme podemos verificar, está cada vez mais difícil burlar a lei do Seguro Desemprego para receber o benefício sem necessidade, outro ponto importante é sempre cancelar o benefício caso já esteja trabalhando ou simplesmente consiga renda para o sustento, caso não faça isso se pode perder o benefício e pagar multa.

Curta também nossa fan page para mais informações.

126 thoughts on “Conheça as novas regras do seguro desemprego

    1. Keila Miranda

      Não. Pois apenas depois de 16 meses corridos após a data de demissão do último emprego vc poderá receber novamente.

      Reply
      1. gilson de cena rodrigues

        fui demitido da empresa dia doi de junho 2014 a ultima parcela do seguro desemprego que recebi foi 25/12/2012 tenho direito de receber o seguro desemprego

        Reply
        1. Joelma de Jesus Mendes Oliveira

          Meu aviso prévio acaba em novembro dia vinte e dois aí vai faltar quatro dias para fazer um ano e meio vou ter direito a seguro desemprego e pela terceira vez

          Reply
      2. jader

        keila , eu ja recebi seguro desemprego antes logo após da ultima parcela do meu seguro eu assinei a carteira , e ja fas 1 ano e 2 meses , eu recebo seguro denovo ?

        Reply
          1. Nelson

            Eu vou sair agr em fevereiro da onde eu trabalho, estou a 1 ano e 4 meses na empresa, e meu primeiro seguro, eu pego ele? Quantos meses?

      3. Daniela

        OI gente.. Meu 1° serviço fiquei 1 ano e 3 meses não peguei o seguro por motivo da lei ter tido mudado.. estou em um servico e estou 3 meses e mes que vem faco 4 , a gerent quer muda o quadro de funcionarias se eu for mandada. Embora eu consigo pegar nunca peguei ainda tenho 17 anos, e da saida de 1° servico ate esse q estou apenas fiquei em casa 1 mes.. alguem sabe me dissef?

        Reply
    2. allan daniel

      Boa tarde comecei a trabalha no mês de dezembro de 2014 e fui demitido no mês de agosto do amo de 2015, tenho direito a receber o seguro desemprego, sendo e a primeira vez que trabalho de carteira assinada.

      Reply
  1. wagneila alves freitas

    NEILA
    BOA TARDE,DEI ENTRADA NO SEGURO DESEMPREGO VOU FAZER O CURSO PRA TER DIREITO AO BENEFICIO SÓ QUE MEU ESPOSO TAMBÉM ESTA DESEMPREGADO E RECEBEU UMA PROPOSTA PRA IRMOS EMBORA PRA OUTRA CIDADE NO COMEÇO DE FEVEREIRO,NESSE CASO INDO EMBORA POSSO PERDER O DIREITO DE RECEBER AS OUTRAS PARCELAS SE NÃO CONCLUIR POR COMPLETO O CURSO.

    Reply
  2. Tatiane Oliveira

    Bom dia,
    No meu caso preciso fazer o curso para receber o seguro, pois tem 8 anos que eu recebi seguro, acontece que os cursos oferecidos não condizem com a minha condição. Tenho nível superior em ADM, trabalhei como Consultora técnica e os cursos oferecidos são AJUDANTE DE PORTARIA, ELETRICISTA, AJUDANDE DE TRANSPORTE. Sou obrigada a fazer o curso mesmo assim? não existe outra alternativa?

    Reply
      1. Tathy Mendes

        Arthur, eu fui ao SAC e conversei com o gerente do atendimento, mostrei minha carteira de trabalho e a minha carteirinha do CRA, o meso concordou comigo e liberou o recebimento das minhas parcelas sem a realização do curso. vale a pela tentar.

        Reply
  3. Anninha

    Dei entrada no meu seguro desemprego final de janeiro do ano passado(2013) peguei apenas duas parcelas (fevereiro/março) quando tenho direito de pegar seguro desemprego novamente?

    Reply
  4. Jane Cecilia Voievoda

    Claro todos os trabalhadores precisam economizar para que os políticos possam roubar bastante né.
    JANE

    Reply
  5. wellington

    Oi eu recebei um seguro faz uns dois anos…ai agora trabalho de carteira assinada ….se eu fosse demitido eu posso receber o seguro desemprego? Ou só posso receber fazendo algum curso? Quando eu faço estes curso automaticamente eu recebo o seguro ? Por favor tire esta duvida..obg…

    Reply
  6. diego silva Cardoso

    Trabalhei a dois anos em uma firma foi a primeira vez q eu fixei agora tem mais uns dois anos sem trabalhar fixado agora voltei já tem uns seis a sete meses fixado já tenho seguro desemprego hj em dia novamente com esse tempo de casa..

    Reply
  7. simone

    Oi recebi o auxilio durante três meses ano passado já estou trabalhando a sete esse ano se eu for demitida sem justa causa consigo receber caso não tenha vaga d emprego?

    Reply
  8. italo mesquita

    Eu trabalhei em uma em uma empresa,saindo dessa1: empresa fui para uma segunda empresa e pedi demisão.depois de quase dois meses entrei em uma terceira empresa.posso receber o meu seguro da primeira empresa ainda?

    Reply
  9. angela benito damas

    Foi mandada embora com atestado. A empresa costuma mandar funcionarios embora antes de completar 6 meses ,tenho carteira assinada a5anos .faltava 18dias para completar. O que eu faco sera q eu consigo pegar o auxilio completando com outros trabalhos.agradeco

    Reply
  10. michelle

    GOSTARIA DE SABER SE VOU TER QUE FAZER O CURSO. JÁ TEM 6 ANOS QUE RECEBI O ULTIMO. FIQUEI 2 ANOS NO MEU ULTIMO TRABALHO SERA Q RECEBO.

    Reply
    1. carlos roberto de lima

      trabalhei 4anos numa empresa tenho direito das 5parcela do seguro tenho que ir na cidade da minha mae por motivo de doença vou ficar la 3meses tratando a doença dela tenho direito do seguro ,nao vou poder fazer o curso .

      Reply
  11. Bruno

    Bom, trabalhei em uma empresa por 6 anos e fui “desligado” em abril de 2014. Consegui uma nova oportunidade de emprego agora, 06/2014 mas ainda não dei entrada no meu direito pois a mesma atrasou os trâmites legais. Essa minha nova caminhada, inicialmente seria uma vaga temporária de 2 meses e com possibilidade de efetivação, se eu não for efetivado e posteriormente dispensado, eu teria direito após esses dois meses ao auxílio desemprego?

    Reply
  12. Tiago Marcondes

    Prezados estou com uam duvida …
    Fui demitido sem justa causa e recebi as guias do formulario do seguro desemprego .
    Jah fiz o agendamento para dar entrada no beneficio .
    acontece que nesse prazo de 15 dias . Foi admitido em outra empresa , e foi dado entrada em minha carteira , porem nao deu certo a vaga e EU pedi o desligamento da empresa … Ainda tenho o direito ao beneficio ?

    Reply
  13. josi

    boa tarde!em 2013 recebi o seguro ultima parcela em maio ,arrumei outro emprego so que nao vou ficar to saindo agora em junho tenho direito no seguro?

    Reply
  14. Marinalva

    fazem uns dez anos que trabalhei de carteira assinada, ja fui chamada para o viso previo, e terei direito ao seguro desemprego? o q deverei fazer?

    Reply
  15. José olimpio

    Olá pessoal eu quero saber quanto tempo a empresa tem pra min entregar a chave pra min recolher meu fundo de garantia

    Reply
  16. Carlos Mendonça

    Estou recebendo seguro e recebi a primeira parcela, consegui um novo emprego, mas só trabalhei alguns dias e saí. Gostaria de saber se posso continuar recebendo e o que preciso fazer para o benefício não ser bloqueado. Tenho que dar entrada novamente?

    Reply
  17. Ana Carla

    Meu cunhado trabalhou em uma empresa e foi desligado, ele tinha direito a cinco parcelas do seguro desemprego, porem só pegou uma devido ter sido admitido em outra empresa… hoje ele esta com sete meses na empresa atual, caso ele seja desligado hoje, ele tem direito ao seguro desemprego (4 parcelas que não recebeu)???

    Reply
  18. erika

    E oprigatorio fazer o cusos para poder recebe o seguro desemprego? E a pessoa nao tive a ficha 19 o que a pessoa deve fazer ? Muito obrigada pela atencao.

    Reply
  19. Hellen

    Boa noite.
    Estava recebendo o seguro e comecei a trabalhar com carteira assinada. Como o seguro estava caindo direto na minha conta da caixa, caiu mais uma mesmo estando com a carteira assinada. Como devo devolver?

    Reply
  20. Alberto

    Bom dia, vou ser demitido da empresa que trabalha a 8 anos no mes que vem, e o meu pai tem uma empresa de engenharia civil, e o meu nome está no contrato social da empresa dele, eu e ele como sócios, vou ter direito a auxilio desemprego?

    Reply
  21. Anderson

    eu trabalhava em duas empresas e pedi as contas no mesmo dia das duas 05/02/2013 só q uma eu coloquei na justiça e ganhei a causa terei direito ao seguro desemprego

    Reply
  22. Railane

    Olá, estou trabalhando apenas a 6 meses em uma empresa com carteira assinada, se eu for demitida posso receber o seguro desemprego? e quantos meses seria?

    Reply
  23. Priscila Noronha

    Fui demitida sem justa causa em 22/07 e em 30/07 comecei em novo emprego, Não me adaptei no novo trabalho, se eu pedir demissão dentro do meu contrato de experiencia ainda consigo encaminhar meu seguro pela empresa anterior?

    Reply
  24. Fernanda

    Eu trabalhei 7 meses no ultimo servico no servico atual 1 ano tenho direito ao seguro desemprefo mas ja pegue 3 meses do meu antigo servico

    Reply
  25. marcilio

    Eu tenho uma duvida. Já era pra mim ter dado entrada no meu fgts, já faz um mês que passoua data , Eu perdi ou tem como eu recuperar ?

    Reply
  26. luciano

    Meu esposo foi demitido e na mesma semana arrumou outro emprego mas não está se adaptando se ele pedir a conta do emprego atual ele pode receber o seguro desemprego do outro q foi demitido?

    Reply
  27. delvair silva pereira

    boa tarde eu trabalho na prefeitura do municipio sou funcionario publico vim fala que o funcionario publico não ia receber mais e verdada ou mentira

    Reply
  28. Gisele

    Gisele .. Tenho uma filha de 6 meses e nao tenho com quem deixa-la para fazer o curso tem como comprovar que nao tem como fazer o curso e receber o seguro ?

    Reply
  29. junior

    ja recebir duas vezes o seguro desemprego mas estou trabalhando se por a caso eu sair do trabalho eu tenho direito a receber novamenta ja tenho 10 meses de empresa

    Reply
  30. tatane

    Boa tarde tenho 16 meses que fui demitida e sair do ultimo emprego faltando 1 dia para completar 6 meses com o aviso previo indenizado eu pego seguro? desde de já obrigada aguardo resposta

    Reply
  31. Josy

    Bom dia.

    O empregador só depositou o Fgts após o prazo para dar entrada no seguro desemprego. Posso entrar com uma ação e obter meu direito, pois continuo desempregada.

    Reply
  32. Renata

    Recebi a última parcela do seguro em março e estou trabalhando, estou com 07 meses de empresa, caso eu fosse demitida hoje teria direito ao seguro desemprego?

    Reply
  33. Marco

    Fui mandado embora dia 18/11/2014,sendo que minha última demissão foi dia12/06/2013,será que consigo pegar o seguro outra vez?

    Reply
  34. karine

    Boa tarde!
    Meu namorado possui a carteira assinada a 6 meses ele vai se mudar de cidade e ira trabalhar como autonomo, queria saber se ele vai ter direito ao seguro pois nao tera como ele fazer um curso ou comparecer a entrevistas de emprego na antiga cidade dele.

    Reply
  35. Tatiane Sant'Ana

    Boa tarde! Eu saí do meu antigo emprego dia 17 de Outubro 2014, mas minha homologação será somente dia 12/12/2014 e só após isso poderei dar entrada no meu seguro desemprego, pois tenho 120 dias para fazer isso a contar a data da demissão. Ontem recebi uma proposta de emprego temporário de 2 meses somente. A minha dúvida é a seguinte: Se essa nova empresa assinar minha carteira por dois meses, assim que o trabalho terminar eu poderei dar entrada no meu seguro desemprego da empresa anterior? Lembrando que ainda estarei dentro do prazo dos 120 dias. Obrigada!

    Reply
  36. ronny

    Boa noite,não foi efetuado o pagamento da minha ultima parcela do seguro desemprego,mesmo eu não estando trabalhando,e nem ser convocado para alguma entrevista,gostaria de saber,por que não foi efetuado o pagamento ,e se tem como eu reclamar e onde posso fazer isso.??

    Reply
  37. estrelinha

    tenho a carteira assinada faz mais de dois anos nunca peguei seguro mas troquei de emprego e vai fazer 6 meses na empressa teria direito?

    Reply
  38. kelvis

    Fui mandado embora do meu serviço faz 14 dias caso eu correr atrás do seguro desemprego de imediato ainda consigo receber? Detalhe trabalhei um ano e três meses

    Reply
  39. pedro

    Bi a boa tarde, não entendi a aparte sobre, 1, 2, 3 solicitação das parcelas do seguro, de mais eu já tenho vários anos de carteira assinada, no caso estás regras ficam válidas para mim tbm, ou tenho o direito de recorrer normalmente sem 6 meses devido ao meu tempo de serviço eu outras empresas, resumindo ser preço meu emprego atual com menos de 18 meses irei receber meu seguro normalmente?

    Reply
    1. Joseane da Costa Souza

      Segundo a nova reformulação da lei, para pegar o primeiro seguro desemprego é necessário ter um ano e oito meses de carteira assinada, na mesma empresa. Já o segundo seguro desemprego é necessário um ano e três meses, e assim subsecivamente. Espero vossa compreensão.

      Reply
  40. Arthur Melo

    Bom dia, fui demitido sem justa causa e já tenho uma oferta de estágio remunerado após o término do aviso prévio, poderei dar entrada no benefício mesmo assim? Tenho direito a 4 parcelas.

    Grato pela atenção

    Reply
  41. uilson fongaro

    tenho 6 mese de carteira assinada eu nunka recebi seguro desemprego ser que eu tenho direito se fot mandado embora sem justa causa

    Reply
  42. joao

    boa tarde eu trabalho com carteira assinada desde 2/06/2014 e a empresa esta falindo então vou ser demitido nos próximos dias 15 16 17 de 2015 eu tenho direito ao seguro??

    Reply
  43. Denis

    Bom eu entrei na empresa quando a LEI ainda era 6 meses para pegar o seguro , A lei mudou para 2015 certo , queria saber se eu terei direito ao seguro pois quando entrei a Lei era outra ..

    Reply
  44. [email protected]

    Boa tarde eu ja trabalhei de carteira assinada 3 meses e agora estou em outro servico tem um ano e dois mese tenho direito de receber seguro desemprego mesmo nunca tindo recebido.

    Reply
  45. Guilherme Costa

    trabalho a 1 ano e 3 mês nunca pedi conta com a nova regra é necessário trabalhar os 18 meses ?
    se eu for mandado em bora agora vou ter como pega o beneficio ?
    trabalho antes das novas regras entra em vigor é valido para min tbm ?

    Reply
  46. Marcia Costa

    Trabalhei um ano ou seja 12 meses, tenho direito ao seguro desemprego? Já recebir o seguro ha muitos anos atrás,fui demitida dia 26/01/15

    Reply
  47. Michelli

    Bom dia, recebi meu seguro desemprego pela primeira vez a um ano so retirei uma parcela e assinei a carteira novamente, agora que vou sair do emprego tenho direito ao seguro ou não ?

    Reply
  48. Lucas Lebrão Brito

    Boa noite trabalhei em uma empresa 8 meses de jogo,em aprendiz e depois fui efetivado e já tenho 1 ano e 5 meses de entres tirando o de jovem aprendiz gostaria de saber se tenho direito do seguro desemprego

    Reply
  49. Eliana

    boa tarde, hem eu gostaria de saber se eu recebo pois eu recebi a ultima parcela
    do seguro em dezembro e registrei a carteira dia 5 de janeiro e tenho agora acerto tenho direito no seguro?

    Reply
  50. Eliana

    oi eu recebi o seguro a ultima parcela em dezembro 2013 e registrei em janeiro de 2014 e esse mes tenho acerto pra fazer que me dispensarao eu tenho direito no seguro?

    Reply
  51. rejane

    Assinaram a carteira em 02 abr de 2014. fui demitida sem justa causa em 02 de março de 2015. tenho direito ao seguro?

    Reply
  52. Allyson Barbosa

    Bom dia.
    Trabalhei 1 ano e 5 meses sem minha carteira estar assinada pelo empregador.

    E tive ela assinada agora Dia 01/02/2013;
    Com demissão em 06/03/2015;

    O valor que eu recebia era diferente do que estar na carteira.
    Como posso saber se pego seguro desemprego,
    e como saber meus calculos tanto de
    tempo trabalhado com carteira e sem carteira assinada.
    E se posso entregar meus documentos a empresa para que seja dado baixa na carteira.

    Reply
  53. cleysson

    ola pessoal eu recebi meu ultimo seguro em 15 de março do ano de 2014 sendo q eu me empreguei em 10 de fevereiro de 2014 e eu sair da firma em 25 de fevereiro de 2015 tenho direito ao seguro ou nao ??????

    Reply
    1. leandro inacio da silva

      ola eu trabalhei nun escritorio como motoboy 1 ano e 1 mes e tres dia so q eu ja peguei seguro mais ja fas uns 5 anos e eu fui demitido agora 20 03 2015 eu tenho direito.

      Reply
  54. Tatiane

    Fui contratada na empresa no dia 03 de março de 2014 so que eu tinha 17 anos fui mandada embora agora no dia 11/04/2015 ja com 18 anos tenho direito a receber seguro?Pois nunca recebi antes

    Reply
  55. ANA PAULA

    Neila, estou trabalhando em uma empresa á um ano, fui demitida. Mas antes disso nunca peguei seguro desemprego, a ultima empresa que trabalhei fiquei lá por 4 meses, e antes dessa, trabalhei em uma por 2 anos a qual pedi conta. O que recebo afinal com a nova regra?

    Reply
  56. Tatiane de Paula

    Olá, Boa tarde!

    Recebi a ultima parcela do seguro desemprego em Setembro/2014 se caso eu for demitida agora após 7 meses receberei novamente?

    Reply
  57. Renato Neto

    Olá,
    Trabalhei 1 ano em uma empresa e recebi uma proposta melhor em outra, então solicitei o desligamento e agora já tem 6 meses que estou trabalhando nesse outro. Pergunta: se eu for mandado embora hoje tenho direito ao seguro?

    Reply
  58. nadja

    bom dia ,sai de um emprego e foi para o outro emprego nao recebi seguro do primeiro tenho direito a receber,caso eu seja demitida do segundo emprego.

    Reply
  59. tereza figueiredo

    ola, fui demitida em nov/14 e so consegui dar entrada no seguro desemprego em março/15, tive q entrar com recurso, agora saiu as minhas parcelas mais eu ja comecei a trabalhar no final de maio, eu posso sacar as parcelas?

    Reply
  60. Juliana Alves

    Olá, Bom dia!

    Moro num município chamado Nova Iguaçu e trabalhei em Botafogo, ambos ficam no Rio de Janeiro. Quero saber se posso agendar meu seguro desemprego em qualquer lugar do Rio de Janeiro,alguém pode me ajudar?

    Desde já,obrigada.

    Reply
  61. Mario Jorge Negreiros Me dex

    Nao depositaram 5a e ultima parcela programada para o dia 07/11/2015. Nao consegui ainda registro na minhanal Carteira Profissional. Onde eu recorro?

    Reply
  62. Aline

    Meu marido foi menor aprendiz por oito meses mais foi dispensado por que perdeu o ano ,passo um tempo ele fico um ano exato numa empresa mesmo ele terá direito a seguro desemprego ??

    Reply
    1. Madson Expedito

      para o primeiro pedido são necessários 12 meses trabalhados nos últimos 18 meses
      para o segundo pedido são necessários 9 meses trabalhados nos últimos 12 meses
      para o terceiro em diante, são necessários 6 meses trabalhados
      lembrando que se recebeu seguro desemprego nos últimos 16 meses não poderá receber o seguro

      Menor aprendiz n tem direito ao Seguro.

      Reply
  63. veronica

    eu fui mandada embora agora trabalhei 9 meses e 11 dias so recebi 1 vez seguro desemprego ano 2010 aonde trabalhei 2 anos tenho direito a seguro desemprego agora

    Reply
      1. vanessa menezes

        significa, no caso pessoa trabalhou 5 meses em um empresa, ficou 13 meses sem trabalhar, voltou trabalhar por 11 meses ela tem direito ao segura?

        Reply
  64. marcos

    eu trabelhei 3 anos e meio em uma empresa e fui demitido depois de 6 dias arrumei outro servico e nao dei entrada no seguro, se eu pedir conta dessa nova empresa q eu estou a 2 meses eu consigo resgatar meu seguro da empresa no qual eu trabalhei por 3 anos e meio…?

    Reply
  65. EDUARDO SILVA

    OLÁ, saí do emprego recentemente, e ainda não dei entrada no seguro, mas já estou sendo recolocado novamente. Posso receber esse seguro na próxima vez que for demitido?

    Reply

Deixe uma resposta