Skip to content
Receber Seguro Desemprego

7 dúvidas mais comuns sobre o seguro desemprego

Dúvidas sobre seguro desemprego – O seguro desemprego é um dos benefícios mais interessantes e diferenciados que o trabalhador brasileiro tem direto. Um benefício que te protege de ficar totalmente desamparado no caso de uma demissão sem justa causa e te oferece uma segurança para retornar ao mercado.

Só que muitas pessoas acabam tendo uma série de dúvidas sobre o seguro desemprego, e como nem todas as informações estão fácies e em um único lugar, oferecemos a você as 7 dúvidas mais comuns em relação ao seguro desemprego, especialmente relacionadas aos prazos, quantidades e validade do benefício.

Veja também

O Seguro desemprego cai antes da data prevista?

Não. A primeira parcela do seu seguro desemprego vai cair 30 dias depois da sua requisição e sempre no mesmo dia nos meses seguintes. Ele não vai cair antes do esperado, então é importante dar entrada o quanto antes e se programar.

O seguro desemprego cai no sábado, domingo ou feriado?

Caso você esteja recebendo seu seguro desemprego por meio de crédito na conta da Caixa, ele é feito automaticamente. Senão, você terá de aguardar o próximo dia útil e sacá-lo na Caixa ou nas lotéricas.

O Seguro desempregado é cancelado automaticamente? Quando ele é cancelado?

Sim, mas ainda pode acontecer de uma parcela ser depositada de forma incorreta. O seguro desemprego é cancelado quando o trabalhador recusa uma oferta de trabalho adequada ou quando é comprovada uma fraude, ou ainda em caso de morte Pode acontecer de uma parcela do seguro desemprego ser depositada por engano um pouco depois de você estar empregado.

Dúvidas sobre seguro desemprego

Se for o caso de você receber uma parcela indevida, não saque-a, ou você pode ser obrigado a devolver os valores. Além disso, se você for demitido sem justa causa antes do tempo de requisição de um novo seguro desemprego, você terá direito às parcelas restantes dessa primeira requisição, bastando levar a guia ao posto de atendimento do ministério do trabalho e explicando a situação.

Quando o seguro Desemprego é suspenso?

O Seguro desemprego é suspenso toda a vez que você consegue um novo emprego, quando termina o período de defeso e quando o trabalhador começa a receber outro benefício do INSS (excetuando pensão por morte e auxílio acidente, que podem ser acumulados).

Como já foi citado, você pode continuar recebendo seu seguro desemprego se você for demitido novamente, sem justa causa.

O Seguro desemprego cai em conta corrente, poupança ou conta fácil?

Sim! Qualquer uma das contas da Caixa pode receber seu seguro desemprego sem nenhum tipo de dificuldade. Cadastre a sua conta quando for requerer seu seguro desemprego para mais praticidade no recebimento do seu benefício.

O Seguro desemprego conta como tempo de contribuição para a aposentadoria?

Apenas se você fizer como uma contribuição facultativa do código 1406. Esse tipo de contribuição precisa ser feita separadamente ou pode não contar para seu tempo de aposentadoria por tempo de serviço.

Quando posso solicitar o benefício de novo?

De acordo com as novas regras do Seguro desemprego, você precisa ter recebido ao menos 12 meses dos últimos 18 posteriores à sua última requisição do Seguro desemprego.

Para receber um novo seguro desemprego precisa cumprir o período aquisitivo, que é de 16 meses!

Se você tiver mais qualquer outra dúvida, coloque-a nos comentários e tentaremos responde-la o quanto antes!




Deixe uma resposta

Comments (102)

Eu já tive dois seguros desemprego , e agora fui demitida com 10 meses trabalhados e 1mes de aviso . Tenho direito de receber o seguro desemprego?

Responder

Sim, caso não tenha sido demitido por justa causa.

Responder

Bom dia,,, só recebi seguro uma vez,,em 2005,,,de lá pra cá só tenho 9 meses registrado e agora mais 9 meses em outro emprego,,,tenho direito ,,

Responder

Ooi boa noite queria fazer uma pergunta meu seguro vai cair dia 21 e é domingo vou conseguir receber só segunda dia 22 ou no sábado dia 19

Responder

Gostaria de saber tambem porq meu seguro cai no domingo o dinheiro esta disponivel na minha conta da caixa ou do cartao cidadao , sera que estara disponivel segunda feira ou no sabado

Responder

Segunda feira. Banco nunca abri dia de semana.

Boa tarde , Fui demitido em março de 2014 , dei entrda/agendei o Seguro Desemprego mas perdi , pois segundo o Funcionário do Ministério do Trabalho meu horário era )9:00 hs da manhã e cheguei a tarde ;após isso trabalhei 3 meses novamente com careteira assinada , mas pedi demissão pois estou acometido de uma doença e não posso trabalhar , pergunta :

Tenho direito a receber o Seguro ao qual agendei e não recebi nada , isso de um trabalho onde fiquei por 15 anos , alguém pode me ajudar ?

Responder

Olá, você pode solicitar o seguro em até 120 dias.

Responder

fui demitido sem justa causa com 8 meses trabalhados e nunca peguei seguro desemprego. tenho direito de receber o beneficio ?

Responder

Se é a primeira solicitação só tem direito com 12 meses de trabalho nos últimos 18 meses.

Responder

Oi fui demitido sem justa causa. tô no meu segundo trabalho só trabalhei 8 meses tenho direito ao seguro desemprego ou posso entra com um recurso para obter

olá fiquei desemprego em março de 2015, recebi o seguro desemprego 4 parcelas no total, terminei de receber a ultima parcela no mês de julho de 2015. em setembro de 2015 eu voltei a trabalhar e agora em outubro fiquei desempregado novamente, tenho direito ao seguro??

Responder

Tem direito ao seguro:

Para o primeiro pedido do seguro desemprego são necessários 12 meses trabalhados nos últimos 18 meses;
Para o segundo pedido são necessários 9 meses trabalhados nos últimos 12 meses;
Para o terceiro pedido são necessários 6 meses trabalhados.

Responder

Boa noite,e quando você faz um recurso de compensação quanto tempo demora para receber o beneficio?

Responder

quem trabalhou poe 02 anos e 20 dias registrado e foi dispensado sem justa causa tem o direito de receber quantas parcelas de sesegundo desemprego

Responder

Prezados.
Trabalhei 6 meses numa empresa e pedi demissão em 01/10/2015. Em 02/01/2016 comecei a trabalhar em outra empresa e fui demitido em 01/11/2016. Vou ter direito ao seguro desemprego ? Se sim, de quantas parcelas.

Responder

Boa noite.
A última vez que recebi o seguro desemprego foi no mês de Julho do ano passado.
E comecei a trabalhar no mês de Setembro. Fui demitido esse mês.
Gostaria de saber se tenho algum direito ao seguro.

Responder

Perdi meu seguro a nove meses
E agora?
Consigo pedir denovo?

Responder

quem recebeu o seguro desemprego pela primeira vez antes da lei, precisa que a segunda vez tenha de 9 a 12 meses de contrato ou basta os 6 meses?

Responder

Para o primeiro pedido do seguro desemprego são necessários 12 meses trabalhados nos últimos 18 meses;
Para o segundo pedido são necessários 9 meses trabalhados nos últimos 12 meses;
Para o terceiro pedido são necessários 6 meses trabalhados.

Responder

Na verdade uma pergunta e meu terceiro pedido de Seguro quero saber entrei na empresa 8 de fevereiro to saindo agora dia 30 de Junho tenho direito nesse aquisição???

Responder

olá dei entrada no meu seguro dia 2 de dezembro (2016). me pediram pra aguardar o prazo de 60 a 185 dias. a primeira parcela pode cair com sessenta dias. sendo que fica dentro do recesso deles, implica no tempo. ???????

Responder

Q esquisito, geralmente demora 30 dias a primeira parcela, depois de feito a entrada!

Responder

Minha carteira foi dado baixa ja tem quase um ano .e eu não dei entrada no meu seguro
Eu ainda tenho direito de dar entrada pra eu receber

Responder

Trabalhei numa empresa por 2.anos em seguida entrei em outra fiquei mais 2 anos depois troquei pra outra e fiquei mais 8 meses nesse periodo nao peguei seguro desemprego tenho direito a pega o seguro desemprego

Responder

Olá pode atrasar o seguro desemprego… Faz 3 dias já que não foi liberado e já é a minha terceira parcela….. A mulher do caixa disse que o governo atraso com a liberação.. E no meu aplicativo da caixa diz que vai tá liberado daqui uma semana devo co fia nisso?

Responder

a data de pagamento do meu seguro é dia 28/02/2017 por conta do carnaval consigo receber nesta data?

Responder

Como funciona se eu mudar de Estado depois de dar entrada no seguro? Posso receber normalmente de outro Estado?

Responder

Sim, poderá receber.

Responder

Minha primeira parcela do seguro foi dia 04/02, a próxima será tbm dia 04/03, pq eu vi no site e falou q liberava somente dia 06/03?

Responder

OLÁ BOM DIA, FUI DEMITIDA EM OUTUBRO DE 2015 E DEI ENTRADA NO SEGURO DESEMPREGO EM NOVEMBRO. RECEBI 5 PARCELAS SENDO A ÚLTIMA EM MARÇO DE 2016. COMECEI A TRABALHAR EM MARÇO DE 2016 E FUI DEMITIDA EM FEVEREIRO DE 2017 ( 11 MESES) .TENHO DIREITO AO SEGURO DESEMPREGO?

Responder

porque fevereiro tem 28 dias e não 30 dias!

Responder

E possível receber seguro desemprego todos os meses na mesma data

Responder

Trabalhei 36 meses numa empresa. Eu fui mandado embora. Sem justa causa. Ai passou cinco dias eu já arrumei outro e fiquei só 3 meses fui madado embora. Queria saber que posso dar entrada no meu Seguro depois de ter assinado carteira de trabalho.

Responder

fui demitido ano passado eu ainda tenho como pegar seguro

Responder

Me mandaram embora dia 20 fazia 11 meses q estava lá aí quando me mandaram embora falaram que não precisava cumprir os 30 dias de avisos q eles iam me pagar alguém sabe me dizer se então tenho direito ao seguro desemprego ???? Eu nunca peguei

Responder

olha eu aconteceu a msm coisa comigo porem ja era meu segundo seguro desemprego e eu tive direito sim se for o primeiro ai só com 1 ano pelomenos

Responder

Oi fui demitida dia 28.02 encaminhei o seguro… Porem vou assinar a carteira dia 1.04… A primeira parcela ficou p 12.04 eu recebo ela ou nao ? Mais uma duvida este novo emprego é temporário por 90 dias…eu consigo reaver as parcelas qdo sair?

Responder

Eu trabalhei de 01/08/16 a 06/05/17 no caso vou cumprir aviso até essa data tenho direito no seguro pois nunca peguei o seguro???

Responder

Boa tarde eu tinha uma última parcela do seguro pra receber agora em maio,mas consegui um novo emprego a quatro dias fui registrado em carteira mas decidi pedir as contas deste emprego trabalhei somente 6 dias será que ainda recebo a última parcela do seguro?

Responder

Tinha direito de pegar seguro , mas n dei entrada ,agr com quanto tempo posso receber, estou quase 9 meses sera q ja tenho direito

Responder

trabalho a 2 anos e 6 meses em uma empresa, recebi proposta de uma nova empresa, se eu pedir demissão para ser contratada em esta nova CIA e for demitida em menos de 18 meses terei direito ao auxilio desemprego?

Responder

Trabalhei 4 anos em uma empresa e fui demitida sem justa causa, só que não cheguei a tirar meu seguro desemprego pq fui contratada novamente, mais fiquei apenas 10 meses e sair novamente. Posso da entrada no seguro ???

Fico no aguardo,

Atenciosamente,

Responder

Olá trabalhei em 2015 nove meses e pedi as contas não peguei seguro depois trabalhei 45 dias e agora já estou registrada e outra empresa a 14 meses nunca peguei seguro tenho direito de pegar ?

Responder

Eu trabalho na empresa e fui demitida faltando 1 dia para fazer um ano e nunca recebi seguro desemprego tenho direito

Responder

Oi trabalhei 1 ano neste empresa e trabalhei mais 1 ano 3 meses em outra e nunca recebi seguro desemprego eu vou poder pega pela primeira vez

Responder

Pedi demissão do meu último emprego tinha 2 anos de empresa e não recebi o seguro desemprego, estou entrando em outro emprego se eu for demitido com 3 meses posso receber o seguro desemprego dessa vez???

Responder

ola recebi duas parcelas do meu seguro agora arrumei um emprego novo so que nao estou satisfeita .se eu sai posso receber o restante do meu beneficio

Responder

Eu saquei o primeira parcela dia 10 de junho dai fui hoje lá pra saca a segunda parcela não tinha nada que sera que aconteceu .

Responder

olá, trabalhei por 3 anos numa empresa, sai em março, não peguei seguro desemprego, pq achei um novo emprego, onde estou há 3 meses, se for demitida sem justa causa, consigo requisitar o seguro desemprego? Qual o prazo máximo para pedir?

Responder

Oi boa tarde fui demitido com 11 trabalhado 1 de aviso mais de entrada no meu seguro junho do no ano passado sabe me informar se tenho direito a parcela ???

Responder

Boa tarde já recebir o 3 seguro desemprego tenho mas de 1 ano que dei entrada to saindo agora de uma empresa que fiz 6 meses de carteira assinada será que tenho direito ao seguro desemprego?

Responder

Meu marido recebeu seguro a 5anos atrás e agora trabalha numa empresa a 9meses e vai ser demitido ele tem direito ao seguro

Responder

Oi boa noite?
Faz um ano que recibi a ultima parcela do seguro desemptego.
E faz sete meses que estou fichada, se mim mandarem embora eu tenho direito a receber o seguro desemprego com esse tempo

Responder

BOA TARDE,
recebi seguro desemprego em setembro de 2016 ate dezembro de 2016, 4 meses de seguro, em dezembro de 2016 voltei a trabalhar de carteira assinada, em janeiro de 2018 fecho 13 meses de carteira nesse atual, irei embora de cidade e vou pedir demissão, no caso como é meu segundo seguro que vou solicitar com 13 meses, tenho direito normal e vou conseguir??

Responder

Infelizmente se você pedir demissão não terá direito ao seguro desemprego

Responder

Estou desempregado e recebi a primeira parcela do seguro e saiu um alvará para eu receber de outro emprego anterior , posso receber o seguro desemprego autorizado pela justiça?

Responder

eu teu 16 meis trabalhado eu teu deireto do seguro de semprego

Responder

Se é a primeira solicitação sim, para esta você tem que ter 12 meses de trabalho!

Responder

e apremeira solicitacao

Responder

Oi dei entrada no meu seguro 17/08/2017 ele so entra com 30 dias depois ??

Responder

Trabalhei a primeira ves de carteira assinada em 2013 foram 3 meses de carteira assinada,em 2016 foi 20/05/2016 ate 27/11/2016 esse ano de 2017 entrei dia 02/05/2017 provavel que ate dia 20/11/2017 tenho direito ao seguro desemprego ?desde ja agradeço.

Responder

Olá eu encaminhei meu seguro desemprego certo mas aí eu aceitei um serviço em uma empresa só que fiquei apenas um dia na empresa e pedi as contas pois tenho problemas de saúde que não deixavam eu trabalhar bem naquela empresa então eu pedi pra sair pensei que eles não tinham assinado minha carteira mas sim eles tinham o que quero saber é se eu perco o benefício obrigado.

Responder

Boa tarde fui demitida de uma empresa e já recebi seguro duas vezes recebir da empresa junto com a revisão o requerimento do seguro desemprego….fui dar entrada no seguro mais chegou lá no ministério do trabalho eles mim diceram q eu não tinha mais direto pq dei entrada antes da hora…. Eu não entendi nada por favor mim responde.

Responder

O valor do seguro e o valor que esta asinado na carteira de trabalho?

Responder

O cálculo é baseado no valor da carteira. veja como calcular o seguro em: recebersegurodesemprego.com

Responder

Tenho 12 meses na empresa que eu trabalho e serei mandado embora gostaria de saber se tenho direito ao seguro desemprego já que é minha primeira solicitação

Responder

Se trabalhou 12 meses nos últimos 16 meses, sim.

Responder

ola eu dei entrada no seguro vou pega 4 pacela so que n tenho cartao cidadao i nem conta no banco tenho q ir la dia 30 queria sabe se tem outra forma deu sacar o seguro

Responder

para pegar a 2 vez o seguro, conta da primeira parcela da primeira solicitação ou da última para dar os 16 meses?

Responder

Oi boa noite, minha parcela de seguro esse mes cairá num sábado, ela cairá normalmente ou apenas no dia útil seguinte.??? Obrigada desde ja

Responder

tenho uma parcela pra receber, em 14/12/17, mas antes dela ir pra minha conta, o governo tem que liberar ela entes, que dia ante do dia 14/12 ela já está liberada?

Responder

Olá recebi a última parcela do seguro desemprego em 01/17. Voltei a trabalhar em final 01 /17.Se for mandado embora agora em12/17. Terei direito novamente no seguro desemprego. E quantas parcelas. Obrigado.

Responder

Fui demitida sem justa causa mas minha demissão ficou durante mais ou menos um ano em processo jurídico. Por fim fiz um acordo. Resultado, tenho 01 ano de carteira, porém já faz um ano que saí (e estava em processo o encerramento, sem dar baixa na carteira), e nesse meio tempo trabalhei 01 mês de carteira assinada. Terei direito á pegar o seguro? quantos meses?

Responder

Olá,
O dia do depósito do meu auxilio cai em um domingo, e eu tenho poupança e conta corrente/caixa fácil. Ele vai cair no domingo mesmo? Qual conta cairia? Pq no dia que fiz o requerimento do auxilio o rapaz que me atendeu disse que cai automaticamente e que não precisaria cadastrar nenhuma conta e que ao receber devo retirar o dinheiro se não ele volta a conta de origem , é verdade ?

Responder

Trabalhei 3anos e peguei 5 parcelas de seguro, só que no dia antes de eu pegar a primeira parcela eu fui comecei a trabalhar, e no dia seguinte não caiu. Será se eu tenho direito ??

Responder

Não, pois o seguro desemprego é para desempregados!

Responder

Ola trabalhei 8 meses e mas um de aviso recebo o seguro desemprego

Responder

Só receberá o seguro se esse for o seu segundo pedido.

Responder

Trabalhei 10 meses de carteira assina como jovem aprendiz e agora 8 em uma empresa serviços gerais tenho direito a seguro desemprego? Porém na época era em 2013 quando fui jovem aprendiz!

Responder

Boa noite gostaria de uma informação. MEU ESPOSO PEGOU O SEGURO E SÓ RECEBEU UMA PARCELA ,PORQUE COMEÇOU A TRABALHAR. E ELE TEM 11 MESES DE REGISTRO ELE PEGA OUTRO SEGURO. OBRIGADO.

Responder

Ele vai ser mandado embora

Responder

Meu seguro desemprego vai cair direto na minha conta hoje era a primeira parcela segunda feira dia 8 e até agora não caiu. Sera q vai cair amanhã ? Quantos dias úteis demora para cair na minha conta ?

Responder

Meu seguro desemprego vai cair direto na minha conta hoje era a primeira parcela segunda feira dia 8 e até agora não caiu. Sera q vai cair amanhã ? Quantos dias úteis demora para cair na minha conta ?

Responder

Boa tarde sera que alguem pode me ajudar com uma duvida .Meu seguro da ultima parcela nao caiu ate hoje era pra ter cido depositado dia 12/01/2018 ate hoje nao caiu alguem sabe aonde devo procurar informacoes .Deis de ja acradeco quem poder me ajudar .

Responder

Dei entrada no seguro mas nao mim pediram cartao de conta pode cair na conta mesmo assim

Responder

Gostaria de saber meu seguro cai 21 domingo eu só saco ele na segunda ou posso sacar na sexta como é dia util

Responder

Olá, estou recebendo seguro desemprego e comecei a fazer um estagio por contrato. Deixarei de receber as parcelas futuras do auxilio???

Responder

Trabalhei em uma empresa 5 mes em 2015 e na outra em 2017 por 11 mes nunca recebi seguro tenho direito?

Responder

Infelizmente não.

Responder

Tava recebendo seguro arrumei outro trabalho fui registrado dia 15 eu consigo receber meu siguro dia 27

Responder

Quando a gente recebe com o cartão cidadão por exemplo vc tem direito a 5 avelãs .mais se eu receber com o cartão cidadão eu só recebo quatro isso é verdade ou não

Responder

Não entendi a pergunta.

Responder

Essa é minha 3 solicitação fui mandado embora em 6 de dezembro de 2016 peguei 3 parcelas de seguro sendo a última em Março de 2017 daí trabalhei pó 1 e 1 mês agora e sair agora dia 6 de abril de 2018 eu tenho direito a receber o seguro

Responder

Olá, boa noite!

Tem direito sim, a lei diz que a partir da terceira solicitação tem direito quem recebeu salário relativos a pelo menos 6 (seis) meses imediatamente anteriores à data de dispensa.

Responder

Serei admitida 03/12 e a parcela cai dia 29/11, perco a parcela ?

Responder

Você não deverá pegar a parcela se estiver trabalhando. Se caso você pegue, deverá devolvê-la (é obrigatório)

Responder

Olá boa tarde!
Dei entrada no meu seguro desemprego no dia 04/02/2019 , no papel está falando que eu vou receber a primeira parcela dia 06/03/2019 E hoje já e dia 07 E nada de cai o que eu devo fazer ??

Responder

Olá, o atraso de alguns dias é a normal!

Responder

Minha primeira parcela está agendada pra hoje dia 19/06 e até agora não caiu, 13 horas. Devo ir ate a caixa saber o motivo ou espero que até o final do dia caia?

Responder

Espere até o final do dia, caso o dinheiro não tenha caído procure uma agência Caixa e se informe.

Responder

Minha parcela do seguro cai em um domingo , e eu tenho conta poupança é possível eu sacar no sabado?

Responder