Como fazer agendamento do seguro desemprego RJ

Para ter acesso a como fazer agendamento do seguro desemprego RJ é necessário solicitação junto ao órgão responsável, veja como fazer o agendamento do benefício no estado do Rio de Janeiro.

O seguro desemprego é um dos principais benefícios do trabalhador, com ele é possível ter segurança financeira por um período pré-determinado enquanto se procura novas oportunidades de trabalho.

Este benefício é instituído por lei e para ter acesso ao mesmo é necessário seguir os requisitos pré-estabelecidos, assim como deve ser feita a sua solicitação.

Com o avanço das tecnologias, em diversos estados o agendamento pode ser feito via internet. Veja a seguir como fazer o agendamento do seguro desemprego no Rio de Janeiro e se informe.

Seguro desemprego 2019

O seguro desemprego 2019 pode ser solicitado por qualquer trabalhador que foi demitido sem justa causa, desde que o vínculo esteja assinado em carteira.

As parcelas (na maioria das vezes) começam a serem pagas 30 dias após a solicitação do benefício.

Valor das parcelas do seguro desemprego

 O valor das parcelas do seguro desemprego varia em função do salário e a quantidade em função do tempo trabalhado.

Em relação ao valor, utiliza-se a média dos 3 últimos salários (que constam na Carteira de Trabalho). Porém, existem profissões (pescadores e empregadas domesticas) que há um valor fixado, o qual é de um salário mínimo.

Em relação ao número de parcelas, seguem-se as seguintes condições:

  • 3 parcelas: para aqueles que trabalharam entre 6 e 11 meses e farão o pedido pela 3º vez;
  • 4 parcelas: para aqueles que trabalharam entre 18 e 23 meses e farão o pedido pela 1º vez, para aqueles que trabalharam entre 12 a 23 meses e farão o pedido pela 2º ou 3º vez;
  • 5 parcelas: para aqueles que trabalharam por no mínimo 24 meses e farão o pedido pela 2º ou 3º vez.

Como e onde fazer agendamento do seguro desemprego RJ

Como fazer agendamento do seguro desemprego RJ, basta seguir as seguintes orientações:

Como fazer

Para fazer o agendamento basta informar as informações solicitadas corretamente e escolher uma data em que você possa comparecer pessoalmente ao local.

Onde fazer

Para fazer o agendamento da solicitação do beneficio o trabalhador deve procurar uma das Superintendências Regionais do Trabalho e Emprego, uma agência do Sistema Nacional de Emprego ou outros postos credenciados pelo Ministério do Trabalho (em alguns destes é possível fazer o agendamento somente indo até o local, em outros é possível por telefone).

Para algumas regiões do Rio de Janeiro é possível fazer o agendamento online, para tanto, basta clicar neste link e inserir as informações solicitadas (verifique se está disponível para região que reside).

Importante: não se esqueça de no dia levar os documentos solicitados (Documento de identificação; CPF; Carteira de Trabalho e Previdência Social, independente do modelo; Inscrição no PIS/PASEP; Requerimento de Seguro Desemprego; Termo de Rescisão do Contrato de Trabalho​ e extrato do FGTS).

Como fazer agendamento do seguro desemprego RJ

Locais de atendimento do seguro desemprego RJ

No Rio de Janeiro existe uma serie de locais de atendimento do seguro desemprego, para consultar locais próximos a sua região, acesse este endereço, insira o estado (Rio de Janeiro) e depois a cidade.

Irá aparecer a lista completa de todos os locais de atendimento na região.

Telefone do Seguro Desemprego

Para os trabalhadores que desejam tirar dúvidas sobre o seguro desemprego por telefone existem dois números que podem ser usados, os quais:

  • 0800 726 0207: número disponibilizado pela Caixa Econômica Federal, onde é possível tirar dúvidas e consultar valores sobre os benefícios trabalhistas;
  • 158: neste telefone é disponibilizada diversas informações sobre os serviços prestados pelo Ministério do Trabalho, para tratar sobre o agendamento do seguro desemprego clique na opção 1.

Gostou! Tirou sus dúvidas de como fazer agendamento do seguro desemprego RJ, Aproveite e compartilhe

Como fazer agendamento do seguro desemprego RJ
Se gostou do post, vote!




Deixe uma resposta