Warning: Use of undefined constant REQUEST_URI - assumed 'REQUEST_URI' (this will throw an Error in a future version of PHP) in /home/medmedson/public_html/recebersegurodesemprego.com/wp-content/themes/mts_sensational-atualizado/functions.php on line 73
Atestado médico digital: solicite auxílio-doença pelo computador ou app

Atestado médico digital: solicite auxílio-doença pelo computador ou app

Atestado médico digital. Veja neste artigo todas as informações sobre como enviar o seu para a solicitação do auxílio-doença sem necessidade de perícia médica do INSS.

Em tempos de Coronavírus, o Governo Federal está disponibilizando à população algumas facilidades. Como os serviços do INSS que estão muito mais acessíveis.

Dessa forma, os segurados podem dar andamento em processos além de agilizar verificação de documentos e pedidos de auxilio doença.

Neste artigo vamos falar sobre como enviar um atestado médico digital. Seja pelo site do INSS, através do portal ou pelo aplicativo de telefone Meu INSS.

Quem pode solicitar o auxílio-doença?

Após a aprovação pelo Congresso Nacional e através de publicação no Diário Oficial da União, o INSS inovou. Dessa forma, o órgão começou no último dia 10 de abril, a receber o atestado médico digital.

Portanto, atendendo os segurados que estavam aguardando agendamento para a perícia médica ou que ainda não tinham realizado a solicitação.

Assim, antecipando e atendendo os mais afetados pela pandemia do Coronavírus e auxiliando milhares de família no país. Contudo, para solicitar o auxílio-doenca pelo site do INSS ou pelo aplicativo de celular, o segurado deverá seguir alguns passos.

Logo, ao solicitarem o auxílio doença, os segurados receberão um adiantamento no valor de R$ 1,045,00. Ou seja, o valor de um salário mínimo atual. O montante será pago após a validação do atestado médico, enviado eletronicamente pelo segurado, pelos médicos do INSS.

Além do adiantamento do benefício, os segurados que estiverem dentro do programa durante o período da pandemia terão direto a receber a diferença do valor posteriormente.

Desse modo, a diferença do pagamento deverá ser liberada após a validação pela perícia presencial. Cujo agendamento deverá ocorrer assim que o período de quarentena esteja finalizado pelas autoridades sanitárias e pelo Governo Federal.

De acordo com informações do órgão, os segurados já registrados no Portal Meu INSS terão seu processo simplificado. Dessa forma, enviando somente a solicitação do auxílio e o atestado de forma digitalizada sem precisão de agendamentos prévios.

Atestado médico digital.

Veja também sobre:

Como enviar o atestado médico digital?

Vamos agora explicar o passo a passo para aqueles que preferem enviar o atestado médico digital pelo portal do INSS. Esse passo a passo seve para aqueles que já tem um login no portal e já estão cadastrados previamente.

  • Entre no portal do Meu INSS;
  • Escolha a opção de “Agendar Perícia”;
  • Preencha todos os dados com muita atenção, marque a opção de “Não sou um robô” e continue;
  • Após realizar o login no site selecione a opção de “Perícia Inicial” e logo após, “Selecionar”;
  • A opção “Você possui atestado médico” aparecerá. Selecione “Sim” e “Continue” (isso, considerando que o beneficiário já possui o atestado médico em mãos);
  • Será preciso preencher algumas informações solicitadas pelo site. Após o preenchimento escolha “Avançar”;
  • A aba de “Anexos” aparecerá junto com um sinal de + (mais), indicando a adição do arquivo com o atestado médico;
  • Juntamente com o arquivo do atestado médico, será solicitado o envio de um documento com foto para identificação;
  • A opção de “Anexar” aparecerá, clique em “Abrir” e logo após “Enviar”;
  • Feito isso, selecione a agência do INSS onde seu processo se encontra. Ou que seja mais próximo de sua residência e clique em “Avançar”;
  • Selecione a localidade onde você prefere receber o pagamento;
  • A opção “Declaro que li e concordo com as informações acima” aparecerá, clique na caixa em branco e depois em “Avançar”;
  • Seu pedido para o auxílio-doença foi solicitado e seu requerimento computado;
  • Não esqueça de imprimir o comprovante, ele aparecerá como última opção em “Gerar Comprovante”.

Informações importantes

Caso, o segurado ainda não tenha se cadastrado, basta acessar o portal online. O cadastro poderá ser realizado de acordo com as orientações do site. Se preferir baixe o aplicativo Meu INSS para celular, disponíveis nas lojas virtuais para os sistemas Android e iOS.

Para que o atestado médico digital seja validado pela junta que realizará a verificação, são necessários dados importantes. Dessa forma, informações como as listadas abaixo, deverão ser apresentadas e deverão constar no atestado, impreterivelmente.

  • nome legível do médico;
  • número do CRM;
  • código específico da doença ou CID;
  • data especifica a partir do momento da solicitação do atestado.

O Instituto Nacional de Seguridade Social (INSS) está disponibilizando um canal de atendimento pelo número de telefone 135. Por essa central de atendimento o segurado poderá tirar dúvidas sobre o envio do atestado médico digital. Além de sanar outras dúvidas em relação ao benéfico.

Outra opção para informações também poderá ser encontrada na nova atualização do aplicativo para celulares Meu INSS. Basta que o usuário realize a atualização do aplicativo de forma gratuita para ter acesso.

Além disso, o sistema do INSS está realizando pesquisas eletrônicas e enviando informações relevantes e novidades por SMS. Uma vez que o beneficiário tenha cadastrado o seu número de telefone celular.

Igualmente, lembramos que o benefício não é cumulativo, ou seja, o beneficiários não poderão receber dois auxílios ao mesmo tempo. Dessa forma o auxílio-alimentação Coronavírus não será disponibilizado para aqueles que recebem o auxílio-doença.




Deixe uma resposta