Skip to content
Receber Seguro Desemprego

Como agendar seguro desemprego

Perder o emprego de repente é sempre uma situação complicada, ainda mais quando você conta com o salário todos os meses e descobre que ele não virá mais. Por isso os trabalhadores que tem registro na carteira têm o direito ao benefício do seguro desemprego. Porém com as novas regras  muitas pessoas não sabem Como agendar seguro desemprego.

Pensando nisso preparamos esse artigo aqui, além dessa informação, você poderá esclarecer outras dúvidas comuns entre os beneficiários do programa.

Portanto, continue a leitura, vamos lá?

Veja também:

O que é o seguro desemprego

O seguro desemprego é um direito de todos os trabalhadores que possuem carteira assinada e que trabalharam por um período maior que 18 meses, na primeira solicitação, mais que 12 meses no segundo pedido, e mais do que seis meses a partir da terceira solicitação do benefício.

Ele é pago de três a cinco parcelas, que variam de acordo com o tempo de serviço prestado. De seis a 11 meses o emprego tem direto a três parcelas, de 11 a 24 meses, quatro parcelas e acima de 24 meses tem direito as cinco parcelas do benefício.

Agendamento do seguro desemprego

Para requerer o seguro desemprego é necessário realizar o agendamento. Antes para solicitar o seu benefício era necessário ir até uma agência da Caixa Econômica Federal com todos os seus documentos e ainda esperar durantes horas na fila. Mas hoje com todas as facilidades é possível saber Como agendar seguro desemprego em casa mesmo, com a ajuda da internet.

Como agendar seguro desemprego

Todo o processo de agendamento para o recebimento do seguro desemprego é feito online, é necessário acessar o site do ministério do trabalho do seu Estado e preencher o formulário. O preenchimento é muito fácil, basta fornecer os dados pessoais, como o número da carteira de identidade, CPF e número da carteira de trabalho. Além de dados sobre a empresa e o número da conta bancária onde o benefício será depositado.

O agendamento online foi implantado com o objetivo de melhorar a prestação de serviços, agilizando o atendimento e facilitando a solicitação do auxilio nas próximas solicitações, pois os dados já ficam armazenados no sistema.

Para saber como agendar seguro desemprego clique no link abaixo:

Quem tem direito ao benefício?

Todo pessoa que trabalhou com carteira assinada, durante os períodos determinados, tem direito ao seguro desemprego. Cada um receber o benefício com um valor específico que varia de acordo com o calculo da média do seu último salário.

Para quem é demitido por justa causa é preciso ficar atendo a algumas regras para solicitar o seguro desemprego, pois ele irá depender do tempo que a pessoa ficou empregada e do salário recebido, geralmente as parcelas são calculadas baseadas na média dos três últimos salários, caso tenha ocorrido variação entre eles.

Algo importante de saber é que apesar de ser um direito de todo trabalhador ao ficar desempregado, o seguro desemprego pode ser suspenso imediatamente assim que a pessoa voltar a trabalhar formalmente e de carteira assinada.  Porém, se ele conseguir um novo emprego e for demitido em poucos meses, o empregado pode receber as parcelas restantes sem ter que fazer um novo requerimento de auxílio seguro desemprego.




Deixe uma resposta

Comments (15)

Boa tarde !Poderia me da uma Enformação?
Aqui onde eu moro nao tem vaga para da entrada no Seguro Desemprego ,Posso da Entrada em uma Outra Cidade Proxima onde Moro?

Responder

Fui demitida em 1de julho. Dei entrada no dia 31de agosto e até agora não conseguir receber nada?porque?

Responder

Quanto tempo você tinha no trabalho?
tudo isso é necessário.
Verifique mais nos nossos artigos.

Responder

Queria saber sao quantos dias de uma empresa para outra posso somar e dar entrada no seguro desemprego

Responder

Você tem 120 dias para dar entradas no seguro desemprego.

Responder

[…] Como agendar seguro dese… […]

Responder

Trabalhei 4 meses em uma empresa data de saida em 23/10/14.
E 9 meses em outra assinei a carteira em 16/12/14.fui no ministério de trabalho o rapaz que dar informação disse que entre uma empresa e outra teria que ser menos de 30 dias pra poder somar os meses das duas empresas.fiquei sem trabalhar apenas mes de novembro de 2014.posso dar entrada no seguro desemprego?

Responder

Pelas datas informadas, ultrapassam os 30 dias e ai não poderá somar para ter direito a uma parcela maior.

Responder

o meu foi judicial eu conseguir uma vaga em campinas mais nao sei se me cadastrei corretamente ou se tinha que ir em algum lugar primeiro conseguir uma vaga no ministerio do trabalho quero saber se ja e pa da entra no seguro

Responder

eu trabalei um ano e seis mes eu tenho direio ou nao

Responder

Para o primeiro pedido, são necessários 12 meses trabalhados nos últimos 18 meses.
Para o segundo pedido, 9 meses trabalhados nos últimos 12 meses.
Para o terceiro em diante, são necessários 6 meses trabalhados.
Só receberá o Seguro Desemprego se nos últimos 16 meses não usufruiu do benefício.

Responder

Tenho uma duvida cruel: fui demitido no dia 04/04/2016 mais no mês 03 (Março) Tava de ferias, o calcula dos 3 últimos salários inclui o mês em que eu estava de férias?
Sendo assim ficaria como últimos três salários- janeiro, fevereiro e Março 2016( mesmo estando de ferias em março) ou os últimos 3 salários seria Dezembro(2015) janeiro e fevereiro?

Explique-me Por favor!

Obs: demitido Sem justa causa sem aviso e indenizado tinha 26 meses.trabalhado .

Responder

Fui demitido a 11meses atrás e não estou trabalhando ainda tenho o direito o seguro desemprego

Responder

Eu trabalho a 9 meses eu tenho direito ao seguro desemprego?

Responder

Nao consigo agendamento no ministerio do trabalho para resolver meu problema no seguro desemprego

Responder