O que acontece se eu receber o seguro desemprego trabalhando?
O que acontece se eu receber o seguro desemprego trabalhando? O Seguro desemprego é um direito que todo o cidadão que trabalha registrado em carteira pode receber a partir do momento que ficar desempregado, porém existem muitas pessoas que se aproveitam de brechas no sistema e continuam recebendo o benefício mesmo quando já estão novamente empregados, caso isso seja percebido pelo Ministério do Trabalho o cidadão tem o direito retirado.
Se você receber o seguro desemprego trabalhando saiba que pode ser penalizado, caso conheça alguém nesta situação, alerte-o, muitos estão nesta situação por falta de informação.
Saiba ao longo do artigo o que pode acontecer.
Índice do Artigo
Receber o Seguro Desemprego trabalhando é crime ?
O seguro desemprego é concedido ao trabalhador desempregado por um período de 3 a 5 meses provendo assistência temporária quando a dispensa do trabalho não foi por justa causa e também auxilia o trabalhador na recolocação profissional, existem muitas oportunidades para os trabalhadores que passam pela situação de desempregados, além de cursos preparatórios que ajudam para que os mesmos adquiram mais experiência no mercado que atuam ou até mesmo adquiram experiência para começarem em um novo mercado.
O fato é que as coisas nem sempre funcionam da maneira correta e alguns trabalhadores se aproveitam do desemprego e continuam recebendo o benefício mesmo quando já foram realocados, isso geralmente acontece em comum acordo com a nova contratante que aceita a situação e não registra o funcionário para que ele continue recebendo o benefício, porém se esquece que este dinheiro é usado em prol dos que estão desempregados e desta maneira o trabalhador que receber o benefício sem precisar está tirando o benefício de alguém que esteja realmente desempregado.
Isto é crime previsto em lei, porém é feito largamente pelas empresas e empregados, afinal os dois levam “vantagem” com isso, de um lado o empregado que continua recebendo o benefício até completar todo o período que tem direito e junta o benefício ao salário da nova contratante e do outro lado o empregador que não precisa arcar com despesas relativas a contratação o que diminui as despesas com 13º salário, férias, INSS, etc.
Leia também –> Perguntas e dúvidas frequentes sobre seguro desemprego
O que fazer caso receba o seguro desemprego tralhando?
O empregado assim que for admitido deve avisar a empresa de que está recebendo ou de que será disponibilizado algum valor referente ao seguro-desemprego, pois a suspensão depende de uma declaração enviada pelo empregador diretamente para os servidores do Ministério do Trabalho, o CAGED.
O CAGED deve ser entregue 1 vez por mês informando todos os admitidos, demitidos e transferidos, mas excepcionalmente na data da admissão dos que estiverem percebendo o benefício.
Pode acontecer de a empresa esquecer de executar esse procedimento, mas se o empregado não sacar nenhuma parcela indevidamente, não terá maiores problemas.
Muitas empresas veem isso como vantagem, pois não precisam cumprir algumas obrigações previstas em lei, como as despesas que advêm da contratação, redução do 13º salário,férias, INSS entre outros.
Um país das “Vantagens”
Parece que isso aos poucos está acabando, porém ainda existem muitos casos em que o Brasil ainda tem situações em que sempre existe alguém querendo ganhar vantagem em alguma coisa, mas com tantas denúncias e também com prisões de políticos sendo efetuadas parece que aos poucos as coisas vão entrando no eixo e da mesma maneira que o exemplo vem de cima (política) o inverso possivelmente vai acontecer e aos poucos as pessoas vão tomando consciência do que é certo a ser feito.
O fato de receber o Seguro Desemprego estando trabalhando é caracterizado como prática de estelionato contra a Administração Pública (Art.171 – “Obter para si ou para outrem, vantagem ilícita em prejuízo alheio, induzindo ou mantendo alguém em erro, mediante artifício ardil ou qualquer outro meio fraudulento.”
Caso a Fraude seja descoberta o trabalhador pode ser condenado a 5 anos de prisão e multa.
Conclusão sobre “O que acontece se eu sacar o Seguro Desemprego e Estiver Trabalhando ?”
Este ou qualquer outro ato que mostre estar errado deve ser punido e principalmente as pessoas devem parar de criticar os políticos enquanto também executam ações de má fé contra a população, afinal quando alguém recebe o dinheiro do Seguro Desemprego e está trabalhando acaba tirando o benefício de outra pessoa que pode estar precisando muito mais deste benefício.
Quando acontece suspensão ou cancelamento do seguro desemprego
Curta também nossa fan page para mais informações.
tirando beneficio de quem?se o seguro foi tirado do bolso de quem trabalhou.
Falando em tirar do bolso, quem vai devolver o dinheiro que o pt do lula e da Dilma tirou do meu bolso, no mensalão e na Petrobrás?.
Pensando dessa forma o brasileiro sempre arruma uma “justificativa” para tudo, na verdade o povo brasileiro é extremamente corrupto e trambiqueiro… E coloca a culpa nos políticos porque na verdade gostariam é de estar no lugar deles, roubando e gastando dinheiro dos outros. Simples assim: cada povo tem os políticos que merece 😉
falou, falou, e não disse nada com nada
O trabalhador só não tem direito ao benefício se estiver a menos de um mês desempregado, se tiver passado mais de dois anos desde a data de sua demissão ou se tiver recebido outro seguro-desemprego a menos de 16 meses. Se não for o caso, o trabalhador receberá as parcelas na seguinte ordem:
– 30 dias de desemprego – 1 parcela
– 45 dias de desemprego – 2 parcelas
– 75 dias de desemprego – 3 parcelas
– 105 dias de desemprego – 4 parcelas
– 135 dias de desemprego – 5 parcelas
tipo assinou minha carteira ja tinha pegado 2 pacelas ai cortou,pede as contas em 45 dias sera que cai alguma pacelça de seguro depois ainda mim encontro desempregado..brasil
Esses 30 dias a contar da data que o seguro foi encaminhado ou da data da demissão?
A conta da data da demissão!
E atualizada ?
Tu disse tudo ! Perdi 5 min e não obtive resposta alguma !
A colocação de que esta tirando de alguém que precisa esta totalmente errada.Pode ser errado receber o seguro enquanto se esta trabalhando,mas isso também não esta prejudicando ninguém. Pois se recebemos é por que contribuímos, ao contrário,por exemplo, de quem recebe bolsa família,que passam a não precisar e também não avisam.
Concordo!
entrei numa empresa recebendo o seguro desemprego depois que acabei de receber ela me fixou mais naum do dia em que recebi a ultima parcela mais na data de entrada na empresa qe e a mesma de quando ainda estava recebendo o seguro conclusao e como se eu estivesse trabalhando e recebendo e ag0ra o que faco fui sacaniada
entrei na empresa di 03/02/2014 e assinarao em 03/08/2014 com data do dia que entrei
foi sacaniada ai q dó
Verdade, pode ser errado, agora dizer que é criminoso é um grande exagero. Seria crime tirar da conta de outra pessoa. Agora um direito meu, um dinheiro que foi batalhado e suado, o que há de criminoso nisso? E quando se é beneficiado por um programa do governo sem declarar que precisa? Não é crime?
Concordo plenamente
Falam tanto de direitos do trabalhador, mas quanto ao meu auxilio só rolo trabalhei durante 3 anos e pouco em ema empresa , fui dispensada recebi meus direitos , até ai beleza um ano depois comecei em outra empresa , trabalhei mais 3 anos e 3 três meses fui dispensada sem justa causa , no dia de sacar o seguro uma surpresa ruim teria q devolver 4 parcelas, sendo q tive um intervalo de quase um ano desempregada. já não sei mais a quem recorrer , já dei as provas q me pedirão , a quase 3 meses e nada resolvido . Indignada .
Nossa, e que fim levou isso?
Minha situação e trabalhei por quase 4 meses recendo seguro sem assinar a carteira sai desta empresa e até agora ela não me pagou os dias que trabalhei fica me enrolando o que faço
ué vc quis essa vantagem e não quer dar nada em troca? se eles te aceitaram mesmo recebendo seguro e não assinaram sua carteira vc não tem direito a picas nenhuma então para de encher o saco
recebi 5 parcela de seguro de desprego e trabalhei os 5 mês depois de 07 anos o governo esta me indiciado por isso poso ser preso compareci numa intimação na policia federal no dia 07 01 2014 isso e uma vergonha porcalza de 5 parcela talvez teque ficar treis anos
Tomara que somente estejam indiciando você a participar de algumas aulas de português! 🙂
Hahahaha… esse post foi escrito por algum assessor de algum político! Hahahaha! Como vou tirar o benefício de um desempregado se ele na condição de desempregado possui direito ao benefício? Kkkkk! É cada uma!
Gente eu estou saindo do serviço agora e faz somente 15 meses que dei entrada no seguro desemprego pela ultima vez e quando dei está entrada tbm não recebi todos as parcelas e logo já comecei a trabalhar, agora que vou sair posso dar entrada no seguro normalmete, ou não tenho mais direito.
A minha situação é por de mais delicada para abrir mão desse direito. Eles não olham casos isolados, olham apenas como exercício de má fé! Isso é um absurdo.
Eu nunca fui mandada embora mas finalmente isso aconteceu, só que já vou começar em outro emprego no dia primeiro de abril e fui demitida no dia cinco de fevereiro , ou seja, nem sei o que fazer, ninguém explica nada, nem contratante nem governo… Digamos que eu não consiga passar se quer nos três meses de experiência , dai perco tanto o seguro quanto o emprego?
É isso que o governo quer??????
Tirar do bolso de quem precisa , que argumento mais de direita , sinceramente VERGONHA DE SER BRASILEIRA!
mas se eu receber a parcela e ela cair direto na minha conta da caixa sem eu autorizar, e eu fica sabendo so depois de 2 anos, mesmo assim a culpa e minha e eu tenho q paga os juros q rolo da parcela???
EU TRABALHEI 2 MESES EM UMA EMPRESA E ELES ME MANDARAM SEGURO DESEMPREGO E DEPOIS A MESMA EMPRESA ME INDICOU PARA OUTRA E FALOU QUE EU PODIA RECEBER POIS FIQUEI TRABALHANDO APENAS 2 MESES NA SEGUNDA EMPRESA .O QUE PODE ACONTECER COMIGO QUAL A LEI QUE VOU PODER RECORRER !! LEMBRANDO QUE NENHUMA DAS EMPRESAS FIQUEI 6 MESES
todo trabalhador precisa trabalhar trabalhar no minimo seis meses para se ter direito ao seguro desemprego.
Leonilda,Seguro desemprego até ano passado,era a partir de 06 meses,portanto,você não tem direito sendo que trabalhou 02 meses.
ENTÃO SE ESFORÇA PRA FICAR MAIS TEMPO! PELO AMOR DE DEUS NÉ…. 2 MESES EM UMA SAIU 2 MESES EM OUTRA SAIU AÍ NEM O JULIO IGLEISAS AGUENTA KKKKKKKKKK
Kkkkk adorei sua resposta. Rsrsrs
trabalhei durante 3 anos na empresa quando sair dei entrada no seguro, quando fui chamado para trabalhar temporario por 3 meses e nesse periodo saquei 2 parcelas agora o contrato do trabalho temporario terminou e meu seguro bloqueou, ainda tenho como sacar as outras parcelas? tenhoo direito a 5 e saquei 2 estou desempregado e precisando.
Tem sim,e so vc voltar aonde deu a entrada,que ele reabrem seu processo.
Se você tiver uma parcela já liberada e começar a trabalhar nesse mesmo mês, essa parcela pode ser sacada normalmente?
Se a parcela ja estiver liberada,sim.
Vou receber minha última parcela do seguro dia 04/07
Mais vou resistra 11/06 eu vou perder essa última parcela do seguro?
Poucos sabem o q vale e o tempo q a pessoa ficou desempregada , 30 dias 1 parcela, 45 dias 2 parcelas ,75 dias 3 parcelas, 105 dias 4 parcelas, 130 dias 5 parcelas o q conta e ultimo dia trabalhado com aviso previo ou nao.
Ola pessoal,Cristiano.
Eu dei entrada no meu,e recebi apenas 1 parcela ,agora tenho a segunda parcela liberada,o tempo que fiquei sem registro foi de 100 dias,,arranjei outro trabalho porem a empresa nao esta seguindo com o contrato e vou sair.
Minha duvida seria posso sacar entao a segunda e a terceira parcela?Melhor ir ate uma caixa conversar sobre?
luciana
GUSTAVO ME AJUDA AI E TENHO ULTIMA PARCELA PARA RECEBER EM 18/11 MINHA CARTEIRA FOI ASSINADA COM CONTRATO DE EXPERIÊNCIA 03/11 30 DIAS TENHO DIREITO DE SACAR O SEGURO MESMO ASSIM…
Boa tarde! eu recebi 3 parcelas do seguro enquanto estava numa nova emrpesa. anos atras. quando fui dar entrada no novo seguro desemprego, me informaram que eu tinha que devolver essas tres percelas ao governo, no valor da época corrigido. Sera que essas parcelas podem ser descontadas do novo benefício e eu receber o restante?
Você deverá que devolver, pois já estava empregado.
Ok, mas eu queria saber se posso devolver essas parcelas sendo descontadas das atuais.
Oi Emanuel ,então , aconteceu isso comigo , e não pode descontar , até tentei entrar nesse acordo , porém não tive sucesso haha
Então daí eu tenho que pagar a eles mesmo quando for da entrada!
É bem complicada a vida do povo brasileiro, pois o erro ocorre por causa do sistema deles, e nós que pagamos o parto… conheço vários casos de pessoas que receberam e foram atrás para devolver… não tem como só quando vc for demitido de novo… eu jamais imaginei que isso pudesse acontecer, logo se tratando de dinheiro. Para quem recebe, com certeza se estiver em uma situação difícil, que acho muito provável, pq ultimamente essa é a nossa real situação… com certeza achará que foi uma benção.
ola eu cei q tenho 4 meses pra da entrada no ceguro mais eu entrei nunha impreza fiqei dois mezes nao deu certo e pedi conta e ja entrei em outra ce eu for mandado imbora no fim do contrato d tres meses eu concigo pega o ceguro da impresa q eu trabalhei antes por oito anos
não! vc só recebe se a empresa te manda embora. vc já perdeu!
Eu recebo o bolsa família, mas consegui um trabalho a um ano, mas essa semana fui desligada do emprego. Mesmo recebendo bolsa família, poderei receber meu auxílio desemprego?
Eu tenho 6 meses eu tenho direito ao seguro desenprego
sim
Começo a trabalhar no dia 11/08 e a quarta parcela do meu seguro cai no dia 14/08. Posso sacar o valor ou não?
A minha pergunta é a mesma pode? Estou nesta situação
Estou nessa situação também gostaria de saber eu recebo a primeira parcela dia 28/10 vou ser fichada dia 19 /10 sera que vai ser cortado
Discordo deste artigo No caderno de SP segundo o supervisor do CAT temos o direito de retirar o seguro sim, não se tira de outro trabalhador pois pagamos durante o tempo trabalhado. Nos brasileiros ainda não temos direito a escolher entre previdência privada ao sermos registrados, já são recolhido os encargos, para uma futura licença, afastamento, enfim e quando pedimos a conta não recebemos nada do que é recolhido. Fica retido enfim nó brasileiros devemos lutar por nossos direitos, os programas para recolocação no mercado e dever do governo sim que oferece uma péssima educação, o seguro mesmo que empregado se já foi dado entrada no beneficio, é de direito do trabalhador continuar recebendo ou não.
Vanessa Silva
Trabalhei durante um período de 9 meses, fui dispensado sem “Justa Causa”, fui desligado da empresa dia 01-04-2014, porém dei entrada no seguro 06-06-2014.
Comecei a trabalhar como Jovem Aprendiz no dia 17-06-2014 recebendo apenas meio salário mensal, hoje dia 07-08-2014 minha carteira de trabalho está retida pela empresa, porém ainda não foi assinada, mas será assinada com a data de assinatura do contrato(17-08). Neste período recebi. A parcela1 (06-07-2014) e a parcela2 (04-08-2014), está última parcela não usufrui, porém, a primeira sim.
Terei que devolver esta parcela1 é 2?
O que previsto na Lei pode me acontecer, e o que devo fazer?
Trabalhador empregado com carteira assinada pode receber seguro desemprego
Texto: Gabriel Aquino
Pouca gente sabe, mas o serviço de habilitação ao seguro-desemprego não é restrito apenas para pessoas que estão desempregas. Se o trabalhador não tiver recebido todas as parcelas do benefício que tem direito e conseguir emprego com carteira assinada, ainda terá direito de receber mensalmente os valores do seguro desemprego. Segundo o supervisor do Programa Seguro-Desemprego do CAT – Centro de Apoio ao Trabalho, Valdecy Pereira, essa informação que muitos desconhecem, é uma das razões que levam muitos desempregados a não participarem das seleções e entrevistas de emprego por medo de perder o direito ao benefício.
Pereira afirma que os trabalhadores não sabem de seus direitos e, por isso, não vão atrás do benefício: “É uma coisa cultural do brasileiro. Se o trabalhador ainda possui parcelas do seguro-desemprego para receber e nesse período conquista uma oportunidade no mercado de trabalho, ainda é seu direito recebê-las, lembrando que os meses em que ele esteve desempregado antes de procurar pelo serviço também devem ser pagos” destaca.
O supervisor afirma que diversas vezes pessoas desistem de uma vaga de emprego oferecida pelo CAT, por medo de perder o benefício: “Muitas vezes encaminhamos os trabalhadores para entrevistas de emprego que envolvem vagas que se encaixam no perfil da pessoa, mas não comparece na entrevista, pois acha que perderá o benefício”.
Valdecy enfatizou o procedimento realizado pelos atendentes do CAT. “Logo que o munícipe dá entrada ao seguro-desemprego no CAT, ele recebe um comprovante onde constam as datas em que serão pagas todas as parcelas, além disso, eles também são informados sobre todos os seus direitos relacionados ao benefício. É um trabalho que já realizamos há anos e hoje podemos notar que muitos já sabem sobre seus direitos” conclui.
O trabalhador só não tem direito ao benefício se estiver a menos de um mês desempregado, se tiver passado mais de dois anos desde a data de sua demissão ou se tiver recebido outro seguro-desemprego a menos de 16 meses. Se não for o caso, o trabalhador receberá as parcelas na seguinte ordem:
– 30 dias de desemprego – 1 parcela
– 45 dias de desemprego – 2 parcelas
– 75 dias de desemprego – 3 parcelas
– 105 dias de desemprego – 4 parcelas
– 135 dias de desemprego – 5 parcelas
Para dar entrada na habilitação ao seguro-desemprego, o munícipe deve comparecer em qualquer unidade do CAT e ter em mãos os seguintes documentos: Requerimento do Seguro-Desemprego (duas vias – verde e marrom); cartão do PIS-PASEP, extrato atualizado ou Cartão do Cidadão; Carteira de Trabalho e Previdência Social- CTPS; TCRT – Termo de Rescisão do Contrato de Trabalho, devidamente quitado; Documentos de Identificação – carteira de identidade, certidão de nascimento, certidão de casamento com o protocolo de requerimento da identidade (somente para recepção), carteira nacional de habilitação (modelo novo), carteira de trabalho (modelo novo), passaporte ou certificado de reservista; 3 últimos contracheques dos 3 meses anteriores ao mês de demissão e documento de levantamento dos depósitos do FGTS – Fundo de Garantia do Tempo de Serviço, extrato comprobatório dos depósitos, relatório da fiscalização ou documento judicial (Certidão das Comissões de Conciliação Prévia / Núcleos Intersindicais / Sentença / Certidão da Justiça).
Hum muito bom saber disso!! Pois saí do emprego em 05/04/14 e minha carteira será assinada na segunda dia 01/09/14, mais de 135 dias sem trabalho!!! Recebi apenas 3 parcelas do seguro, isso quer dizer que tenho o direito de receber as duas últimas parcelas (17/09 e 17/10) mesmo com a carteira assinada. A primeira parcela só saiu depois de 3 meses desempregada, tenho sim o direito!!! Feliz!!!!
Eu não sei quem é este supervisor, mas ele está equivocado!
Pois estava recebendo seguro e foi cortado imediatamente após assinar minha carteira.
Já recebi 4 parcelas do meu seguro, vou receber a ultima dia 23 de setembro, caso eu assine a carteira novamente eu perco a ultima parcela? a partir de quando eu posso assinar sem perder a ultima parcela do meu seguro!
Não vejo crime algum nisso; esse dinheiro vai ajudar a esquentar o mercado e etc… e diferente de bouça família e auxílio carinhoso que só tira.
Esse dinheiro do Seguro Desenprego e contribuição de quem trabalhou e Deu seu sangue pelo país… e o mínimo que o país tem por obrigação fazer por quem trabalhou e foi demitido e está começando a trabalhar numa outra empresa que pode demitilo no outro dia…
fala serio neh? falam q tem ”cursos de qualificação” igual se esses cursinho lero leros servi- sem pra alguma coisa…deixa a gente n fazer um superior, ou pelo menos um tecnico não
Começo a trabalhar dia 01/09 e minha parcela do seguro é dia 11/09, eu consigo pegar essa parcela?
Veronca depende eu peguei 4 parcelas sempre no dia 1 caia as parcelas daí fui registrado dia 13 e quando fui pegar a 5 estava lá mas se eu fosse registrado no dia 1 acho eu que não cairia pra min pega
Hum muito bom saber disso!! Pois saí do emprego em 05/04/14 e minha carteira será assinada na segunda dia 01/09/14, mais de 135 dias sem trabalho!!! Recebi apenas 3 parcelas do seguro, isso quer dizer que tenho o direito de receber as duas últimas parcelas (17/09 e 17/10) mesmo com a carteira assinada. A primeira parcela só saiu depois de 3 meses desempregada, tenho sim o direito!!! Feliz!!!!
Comigo aconteceu o seguinte , eu dei entrada no meu seguro Desemprego , de 25 meses/dois anos e um mês , mais ai entre em um seviço temporario com um contrato de 45 dias sendo assim eu perco o Seguro Desemprego? Estou com medo porque meu contrato termina agoa no dia 12 e vou precisar do Seguro .Eu estando trabalhando em um contrato de 45 dias e receber o beneficio também errado?
Na verdade isso é uma verdadeira safadeza se eu arrumo serviço só vou receber meu primeiro salário no mes que vem então como podem tirar a parcela que tenho para receber pais de merda esse tenho contas para paga arrumei um serviço dia 09/09/14 e a última parcela do seguro só cai dia 25/09/2014 vou perde a parcela por safadeza e fico sem paga aluguel, luz e deixo meus filhos com fome sacanagem.
Trabalhei 1 ano e 2 meses numa empresa fui demitido e recebi meus direitos….dei entrada no seguro desemprego só que já estou trabalhando novamente….minha carteira foi assinada 14 dias depois que dei entrada no seguro….será que ainda recebo pelo menos uma parcela?
Quem escreveu isso é que come o dinheiro do auxílio pois como vou tirar de alguém se o mesmo tem direito ao benefício também , e outra , essa bosta de reintegração é uma verdadeira mentira pois se você cadastrar seu nome no banco de empregos te tiram o benefício do auxílio , e outra não te garantem emprego , dai você fica sem emprego e sem auxílio , agora pra onde vai esse dinheiro ? Indignado é pouco
Ola
recebi as 3 parcelas do seguro nas datas corretas, e quando fui receber a 4ª , informa que nao tem saldo disponível, sendo que nao estou trabalhando.se caso atrase mais tem como entrar com recursos contra eles?
Recebi a ultima parcela do seguro mas estou desempregada ainda não consegui serviço quero saber se ainda tenho direito ao benefício?
Beatris
Quem escreveu isso e um merda, porque o governo só sabe roubar de todo mundo , vc trabalha 4 meses só pra pagar os impostos que o governo impõe se te dar nada em troca, aí quando vc tem a oportunidade de receber alguma coisa vem um babaca e fala que vc está sendo desonesto com o governo, por isso esse pais e tão maravilhoso pq tem gente apoiando os governantes a roubarem mais e mais
Boa noite, Trabalhei dura 1 ano e 4 meses em uma empresa quando eles me mandaram embora não quis receber o seguro desemprego e se passaram 6 meses que fui desligada dessa empresa e hoje estou trabalhando a dois meses em outra empresa será se essa empresa me mandar embora tenho a possibilidade de receber o seguro .
Eu estava Em experiência e sai antes e tinha mais duas parcelas do seguro pra receber Eu posso receber novamente
Sobre o seguro baseado no tempo que o trabalhador está desempregado:
trabalhei 1 anos e 2 meses em uma empresa. Tenho direito a 4 parcelas, correto? Mas fiquei mais de 180 dias desempregada. Tenho direito a uma 5ª parcela?
Obrigada.
Começei a trabalhar 1 de outubro mais minha parcela de novembro ja esta liberada.. posso sacar normalmente ?
Não consegui trabalho só porque saquei duas parcelas do seguro com a carteira assinada é esse o Brasil que vivemos. O cine disse que tenho que devolver as duas parcelas para o ministério do trabalho se não ficarei inadimplente ao novo cargo.
Único beneficio para o trabalhadore e o seguro e ainda ficam falando merda da cadeia por causa desa miséria de seguro lei porca suja e como a aposentadorias minha mae não caminha a 30 anos completa mente paralítica e tem reumatismo nas maos nunca recebeu um real c QR ainda nas pericias colocam q ela e apta a trabalhar peritos flp sem vergonha Governo imundo corruptos da nojo votar para uns vermes desses mas somos obrigados a votar
Quem pode responder minha pergunta? Estou recebendo a 2ª parcela do seguro-desemprego, mas estou entrando numa empresa que é cargo comissionado sem nenhum vínculo empregatício… Não assinam a carteira e nem assumem os direitos trabalhistas… O meu seguro pode ser cancelado?
Pura sacanagem isso. Todo trabalhador tem direto de receber todas as parcela mesmo trabalhando,pois quando meu marido foi demitido ficou 2 meses para receber a 1ª parcela,eles não ve que temos água luz aluguel comida, remédio etc..
Fiz a compensação de parcelas na restituição do seguro no dia 02/12 e ao olhar no site do mted diz parcela a emitir, para verificar se sua próxima parcela estasra disponível faca uma nova consulta a partir de 01/01/15. O que significa?
trabalhar recebendo seguro ato criminoso , kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk
des de quando receber um dinheiro que nos damos ao governo é crime?
e na maioria nos nem damos é roubado na nossa cara…
vao perder tempo escrevendo um artigo que presta
Gente, recerecebi seguro desemprego tem 4 anos. Agora estou registrada a 1 ano e 4 meses. Se eu for mandada embora agora com essa nova lei, tenho direito a seguro?
Empregador tem como consultar, se o funcionario que esta contranto esta recebendo o seguro desemprego?
os políticos tiram muito mais de nós e 722 de seguro não dá pra nada.
Eu tenho que devolver a ultima parcela do seguro que recebi em 2010. O valor está em quase mil reais e eu não tenho esse dinheiro. Tem outro jeito ou vou ter que ficar sem receber???
Porque pagar um boleto único eu não consigo.
Eu trabalhei 3 anos por um empresa X recebi duas parcelas de 4 do seguro desemprego e e logo em seguida arrumei outro emprego.Lá fiquei 10 meses será que terei direito de receber novamente o beneficio?
Caríssimos, após ler este texto, surgiu-me algumas dúvidas.
Receber seguro-desemprego, enquanto se está trabalhando, PODE CARACTERIZAR ESTELIONATO (CRIME), caso haja fraude, simulação de rescisão contratual (ser despedido formalmente, porém, continuar trabalhando para o mesmo empregador e, paralelamente a isso, receber seguro-desemprego. Há exceções. Por exemplo, ter parcelas a receber do seguro desemprego (por estar a mais de 30 dias desempregado) e no segundo mês ser contratado. Aquela parcela que ainda nao foi paga é um direito do trabalhador receber, pois ele ficou, de fato, um mês desempregado. Qualquer dúvida, sugiro procurarem o Ministério do Trabalho e Emprego, a fim de evitarem maiores incomodações. Sou estudante de Direito e fiz esta pesquisa para auxiliar quem se encontra nesta situação.
Ao pesquisar em outros sites e na jurisprudência (decisão judicial de um Tribunal), encontrei um Acórdão do TRF4 no qual um beneficiário do seguro-desemprego foi condenado, juntamente com seu empregador (empresa), por ESTELIONATO. O beneficiário e a empresa simularam uma rescisão contratual (ou seja, fizeram uma rescisão formal), para que o trabalhador recebesse o seguro-desemprego, mas continuasse trabalhando na empresa. De fato, ocorre que o trabalhador continuou laborando na mesma empresa e, concomitantemente, recebendo o seguro-desemprego. Em razão disso, os dois foram condenados por ESTELIONATO, o beneficiário por receber indevidamente o seguro-desemprego e a empresa por “efetuar a anotação do vínculo empregatício na Carteira de Trabalho para viabilizar a manutenção do recebimento do seguro-desemprego por parte daquele, e também para reduzir o valor dos impostos devidos pela empresa, incidentes sobre a folha de pagamentos”.
Pode receber sim estando trabalhando, o que conta e o tempo desempregado exemplo: 30 dias 1 parcela 45 dias de desemprego 2 parcelas, 75 dias desempregado 3 parcelas seguro é só pesquisar e parar d falar merda.
Trabalhei ,10 meses uma firma 4em outra firma tenho direito a seguro desemprego,?
a minha parcela esta em situação parcela a emitir logo abaixo ja esta dizendo que a proxima parcela esta disponivel, sai em 22/01/2015 e foi admitido em 06/03/2015, portanto ja passou 30 dias pela lei tenho direito a primeira parcela e possivel que pegue a segunda devido ao tempo, consultei o mte no começo do mes estava la parcela a ser emitida em 20/03/2015, e no dia 14/03/2015, não constava esta informação somente o que relatei a cima.
entre no site da caixa a ha uma informação da quantidade das parcelas que são 05 e não consta o valor a ser creditado em conta.
Crime,os governates desse brasil roubam nois todos os dias bando de corruptos e nois que estamos errados!
Vou começar a receber o seguro agora á. primeira parcela mais já começo hoje a trabalhar vou perde às outras duas parcela.
olá, sai do meu emprego sem justa causa a 2 meses, trabalhei durante 4 anos, sei que tenho direito a 5 parcelas, mas nesses 2 meses só consegui agendar o beneficio pra proxima semana no dia 13 inclusive moro em caxias e so consegui marcar pra teresopolis e vai ser na mesma semana que vou começar em outra empresa, sera que eu consigo pegar algumas ´parcelas ainda??? por favor me de uma resposta.
Pessoal há novas regras para o seguro desemprego inclusive para quem deu entrada no seguro e assinou a carteira novamente, é direito do trabalhador fiquem atentos, e pode sim ter a carteira assinada e receber o o seguro depende de quanto tempo você ficou sem trabalhar nesse intervalo .
O trabalhador só não tem direito ao benefício se estiver a menos de um mês desempregado, se tiver passado mais de dois anos desde a data de sua demissão ou se tiver recebido outro seguro-desemprego a menos de 16 meses. Se não for o caso, o trabalhador receberá as parcelas na seguinte ordem:
– 30 dias de desemprego – 1 parcela
– 45 dias de desemprego – 2 parcelas
– 75 dias de desemprego – 3 parcelas
– 105 dias de desemprego – 4 parcelas
– 135 dias de desemprego – 5 parcelas
Uma dúvida, há tempos li um caso de um rapaz que saiu da empresa e deu entrada no seguro-desemprego, mas imediatamente foi chamado para trabalhar num emprego por contrato ou seja não constava na carteir ade trabalho, ele tinha passado num concurso, acho q no ibge. Como ele conseguiu os dois? Eles não cruzam os dados? Será que ele ficou contando vantagem?
entrei com meu seguro a 5 meses falta uma parcela pra mim agora saiu uma entrevista de emprego pelo mte sera que perco a ultima parcela?
Fui me cadastrar no Pat em jundiai e fui informado que só do fato deu arrumar alguma entrevista por eles eu já perco meu direito do seguro ainda tenho 3 parcelas pra receber… Ela me informou que é um problema de sistema será verdade essa informação???
Gostaria de tirar uma dúvida, estava recebendo as parcelas do seguro e agora fui registrada, consegui pegar 3 parcelas, mas agora caiu a 4 parcela sendo que o registro da carteira foi 01/06 e parcela caiu 02/07. Tenho que devolver o valor que saquei? Bom, eu não pedi. Alguém pode me esclarecer?
gente alguém sabe me informa se quem esta recebendo o seguro e tirar uma nova carteira de trabalho, ou seja, uma segunda via, e a empresa assinar na segunda carteira o beneficio continua ou é cortado msm assim?
Tenho essa mesma dúvida Júlia se souber me informe, to no Seguro desemprego e tenho outra carteira de trabalho e to com medo de levar ela é a empresa saber q to no Seguro por uma outra carteira..
Bom, eu estou passando por um caso parecido, fui demitida em Agosto de 2014, sem justa causa sem direitos, tive que abrir um processo pra conseguir receber meus direitos, o juiz me concedeu de receber o benefício em Fevereiro, mas eu já estou trabalhando desde 01 de dezembro de 2014, na prefeitura de Cabo Frio, RJ, de contrato, e quando fui dar entrada no benefício, eles cruzaram os dados, e por isso só me liberaram 3 parcelas, ou seja, eles cruzam os dados sim, mesmo de contrato, e principalmente se for prefeitura, neste caso relatado parece q ele teria dado entrada no benefício um pouco antes de começar a trabalhar, acho q assim essa informação só apareça depois, aí já viu, né.
Tenho ainda duas parcelas para receber, mas arrumei outro emprego se eu registrar e sacar essas duas parcelas posso ir preso?
Eu já recebe duas parcelas mais já comecei a trabalhar minha carteira foi fichad e eu recebe a ultima o que pode acontecer comigo.
Trabalhei um ano e meio em uma empresa,saí, estou estudando e estagiando contratada, sera que eu posso receber o seguro desemprego?
Alguem pode mi ajudar???
Se eu tiver que devolver uma ultima parcela do seguro desemprego tenho que pagar juros?
Eu sai de uma empresa e apos um mes dei entrada no seguro mais so recebi a primeira parcela no mes seguinte, enquanto isso trabalhei sem registro em outro lugar e recebi as 5 parcelas do seguro, agora sai da empresa na qual n estava registrado, e fizeram uma denuncia dizendo q eu estava recebendo seguro e trabalhando. Gostaria de saber oq pode acontecer.
Preciso de ajuda.dia20 é minha última parcela.mas fui contratado experiência. Eu resebo essa parcela.me falem por favor.
Não, pois experiência assina carteira.
Esse dinheiro estará disponível , porém se você sacar , terá prejuízos futuros, e ficará devendo o estado!
Engraçado é que quando nós pegamos alguma parcela do seguro desemprego trabalhando, temos que devolver com juros e correções. Agora os políticos que roubam não devolvem mada.
Opinião própria e demagoga,quem recebe seguro trabalhando não tira o beneficio de minguem, é no minimo burro afirmar isso, ate porque seguro desemprego é um direito de qualquer trabalhador que se enquadre nos termos de recebimento não ha cota máxima de X pessoas, e falando em direito, em algum momento a pessoa ficou desempregada para receber o beneficio, não ha roubo quando você esta recebendo um direito que é seu
entrei numa empresa dia 14/12/2015, recebi a primeira parcela no dia 18/12/2015, agora devido a necessidade vou para a segunda parcela dia 18/01, sei que se for demitido terei que restituir ou uma ou as duas parcelas.
da ultima vez tive que restituir uma parcela, não entendo, deveria ser automatico, voce é contratado a empresa envia seus dados para a receita que já bloqueia seu beneficio do seguro desemprego, ai um doido como eu vai la e vê “previsto a liberação para xxxx”… sem dinheiro e com conta acumulada, fico ate contando os dias.
Oi, trabalhei por 1 ano e 6 meses nunca peguei tinha pego seguro desemprego, porém no mês seguinte ao receber a primeira parcela recebi uma proposta de emprego no qual iniciei dia 16/11/2015 e a data do seguro era 20/11/2015 ou seja consegue ainda retirar novembro e dezembro. Hj que seria minha última parcela estava bloqueada. O que acontece por que temos que pagar por algo que lutamos tanto para ter? Trabalhei suado todos os dias e ainda continuo.
Na minha opinião fora nosso emprego nossa salário deveríamos ter uma ajuda de custo do governo mensal para ajudar nos estudos de nossos filhos e na comida que colocamos na mesa,pois com o mundo do jeito que está não conseguimos pagar nada Só cm um salário e ainda se for mandada embora desse meu novo emprego terei que pagar as parcelas que foram retiradas é isso? Fala sério que Brasil é esse? Tenho a quem recorrer? Pelo absurdo? Joyce Nogueira
Voce em poucas linhas disse mais que a postagem inteira, onde a pessoa escreveu tudo isso só pra dizer que é crime e que é errado…parabens pela resposta!!!
A maior ironia nessa matéria, é que ela diz ser crime alguém receber o seguro estando trabalhando e isso pode faltar para outro trabalhador que precise, detalhe… Todos nós precisamos e corremos atrás de 5 parcelas de um seguro que é direito do trabalhador, agora, me respondam uma coisa… Desviar bilhões de reais da Petrobrás, não está tirando o dinheiro de quem realmente precisa… Desse trabalhador que “seria lesado” se alguém recebesse o benefício nessas proporções?
estava recebendo o seguro desemprego e comecei a trabalhar e fui demitido com 13 dias, por redução, não tinha dado entrado no cancelamento do seguro, tem algum problema?
Provavelmente quando VC sair da empresa atual vai ter q devolver as parcelas q recebeu, do contrário não poderá sacar o próximo benefício.
Eu gostaria de fazer uma pergunta e que puder me responder dentro da lei…
Sabemos que o funcionário que recebe o seguro desemprego trabalhando é enquadrado no atrigo 171. Mas eu gostaria de saber da empresa o que acontece se ela emprega um funcionário recebendo o seguro desemprego, o que pode ocorrer com a empresa?
Olá, Sérgio. Em algumas situações a empresa não sabe do ocorrido, mas caso a mesma saiba e seja denunciada, poderá acarretar em multas e punições severas pela justiça do trabalho.
Gostaria de saber se caso vc não receba o seguro e volte a trabalhar, caso seja demitido sem justa causa vc volta a receber o seguro que não recebeu
Recebo bolsa família, tenho direito a receber seguro desemprego?
Sim
Rebebia seguro desemprego, porem comecei a trabalhar em uma empresa, em um mes a mesma me mandou embora, tenho direito em volta a pegar as parcelas que faltavam ?
Não porque você foi fichado, o seguro é cancelado.
É injusto receber Seguro desemprego após arrumar outro trabalho, porque irá tirar o direito de outras pessoas e blá blá blá……
E o Pis de 2015 que eu não recebi, foi pra onde? Ou melhor, pra quem? Isso ninguém vê.
para mim, CLT tinha que ser retirado do lei trabalhista. ele ficam com o seu dinheiro, nao pode sacar, e quando devolver te dar um juros menos que a infraçao.
lei trabalhista e um merda com tudo neste pais. gente tudo que tiver para burlar o sistema eu vou fazer. nao to nem ai.
Brasil pais de merda.
Fiquei desempregado em junho e entrei logo em seguida com o pedido do seguro desemprego o qual tenho direito, só que já fazem 6 meses e ainda não chegou a data de me apresentar ao Ministério do Trabalho. Cada agendamento demora meses. Minha dúvida é: se eu começar a trabalhar perco o beneficio? Não é minha culpa se o governo demora meses para cada agendamento. Fiz minha parte e era pra já estar recebendo em julho ou agosto no máximo. Obrigado
Bom dia !
Saí do emprego no dia 09/09 e desde então comecei a receber o seguro desemprego. Depois de receber a segunda parcela do seguro, descobri que estaria grávida e que teria engravidado no período do aviso prévio (30 dias indenizado). A terceira parcela eu receberia no dia 19/12, porém fui no dia 12/12 fui reintegrada na empresa. Ainda tenho direito dessa terceira parcela ?
Fui demitida no dia 09/01/17 dei entrada no seguro desemprego, a primeira parcela está agendada para dia 20 de fevereiro, só que neste intervalo fiz entrevista e vou iniciar em outra empresa.Digamos que não de certo nesta nova empresa, posso receber as parcelas as quais dei entrada???
Se eu fizer uma experiencia de 15 dias em uma empresa SEM CARTEIRA assinada, e não me adaptar, resolver sair, estarei arriscando perder o seguro? Sou obrigada a ficar trabalhando onde não quero?… Ou a história da recusa é só qd o Sine convoca para uma vaga?
os politicos tem q tomar vergonha na cara bando de ladrao tirando dinheiro do trabalhador trabalham pra caraio q quer tomar dinheiro do povo
Eu gostaria de saber se eu tenho Seguro pra despender minha parcela dia 18 , se eu registrar preço essa parcela
Eu gostaria de saber se eu registrar minha carteira dia 13 eu perco minha parcela do dia 18 ?
Recebi uma parcela do seguro desemprego trabalhando, eles podem descontar essa parcela no FGTS quando eu sair dá empresa?
tipo assinou minha carteira ja tinha pegado 2 pacelas ai cortou,pede as contas em 45 dias sera que cai alguma pacelça de seguro ??depois ainda mim encontro desempregado..brasil
MEU CONTRATO DE EXPERIENCIA COMEÇOU DIA 15/05 E NO DIA 15/06 ENTROU MINHA 4º PARCELA DO SEGURO SERA QUE CONSIGO RECEBER A ULTIMA PARCELA 15/07 SEM PROBLEMAS.
Trabalhei 3 anos em uma empresa foi liberado pra mim 5 parcelas de seguro desemprego! Um mês depois de demitida assinei minha carteira novamente, já estou 3 meses trabalhando de carteira assinada e continua caindo o seguro em minha conta e estou sacando! Crise grande dessas ! Agora estou com medo sera que vou ser punida por isso?
Gostaria de um conselho, sai da empresa que trabalhava dia 10/10/2017 e fui admitido por outra empresa dia 11/11/2017, fui informado que posso dar entrada e receber apenas uma parcela do seguro, essa informação procede ???
Olá, começei a trabalhar dia 01/12 e o seguro sempre caia dia 18. No dia 18/12 por não ter recebido salario ainda, fui ao caixa e consegui tirar o valor. Tem algum problema? Tenho que devolver e como?Não é obrigação da CAIXA bloquear o saque?
O que farco se aparecer um dinheiro na minha conta sendo do seguro desemprego? Eu foi errado se eu sacar e gasta?
Recebir 3 parcelas de seguro trabalhado oq acotecer
Você vai ter que devolver essas parcelas
Oi eu estou a 130 dias desempregada, sai dia 26/12/2018 do serviço tive direito a 4 parcelas,começo trabalhar dia 06/05 e minha última parcela e dia 07/05 Eu posso pegar essa última parcela que vai cair um dia depois de eu ser registrada.
Por entender que ainda não foi registrada e essa informação ainda não foi enviada ao CAGED, acredito que não é considerado crime. Veja a atualização do artigo onde este ponto é abordado
Não minto tô de carteira assinada depois de 7 meses lutando pra conseguir o seguro desemprego, e ontem veio a primeira parcela de cinco, vejo que se veio é pra gastar e pronto gastei se for de devolver vai ser parcelado, não vejo crime pois passei 7 meses precisando e não tinha, agora já era.