Redação para entrevista de emprego: Dicas práticas e eficientes

Saiba como mandar bem na redação quando ela for pedida em uma entrevista de emprego. Confira as dicas a seguir.Vários fatores são levados em consideração em uma redação para entrevista de emprego, entre elas a gramática, originalidade do texto, argumentação e coerência.

Por isso, é necessário sempre estar preparado para escrever redações na hora de procurar um emprego.

As redações vão variar de acordo com o empregador, mas geralmente vai possuir de 20 a 30 linhas e pode ter tema previamente escolhido ou livre. Veja as dicas a seguir para fazer uma excelente redação para entrevista de emprego!

Por que na entrevista de emprego se pede uma redação?

Essa redação é cobrada por várias razões, entre elas conhecer melhor o candidato, verificar sua qualificação e conhecimento da língua. Na maioria das vezes, o tema da redação será livre, o que pode ser bom para uns e ruim para outros.

A possibilidade de escolher qual o tema da redação ajuda na hora da criatividade, muitas vezes a redação com tema fechado pode dificultar o desenrolar do texto.

Por outro lado, o empregador pode avaliar essa sua capacidade criativa, sendo até requisito para contratação.

Confira:

Como fazer uma boa redação para entrevista de emprego

A primeira coisa que é necessário ter em mente na hora da construção da redação é o que o empregador irá avaliar nela. Se o foco dele será a gramática, coesão ou até a criatividade na hora do texto.

É preciso também ter conhecimento básico dos gêneros e tipos textuais. Por exemplo se for cobrado um texto no formato de carta, ele precisa ter as características básicas da carta, como texto escrito em primeira pessoa, um remetente, a data, local e entre outros aspectos.

Caso você não tenha afinidade com o tema do texto, não se desespere. Nessa situação o melhor a se fazer é escrever de forma superficial sobre o tema para que não aconteça erros de informação ao tentar escrever de modo mais aprofundado.

redação para entrevista de emprego

Quais os principais temas de redação para entrevista de emprego

Os principais temas que serão cobrados em uma redação para entrevista de emprego são:

  • Sobre a empresa: nessa redação, o candidato terá que decorrer sobre o funcionamento da empresa, porque deseja trabalhar lá. Antes de ir fazer uma entrevista de emprego faça uma pesquisa sobre a empresa.
  • Vida profissional: esse é um dos temas mais cobrados. Nele o candidato irá falar sobre os empregos que atuou parecidos com o que está concorrendo na empresa. Ele irá decorrer sobre o tempo que passou em cada trabalho, as atividades realizadas e a experiência adquirida em cada.
  • Quem sou eu? Esse é o tema mais abordado em entrevistas de emprego. Seu principal objetivo é saber um pouco mais sobre o candidato, suas qualidades e defeitos. Nesse tema, a área pessoal e profissional do entrevistado se interliga.
  • Tema livre: apesar de seu nome, a redação tema livre requer alguns cuidados na hora de sua produção. Alguns temas como “minhas férias” e coisas do tipo não são bem aceitos pelos corretores. Por isso, na hora de fazer uma redação tema livre escreva sobre algo como atualidades.

Tipos de redação para entrevista de emprego

O tipo da redação diz respeito ao seu tipo textual, as opções são as seguintes:

  • Dissertativo
  • Argumentativo

O que é mais cobrado em redações para entrevista de emprego é o dissertativo.

No tipo dissertativo, a pessoa vai escrever sobre algo sem colocar sua opinião explícita, apenas apontando os fatos. Esse tipo de redação também é muito cobrado em vestibulares, podendo ser também dissertativo argumentativo.

Dicas práticas de redação para entrevista de emprego

Dividir o texto em introdução, argumentação e conclusão é muito importante para o desenvolvimento da redação. Na maioria das vezes, a redação é dissertativa então é mais fácil para dividir seu conteúdo.

Não use gírias, nem palavras em inglês. O uso de gírias não é adequado por dar um visual muito informal para a redação, assim como termos em inglês.

Na hora de escrever a redação, seja direto e claro para que na hora de ler ninguém se confunda. Tente praticar a escrita em casa para que na hora de fazer na entrevista o nervosismo não atrapalhe o seu desempenho.

Redação quem sou eu, como fazer?

Lembra que a coisa mais importante em uma redação é ser original. Então ao escrever sobre si é imprescindível saber construir o texto.

Tente colocar tanto qualidades, quanto defeitos, mas sempre tentando colocar os defeitos de uma forma que acabe o beneficiando.

Fale sobre os aspectos básicos de sua vida pessoal como idade, onde nasceu, formação e objetivo. E também é necessário informar sobre a vida profissional como onde trabalhou, experiência, porque escolheu essa área.

Em suma, a redação para entrevista de emprego, “Quem sou eu? ”, Demanda um pouco de informação sobre a vida profissional e pessoal

Porém, procure não mentir na redação, tente sempre ser honesto sobre seus aspectos. A empresa sempre vai preferir alguém que acima de tudo seja trabalhador e sincero sobre suas qualidades e defeitos.

Na hora de escrever a redação é necessário prestar atenção aos pequenos erros gramaticais e estruturais.

Redação para entrevista de emprego: Dicas práticas e eficientes
5 (100%) 1 vote[s]




Deixe uma resposta