Salário Mínimo 2018

O Salário Mínimo 2018 deverá ser definido no valor de R$ 979,00 reais de acordo com o ministro da Fazenda, Henrique Meirelles. O ministro informou ainda que as projeções do governo apontam que o salário mínimo para os próximos anos deve chegar a:

  • R$ 1.029 em 2019
  • R$ 1.103 em 2020

Salário Mínimo 2018 tem aumento de 4,48%

O novo valor do aumento foi anunciado durante a apresentação da Lei de Diretrizes Orçamentárias. O salário mínimo 2018 é reajustado com base na inflação do ano anterior (2017), levando em conta o INPC (Índice Nacional de Preços ao Consumidor), mais o aumento do PIB (Produto Interno Bruto) de dois anos antes (no caso, 2016).

Veja também:

PIB 2016 não será levado em conta

A estimativa para o INPC neste ano é de 4,48%. E o PIB 2016 teve variação negativa (-3,6%), esse valor então não é levado em conta, e o mínimo deve ser ajustado apenas pela inflação.

O valor do Salário Mínimo 2018 é esperado e serve de referência para quase 50 milhões de pessoas no Brasil entre trabalhadores, empresas e financeiras.

Salário mínimo 2018 longe do ideal

Segundo o Dieese (Departamento Intersindical de Estatísticas e Estudos Socioeconômicos) o salário mínimo no Brasil está muito longe do ideal.

Quando criado em 1936 pelo presidente Getúlio Vargas a remuneração mínima ao trabalhador deveria ser capaz de satisfazer suas necessidades básicas de alimentação, vestuário, habitação, higiene e transporte

O Dieese divulgou um cálculo em que afirma que o salário mínimo ideal para sustentar uma família de quatro pessoas deveria ser de R$ 3.658,72, valor 3,9 vezes o salário atualmente em vigor.

Regra de reajuste vale até 2019

A mesma regra que define o Salário Mínimo 2018 vale até 2019 e no caso de aposentados e pensionistas do INSS, esta regra vale apenas para os que ganham até 1 salário mínimo.

Os beneficiários que ganham mais de um salário mínimo irão receber apenas o reajuste equivalente à inflação.

O salário mínimo é usado como referência para benefícios assistenciais e previdenciários, tais como:

  • Abono salarial
  • Benefício de Prestação Continuada (BPC)
  • Aposentadorias e pensões do INSS.

Confira abaixo o valor do Salário Mínimo desde o ano 2000 até 2017:

2017 R$ 937,00

2016 R$ 880,00

2015 R$ 788,00

2014 R$ 724,00

2013 R$ 678,00

2012 R$ 622,00

2011 R$ 545,00

2010 R$ 510,00

2009 R$ 465,00

2008 R$ 415,00

2007 R$ 380,00

2006 R$ 350,00

2005 R$ 300,00

2004 R$ 260,00

2003 R$ 240,00

2002 R$ 200,00

2001 R$ 180,00

2000 R$ 151,00

Benefícios que terão reajuste com o novo valor do Salário Mínimo 2018

  • Aposentadoria por idade
  • Aposentadoria pó tempo de contribuição
  • Aposentadoria por invalidez;
  • Auxílio-doença
  • Décimo terceiro salário
  • Pensão por morte do trabalhador
  • Reabilitação profissional
  • Salário maternidade
  • Seguro Desemprego

Estados podem ter salário mínimo 2018 diferentes

Alguns estados brasileiros optam por definir o piso de salarial de seu estado. O valor acaba sendo sempre maior que os outros estados, já que o Salário mínimo não pode ser menor que o valor estabelecido pelo governo. São eles:

  • São Paulo
  • Rio de Janeiro
  • Rio Grande do Sul
  • Santa Catarina
  • Paraná