O Período Aquisitivo do Seguro Desemprego

Saiba tudo sobre o Período Aquisitivo do Seguro Desemprego, o que é, como contar e para que serve na hora de ter ou não direito ao seguro desemprego.

O Seguro Desemprego é um benefício que o trabalhador pode requisitar o recebimento quando estiver desempregado e isso é de grande ajuda, afinal ficar desempregado necessita de um período para que o trabalhador seja realocado no mercado de trabalho e durante este período ele precisa de dinheiro para os seus custos, mas existem alguma regras do benefício que as vezes geram algumas dúvidas, abaixo segue alguns procedimentos padrões que devem ser seguidos para que o processo seja tranqüilo.

Leia também –> Quantas parcelas tenho direito ao seguro desemprego?

O Período Aquisitivo do Seguro Desemprego

O Período Aquisitivo do Seguro Desemprego

Quando o trabalhador é dispensado recebe o formulário de “Requerimento do Seguro Desemprego” e após todo o trâmite para o recebimento do benefício o trabalhador recebe o benefício em no máximo 5 parcelas continuamente ou alternadamente e isso ocorre a cada período aquisitivo de 16 meses, porém algumas dúvidas surgem sobre o “Período Aquisitivo”.

O Período Aquisitivo é calculado a partir do limite de tempo que verifica a carência para o recebimento do benefício que deve ser de 16 meses, este período compõe o Período Aquisitivo e o recebimento, segue a seguinte regra:

* 3 Parcelas ao comprovar que esteve empregado no mínimo 6 meses.
* 4 Parcelas ao comprovar que esteve empregado no mínimo 12 meses e no máximo 23 meses, este período é calculado tendo como base os últimos 36 meses.
* 5 Parcelas ao comprovar que esteve empregado no mínimo 24 meses, este período é calculado tendo como base os últimos 36 meses.

Na primeira solicitação:

4 parcelas ao comprovar  que trabalhou no mínimo, 12 meses e, no máximo, 23 meses; ou

5 parcelas ao comprovar  que trabalhou no mínimo 24 meses;

Na segunda solicitação:

3 parcelas, ao comprovar  que trabalhou no mínimo, 9  meses e, no máximo, 11 meses;

4 parcelas, ao comprovar  que trabalhou no mínimo, 12 meses e, no máximo, 23 meses; ou

5 parcelas, ao comprovar  que trabalhou no mínimo, 24 meses;

A partir da terceira solicitação:

3 parcelas, ao comprovar  que trabalhou no mínimo, 6 meses e, no máximo, 11 meses;

4 parcelas, ao comprovar  que trabalhou no mínimo, 12 meses e, no máximo, 23 meses; ou

5 parcelas, ao comprovar  que trabalhou no mínimo, 24 meses.

Estes detalhes sobre o período aquisitivo foram regulamentados em virtude da má fé de muitas pessoas que pretendem trabalhar por um curto espaço de tempo apenas para poderem aproveitar-se do benefício, porém caso isso seja percebido as normas acima foram regulamentadas para que um tempo determinado fosse imposto entre um emprego e outro, assim fica existindo a regra que evita mal uso do benefício de Seguro Desemprego.

Leia também –> Quem tem direito ao seguro desemprego

O Período Aquisitivo e a Comprovação de Desemprego

Se comprovado que o desemprego ocorreu dentro dos prazos impostos o benefício é devido e o trabalhador pode usufruir do mesmo, desta maneira ficam cobertos pela lei e com a devida assistência para que possa durante o período de desemprego ter um sustento prévio, assim se consegue manter o mínimo de dignidade para que não se passe necessidades durante este período que é muito desagradável.

Caso durante a vigência do Seguro Desemprego o trabalhador não consiga ser realocado em outra atividade o mesmo pode usufruir das diversas qualificações que existem nos órgãos públicos para qualificar-se na área em que atua e/ou qualificar-se em outro seguimento, preparando-se para uma nova atividade.

Conclusão sobre o Seguro Desemprego e o Período Aquisitivo

O brasileiro leva a má fama de querer se aproveitar de benefícios para não trabalhar, esta regra tem as suas exceções, porém ainda devemos ficar atentos para que isso não ocorra e por este motivo as regras do período de aquisição existem e devem ser seguidas evitando o mal uso.

A dica final é para que nunca você faça da maneira errada o que é explicado neste Post, siga as regras para que não seja severamente punido.

Curta também nossa fan page para mais informações.

Se gostou do post, vote!

95 thoughts on “O Período Aquisitivo do Seguro Desemprego

  1. Juliano

    Boa tarde,

    Fui demitido este mês e tem 15 meses entre a ultima entrada que dei no seguro desemprego! posso dar entrada no seguro desemprego mês que vem? ou não tenho direito?

    Reply
    1. Shilhayne

      Olá Juliano
      Sim você pode dar entrada em seu seguro desemprego tranqüilamente, tendo 7 meses trabalhados de empresa privada, e estando com todos os documentos necessários.

      Reply
      1. thiago oliveira

        shilhayne sai de uma empresa 11/07/2013 peguei 5 parcelas de seguro a ultima parcela foi em dezenbro de 2013 ai no mesmo mês arrumei outro trabalho e mas não gostei e sai nos 45 dias de experiencia e em 02/05/2014 entrei em outro lugar e fui demitido agora dia 21/11/2014 fui do pat e dei entrada me deram um papel com as previsões de pagamento e hj 06/12/2014 entrei no site mte e apareceu assim:
        Número do meu pis aki.

        Nome: meu nome

        Situação: Parcela a Emitir

        Tempo de Serviço: 27 meses

        Procedimento:

        Prezado Sr(a).

        Para verificar se a próxima parcela estará disponível, faça uma nova consulta a partir de 02/01/2015

        foi aprovado ou ainda não é certeza e pelas datas acima eu tenho direito ? me ajude por favor

        Reply
    2. Marina

      Também estou com a mesma dúvida.
      Tenho 15 meses entre a ultima entrada no seguro desemprego e a data que fui demitida. Tenho direito ao seguro?

      Reply
  2. jose

    Eu fui demitido esse mes. Mas o meu periodo aquisitivo se encerra em setrmbro, pra completar 16 meses do ultimo recebido. Poderei dar entrada em setembro e receber?

    Reply
    1. Adiania

      Estou com o mesmo problema… fui demitida este mes e mdu periodo aquisitivo acaba mes que vem. Vc ja obteve resposta ?

      Reply
      1. Marina

        Adiania, você conseguiu receber seu seguro desemprego tendo 15 meses de “período aquisitivo”?
        Estou com a mesma dúvida que vc estava. Meu período aquisitivo acaba mês que vem.
        Pode me ajudar?

        Reply
  3. nathalie

    Olá, fui demitida em Fevereiro, se tratando de ata judicial dei entrada ao seguro desemprego no poupa-tempo e agendei minha visita ao ministerio do trabalho em junho. Gostaria de saber em qual momento é considerado e entrado no sistema a requisição do seguro desemprego.
    Ouvi falar que, mesmo eu arrumando um novo emprego eu irei receber as parcelas pendentes. é verdade ?
    Obrigada desde já.
    Att
    Náthalie

    Reply
  4. Raphael Andrade

    Ola Bom Dia. Fui demitido no dia 02-01-2013, porem o meu seguro desemprego começou a ser pago somente no més 08 de 2013, pois o MTE não estava liberando esse beneficio.. Esse més serei desligado da empresa atual. Nesse caso , qual é o prazo que tem que ser levado em consideração, para requerer um novo Seguro?

    Reply
  5. Laura S. Domenico

    Boa tarde, fui contratada no dia 24 de fevereiro de 2014 e demitida em 05/08/2014, pq fiquei uma semana internada e com atestado de uma semana. Meu aviso será indenizado. Terei direito ao seguro desemprego?

    Reply
  6. adilson

    recebi meu ultimo seguro em janeiro de 2012 foi ate maio de 2012 .fui empregado outra ves em agosto de 2013 e fui mandado em bora em agosto de 2014 tenho direito de receber o seguro e quantas parcela recebo.

    Reply
  7. paulo

    fui mandado embora por justa causa recorri na justisa e ganhei ja fis um mes que eu dei emtrada no meu auxilio dezenprego queria saber se eu tenho que ir na boca do caixa reseber

    Reply
  8. Garoto

    Olá, tenho uma dúvida quanto ao recebimento. A história é a seguinte: Fiquei 17 meses trabalhando numa empresa, e fui demitido, o que me dá direito a 4 meses de seguro, mas arrumei um emprego e vou ficar 3 meses de período de experiência.

    A dúvida é a seguinte: Como já fui contratado, perdi o seguro, nem cheguei a usar na verdade, mas se em três meses essa nova empresa me demitir, ainda terei direito ao seguro referente à empresa anterior?

    Reply
  9. Jessica

    Fui colocada em uma situação vergonhosa e constrangedora pelo ministério do trabalho fui encaminha para uma empresa que nem aberta estava fui maltratada pela atendente e ainda o hoarario nao tinha nada haver com o que eu trabalhava e o salario muito menos e pra variar vou ficar um mes sem minha parcela do seguro porque não pude agendar para o mesmo mês a retriagem e minhas contas atrazadas:( é isso ai Brasil

    Reply
  10. Irena lexissandra Silva Pereira

    Trabalhei numa empresa 7 anos e fui demitida em 02/08/2013 no dia 02/10/2013 entrei em outra empresa ficando nela por um período de 12 meses fui mandada embora, pois a firma fechou. Gostaria de saber se eu tenho direito ao seguro desemprego?

    Reply
  11. Niva

    Olá…gostaria de tirar uma dúvida..fui demitida de meu emprego de 5 anos e 7 meses em junho do ano passado (2013)…dei entrada em meu seguro desemprego e recebi as 5 parcelas…dia 01/11/2014 fui contratada em uma outra empresa e fui demitida em outubro de 2014, tenho direito a seguro desemprego? quando e quantas parcelas?

    Aguardo retorno, atenciosamente Niva

    Reply
  12. JACY

    Olá, minha última parcela do seguro desemprego foi em outubro de 2013 . Já trabalho em outra empresa, fazendo 1 ano agora em 01 de novembro de 2014. Eu queria saber se tenho direito a seguro desemprego neste período de intervalo do último seguro.
    Me disseram que pra receber seguro desemprego novamente, só após 16 meses sem receber o benefício. Isso procede?

    Reply
  13. jessica

    Oi bom dia eu fui mandada embora por justa causa e foi para audiencia liberando meus direitos por ata judicial gostaria de saber quanti tempo exato poderei receber meu seguro sendo que a audiencia foi no dia tres de dezembro e dei entrada no dia vinte tres de dezembro.

    Reply
    1. FABI

      Olá Jéssica, também recebi por ATA, meu processo foi: após a audiência, encaminhei o FGTS, saquei, encaminhei o seguro com o extrato do FGTS e ATA, precisei liberar o processo no Ministério do trabalho por ser com ATA, demorou aproximadamente 30 dias para ser liberado, consultei no site do ministério, após aguardar este período, demorou mais 20 dias para estar liberado para realizar o saque. Então, se já liberou a ATA, o prazo máximo, de acordo com minha experiência, é de 50 dias.

      Reply
  14. FABI

    Boa tarde, realizei PDV após 8 anos de trabalho (dezembro de 2013). Houve audiência em março de 2014, e mudanças nas regra para solicitar o seguro através de ATA. Consegui encaminhar o seguro em abril de 2014, e recebê-lo entre maio a setembro de 2014. Neste período, em julho de 2014, comecei a trabalhar, e devido a problemas familiares estou me desligando. Completei 06 meses de empresa, e concordaram em demissão sem justa causa, com todos benefícios. Li que o período entre a demissão anterior e o encaminhamento do seguro, seria 16 meses. Em abril de 2015 completa os 16 meses da demissão anterior, e ainda estaria no prazo para encaminhar o seguro. Minha dúvida: neste momento que necessito ficar afastado e impossibilitado de trabalhar por motivos familiares, se posso encaminhar o seguro em abril de 2015 baseado no período de 16 meses do emprego anterior, ou este prazo (16 meses) refere-se a período aquisitivo, data efetiva do pagamento do último seguro recebido, que seria baseado em maio ou setembro de 2014. Agradeço a compreensão. Aguardo contato.

    Reply
  15. erika de oliveiera

    dei entrada no seguro desempre po ata judicial ja fas 28 dias e nao tenho resposta de guando vou receber e serto demorar asim pra receber

    Reply
  16. solange moreira

    Estou com o mesmo problema já faz 30 dias que dei entrada por ata judicial,ate agora nada,que falta de despeito com o cidadão

    Reply
    1. Ricardo

      Estou com esse problema ,nao estao liberando meu seguro ,foi atraves da ATA,ja iram fazeer 50 dias,quando fui levar os documentos falaram de 30 a 90 dias ,ae liguei hoje no mte e me disseram 180 dias ou mais,so lamentos.

      Reply
  17. joelma muniz

    fui dispensada em 9-04-2015, a empresa não me deu o papel de requerimento, estou pedindo e eles disseram que agora não podem, o que devo fazer

    Reply
  18. Gisele Bastos Dias

    Boa noite!
    Fui demitida da empresa que trabalhei por 15 meses, tendo que colocar na justiça para poder receber meus direitos. Me deram uma ata judicial para dar entrada no FGTS e seguro desemprego. Minha dúvida é a seguinte demora mais tempo para receber o seguro quando é por ordem judicial? E qual é o tempo certo nesse caso?

    Reply
  19. mariajose de sousa Conceição

    eu dei entra no seguro desemprego dia 18 mais o rapaz disse q tinha q entra com recursos e requerimento formal por so tinha onze meses mais nao e a premeira vez q eu recebou última vez foi em 2012. queria sabe se eu recebo.

    Reply
  20. Reinan dos Santos

    Peguei o seguro em 2013,comecei trabalha agora de novo,quanto tempo tenho q trabalhar agora pra ter direito novamente,sendo q em 2013 foi a primeira vez que peguei seguro.

    Reply
    1. Marcelo

      Solange, como vc fez pra conseguir essa ata judicial? Nao consegui dar entrada no seguro pq faltavam 2 meses pra completar os 16 meses de carencia.

      Reply
  21. wasley

    já é meu 3º pedido , minha ultima demição foi dia 10 de junjo de 2014, e ja tenho 10 meses de carteira assinada, com meu mes de aviso vai dar 13 meses desde da minha ultima demicao. eu pego o seguro desemprego ou não

    Reply
  22. Ana Paula da silva machado

    Olá! fui desligada mês passado dia 21/09/2015, e contando esse mês( com aviso prévio) tenho 15 meses, consigo pegar o seguro ou posso dá entrada mês quem vem para a contagem dos 16 meses?

    Reply
    1. Madson Expedito

      Se é o primeiro pedido, vocÊ não terá direito. Pois para o primeiro pedido são necessário ter trabalhado pelo menos 12 meses nos últimos 18 meses.

      Reply
      1. Patrícia Pâmela

        Oi eu tenho 14 meses deste a última parcela que eu peguei o seguro e tenho 11 meses de carteira e assinei o aviso q acaba agora dia 23 mais ainda n deu baixa na carteira e já fez 12 meses de carteira tenho direito de pegar o seguro e já dei entrada 3 vezes

        Reply
  23. david

    Por favor ajuda!

    Dia 01/11/15 faz 120 dias que fui demitido e ainda NÃO FUI HOMOLOGADO! Gostaria de saber se o prazo para eu dar entrada no seguro desemprego é de 120 dias a contar da data de dispensa na CARTEIRA ou 120 dias da data de HOMOLOGAÇÃO?

    Obs: Minha rescisão eu recebi 10 dias depois que fui dispensado, mas a empresa está atrasando os papeis para eu sacar meu FGTS e dar entrada no meu seguro.

    Me respondam por favorrrrrrrrrrrrr!!!!!

    Reply
  24. Cristiano

    olá boa noite!minha pergunta é a seguinte, recebi seguro em março 2015 iniciei trabalho temporario 02 abril 2015 fui demitido 13 outubro 2015 tenho direito ao seguro desemprego creio que é minha 3 vez solicitando seguro desemprego ?

    Reply
  25. Claudiane Prata Fornazari

    Desculpe, não percebi que a data da rescisão estava errada. Minha admissão foi em 02/03/2015 e a rescisão 30/05/2015. Em tempo: recebi minha última parcela de seguro-desemprego referente ao emprego anterior em fevereiro/2015.

    Reply
  26. thiago

    Ola boa noite tenho 33 anos nunca dei entrada no seguro desemprego
    A ultima empresa fiquei 19 messes
    Porem entrei com uma ata judicial demora muito me deram o prazo de 30/90 dias
    Isso procede

    Reply
  27. Adailson

    Olá boa tarde, fui demitido dia 01/06/2014 peguei 5 parcelas, só tirei 2 porque comecei a trabalhar dia 17/03/2014 e agora estou saindo dia 06/01/2016 tenho direito a alguma parcela, se tiver quantas são?

    Obrigado

    Reply
  28. Alexandre

    Ola, bom dia,

    Estava recebendo o seguro desemprego, porem quando fui sacar minha terceira parcela, estava indisponível, fui atras no posto do Ministerio do trabalho em minha cidade e me informaram que esta suspenso por eu ter um a firma aberta em meu nome e ainda estao me cobrando que eu devolva as duas primeiras parcelas que eu recebi, é mole?
    Ocorre que este CNPJ, foi aberto em 2.000 quando eu ainda era menor de idade, pois meu pai estava abrindo um negocio e estava com restrição no nome, entao abriu no meu nome.
    Porem esta empresa está parada e não gera mais receitas ha muitos nos…inclusive ja recebi seguro desemprego em uma outra ocasião mesmo com esta firma aberta.
    Eles me passam um link (saaweb.mte.gov.br/inter/saa ) e um telefone (158) pra agendar e levar algumas documentações que comprovem que na empresa nao gera receita…porem no link nao consiigo dias de agendamento e o telefone só ocupado. Enquanto isso minhas contas estao caindo, pagando juros no banco e atarsando as dividas…Alguem pode me auxiliar?

    Reply
    1. Madson Expedito

      É normal o telefone ficar ocupado, devido ao grande volume de ligações. Você não tem outro jeito a não ser comprovar que não há renda vindo do CNPJ aberto.

      Reply
  29. Adriana

    Eu dei entrada no seguro desemprego em abril de 2014, e voltei a trabalhar em julho de 2014, fui demitida dia 20 de novembro de 2015, tenho direito ao seguro?
    Pois ouvi que tem que ter 16 meses de carencia, só não sei se é da ultima parcela do seguro ou da data de entrada no seguro?

    Reply
    1. Madson Expedito

      Para o primeiro pedido, são necessários ter pelo menos 12 meses trabalhados nos últimos 18 meses. Se você estiver nesses requisitos, pode pedir o seguro desemprego.

      Reply
  30. Jean Carlos

    Uma duvida!! Minha última rescisão foi em 05/08/14 recebi o seguro e agora fui demitido em 06/12/15 no caso essa data è pq o aviso foi indenizado e minha duvida é se já deu os 16 meses consecutivos que se pede

    Reply
  31. Amanda rodrigues

    Ola! Fui manda embora sem direto mais ganhei na justiça to cm ata judicial mais nao estou conseguindo agendar meu seguro desempro esta cm a data do dia 29 /9/2015 mais nao to conseguindo agenda eu pergoco meu seguro desemprego. Des de ja agradeço a resposta!

    Reply
  32. ivanor

    Olá ,Se eu for demitido com 1 ano de trabalho, quanto vou receber e a partir de quando e quantos meses vou poder sacar ? Obrigado.

    Reply
  33. Daiane

    Fui demitida estou de carteira assinada pediram pra cumprir aviso prévio… Depois que eu cumprir tenho direito a seguro desemprego

    Reply
  34. Pingback: Como agendar seguro desemprego – Receber Seguro Desemprego

  35. liliana

    Olá
    Fui demitida dia 01 de outubro, o seguro desemprego é depositado todo dia 16, porem consegui um emprego e começo dia 04 de janeiro, dia 16 de janeiro tenho direito a pegar o seguro?

    Reply
  36. ivan carlos

    ola dei entrada seguro desemprego 18/12/2015 fui no pat a mulher ja deu entrada mas o seguro ta bloqueado posso ir no mte ou no pupa tempo caso nao consigo no mte a data que sai foi 28/11/2015

    Reply
  37. Lilian Moreira

    Fui dispensado da empresa que não pagou nada.. Dei entrada no seguro desemprego por ata judicial e já tem mais de 65 dias, porem cada atendente do alo trabalho fala em períodos diferentes (30,60,90,120,150,180) dias… Qual o período correto? Tem alguma coisa que possa fazer para acelerar o processo?
    Desde já agradeço.

    Reply
    1. Admin Post author

      O período são de 120 dias para o trabalhador de empresa privada e 90 dias para trabalhador doméstico. Para acelerar acredito que tenha que procurar o MTE ou agencia do trabalhador, ou o sindicato da sua categoria para mais informações, mas o prazo é este mesmo que mencionei. Ligue também para o 158 para maiores dúvidas.

      Reply
  38. Humberto

    Olá peguei minha última parcela do seguro em fevereiro de 2015 trabalhei registrado seis meses de julho até dezembro posso dar entrada no seguro já e a terceira vez

    Reply
    1. Madson Expedito

      para o primeiro pedido são necessários 12 meses trabalhados nos últimos 18 meses
      para o segundo pedido são necessários 9 meses trabalhados nos últimos 12 meses
      para o terceiro em diante, são necessários 6 meses trabalhados
      lembrando que se recebeu seguro desemprego nos últimos 16 meses não poderá receber o seguro

      Reply
  39. Tamires

    Recebi seguro desemprego em menos de 16 meses, porem novamente fui demitida.
    Contando com o aviso prévio, seriam 9 meses trabalhados. Eu tenho direito ao seguro, na lei atual?

    Reply
    1. Madson Expedito

      para o primeiro pedido são necessários 12 meses trabalhados nos últimos 18 meses
      para o segundo pedido são necessários 9 meses trabalhados nos últimos 12 meses
      para o terceiro em diante, são necessários 6 meses trabalhados
      lembrando que se recebeu seguro desemprego nos últimos 16 meses não poderá receber o seguro

      Reply
  40. Luiz Fernando

    Ola, boa tarde!

    Gostaria de saber se eu tenho direito ao Seguro desemprego!
    Foi dispensando da última empresa no dia 19/11/2014 e dei entrada no seguro desemprego peguei 3 parcelas e no dia 16/02/2015 voltei para as minhas atividades corporativas. Agora dia 19/02/2016. Isto faz com que eu tenha apenas 15 meses que eu tenha recebido o seguro desemprego pela a primeira vez!

    Se eu der entrada no mês de Março eu consigo pegar o benefício?

    Desde já agradeço a atenção

    Reply
    1. Madson Expedito

      para o primeiro pedido são necessários 12 meses trabalhados nos últimos 18 meses
      para o segundo pedido são necessários 9 meses trabalhados nos últimos 12 meses
      para o terceiro em diante, são necessários 6 meses trabalhados
      lembrando que se recebeu seguro desemprego nos últimos 16 meses não poderá receber o seguro

      Reply
  41. Lucas R

    É Minha segunda vez para dar entrada no seguro. Tenho 14 meses trabalhados desde minha ultima demissão. Terei que esperar mais 2 meses para dar entrada novamente ou não terei direito?

    Reply
    1. Madson Expedito

      para o primeiro pedido são necessários 12 meses trabalhados nos últimos 18 meses
      para o segundo pedido são necessários 9 meses trabalhados nos últimos 12 meses
      para o terceiro em diante, são necessários 6 meses trabalhados
      lembrando que se recebeu seguro desemprego nos últimos 16 meses não poderá receber o seguro

      Reply
  42. mayara tuanny pereira ferreira

    Olá, recebi 2 parcelas do 1° seguro em Setembro e Outubro de 2015. Se for demitida de novo posso dar entrada de novo no seguro depois de quantos meses?

    Reply
    1. Madson Expedito

      para o primeiro pedido são necessários 12 meses trabalhados nos últimos 18 meses
      para o segundo pedido são necessários 9 meses trabalhados nos últimos 12 meses
      para o terceiro em diante, são necessários 6 meses trabalhados
      lembrando que se recebeu seguro desemprego nos últimos 16 meses não poderá receber o seguro

      Para realizar o cálculo do Seguro, acesse aqui:
      http://www.calculoexato.net/calculos-trabalhistas/como-calcular-o-seguro-desemprego/

      Reply
    1. Madson Expedito

      para o primeiro pedido são necessários 12 meses trabalhados nos últimos 18 meses
      para o segundo pedido são necessários 9 meses trabalhados nos últimos 12 meses
      para o terceiro em diante, são necessários 6 meses trabalhados
      lembrando que se recebeu seguro desemprego nos últimos 16 meses não poderá receber o seguro

      Reply
  43. Andressa Naya

    Oi.

    Então comecei a trabalhar no dia 17/05/12 e pedi demissão no dia 11/04/14. E agora comecei a trabalhar no dia 16/03/16 Se eu for mandada embora no final da minha experiência eu tenho direito ao seguro desemprego?

    Reply
    1. Madson Expedito

      para o primeiro pedido são necessários 12 meses trabalhados nos últimos 18 meses
      para o segundo pedido são necessários 9 meses trabalhados nos últimos 12 meses
      para o terceiro em diante, são necessários 6 meses trabalhados
      lembrando que se recebeu seguro desemprego nos últimos 16 meses não poderá receber o seguro

      Reply
  44. Diego

    Vou fazer 17 meses que dei entrada no seguro desemprego. E já vou fazer 12 meses de carteira assinada. Não consecutivos. Posso da entrada no seguro desemprego?

    Reply
    1. Madson Expedito

      se nos últimos 18 meses você trabalhou por pelo menos 12 meses de registro, poderá solicitar o seguro. Lembrando que tem uma carência de 16 meses, se solicitou seguro nesse prazo, terá que esperar passar os 16 meses para solicitar novamente.

      Para os segundo pedido, são necessários 9 meses trabalhados nos últimos 12 meses.
      E para o terceiro pedido em diante, são necessários 6 meses de registro em carteira, e demissão sem justa causa.

      Reply
  45. Jeferson

    Só faltou 3 dias pra mim completar 16 meses para período aquisitivo e não tive direito ao seguro desemprego e já era a terceira vez.????

    Reply
  46. Aline

    oi boa noite tenho uma duvida .tem uma micro empresa aberta no meu nome ,mais eu trabalho de carteira assinada tenho direito em receber o seguro desemprego?

    Reply
  47. jose gornis magalhaes

    quando sai do meu emprego não dei entrada no seguro já faz 2 anos e 4 meses hj estou desempregado gostaria de saber se ainda posso dar entrada no seguro desemprego trabalhei 10 anos nessa empresa.

    Reply
  48. Patrícia rosane

    Para dar entrada no seguro os Seis meses trabalhados tem qui ser após o período de aquisição de 16 meses ou está encluso nesse período

    Reply
  49. raul souza

    Boua tard , trabalhei em uma empressa 18 meses em 2013 e fui demitido injustamente’ ja em 2014 no meio do ano arrumei um emprego fichado entao resolvi coloca a 1 empressa na justica e ganhei estou com a ata judicial ja dei entrada no poupa tempo e eatou aguardando a data para ir no ministerio do trabalho , eu teria direi a quantas parcelas e como irei receber benefil que e meu por direito . Obrigado

    Reply
  50. Marília

    Olá Boa tarde a minha dúvida é eu trabalhei em uma empresa da data

    27/06/2014 a 12/03/2016 e não dei entrada no Seguro quando na data 03/03/2016 arrumei um outro trabalho e eles me mandaram embora dia 30/07/2016 eu tenho direito ao Seguro agora
    O ano do meu último seguro foi em 2013

    Reply

Deixe uma resposta